Defesa Civil
Defesa Civil do RS adota sistema acessível para daltônicos na comunicação de alertas de risco

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul passou a adotar o sistema ColorADD em suas comunicações de risco, com o objetivo de ampliar a acessibilidade das informações para pessoas com daltonismo. O sistema, conhecido como “código das cores”, utiliza símbolos gráficos para representar cores e facilitar a identificação dos níveis de severidade dos alertas.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, cerca de 3% da população do Rio Grande do Sul possui algum tipo de daltonismo, o que representa aproximadamente 422 mil pessoas. Em âmbito global, a estimativa é de 5%. Para viabilizar a iniciativa, o governo do Estado adquiriu a licença do sistema, que passa a ser utilizado na emissão de avisos e alertas oficiais.
Atualmente, os alertas da Defesa Civil gaúcha seguem uma escala cromática associada à gravidade dos eventos hidrometeorológicos.
Verde – indica situação de normalidade

Escala de grau de severidade ganhou símbolos para cada cor para ajudar na identificação visual dos alertas – Foto: Divulgação Defesa Civil
Amarelo – alerta moderado
Laranja – alerta alto
Vermelho – alerta severo
Roxo – alerta extremo, que exige ação imediata.
A partir de sexta-feira, 9, os alertas e avisos divulgados no site e nas redes sociais da Defesa Civil estadual passam a incluir os símbolos do ColorADD nos cards informativos, permitindo que o grau de severidade dos eventos seja compreendido também por pessoas com daltonismo.
Segundo a Defesa Civil, a medida busca aprimorar a comunicação de risco e ampliar o acesso da população às informações e orientações preventivas. A iniciativa está alinhada às diretrizes da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil e às recomendações do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos e Desastres.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destacou que a adoção do sistema representa um avanço na forma de comunicação do órgão.
“O emprego dessa nova linguagem acessível veio a partir de uma escuta nossa das demandas da população e materializa mais um avanço nas nossas comunicações de risco, campo esse onde buscamos evoluir constantemente”, afirmou.
Daltonismo e comunicação de risco
O daltonismo é uma condição visual que dificulta ou impede a distinção de cores, fazendo com que elas sejam percebidas de forma diferente da visão considerada padrão. Existem ao menos nove variações da condição e três graus de severidade: tricomático, o menos intenso; dicromático; e monocrático, o mais severo.
Entre as dificuldades enfrentadas por pessoas com daltonismo está a interpretação de mapas e alertas baseados exclusivamente em cores, o que pode levar à subestimação da gravidade de determinados eventos climáticos e hidrológicos. Nesse contexto, a adoção do sistema ColorADD busca ampliar a compreensão das informações e contribuir para a proteção da população em situações de emergência e desastres.
Defesa Civil
Defesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta sexta-feira, 24, um alerta para risco muito alto de inundação nas Ilhas de Porto Alegre devido à elevação do nível do Guaíba. O aviso é válido até as 8h20 deste sábado, 25.
Segundo a Defesa Civil Estadual, os moradores devem acompanhar as informações divulgadas pelos órgãos oficiais e consultar os Planos de Contingência do município para conhecer os riscos da região e as orientações sobre como agir em caso de emergência.
Em situações de risco, a população deve acionar os serviços de emergência pelos telefones 190, da Brigada Militar, ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Defesa Civil
Defesa Civil de Nova Santa Rita acompanha níveis dos rios Caí e dos Sinos e visita áreas ribeirinhas

A Defesa Civil de Nova Santa Rita mantém o monitoramento da situação das chuvas e dos níveis dos rios Caí e dos Sinos. Na noite de quarta-feira, 22, e na manhã desta quinta-feira, 23, equipes realizaram visitas às comunidades ribeirinhas para orientar moradores e verificar a necessidade de apoio em possíveis ações preventivas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, as equipes estão à disposição para auxiliar na retirada de famílias ou, inicialmente, apenas na remoção de móveis, eletrodomésticos e outros pertences, caso seja necessário.
Conforme a última atualização da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgada às 5h desta quarta-feira, os dois rios seguem em elevação, mas apresentaram redução no ritmo de subida nas últimas horas. O Rio Caí registrou 4,02 metros, ficando 1,18 metro abaixo da cota de inundação, estabelecida em 5,20 metros. Já o Rio dos Sinos chegou a 1,65 metro, permanecendo 44 centímetros abaixo da cota de inundação, que é de 2,09 metros.
O município informou que mantém estruturas preparadas para atender possíveis ocorrências, incluindo o Centro Humanitário, com capacidade para receber até 300 pessoas, além de veículos e equipes para apoio em ações de remoção e atendimento.
O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que o município acompanha a situação e trabalha de forma preventiva.
“Estamos acompanhando a situação em tempo real e trabalhando de forma antecipada. Nossa prioridade é garantir a segurança das famílias, oferecendo toda a estrutura necessária para agir rapidamente, caso seja preciso. Esperamos não precisar utilizar esse aparato, mas é fundamental que ele esteja preparado para proteger a nossa população.”
O coordenador da Defesa Civil de Nova Santa Rita, Tiago Chuaste, informou que as equipes seguem mobilizadas e orientou os moradores a acompanharem os comunicados oficiais.
“Estamos realizando o monitoramento permanente dos rios e mantendo contato direto com as famílias das áreas ribeirinhas. Neste momento, seguimos em estado de atenção e preparados para agir a qualquer instante, caso os níveis avancem. Pedimos que a população acompanhe os comunicados oficiais da Prefeitura e, em caso de necessidade, acione imediatamente a Defesa Civil.”
A Defesa Civil continuará acompanhando as condições climáticas e a evolução dos níveis dos rios, com novos comunicados caso haja alterações. A orientação é para que moradores de áreas ribeirinhas permaneçam atentos às informações oficiais e mantenham medidas preventivas organizadas.
Defesa Civil
Defesa Civil alerta para risco de cheias nas Ilhas, Guarujá e Extremo Sul de Porto Alegre até segunda-feira

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para moradores das regiões das Ilhas, Guarujá e Extremo Sul devido à possibilidade de cheias em áreas ribeirinhas. Segundo o órgão, o aviso permanece válido desta quinta-feira, 23, até as 12h de segunda-feira, 27.
De acordo com a Defesa Civil, a elevação gradual dos níveis do Delta do Jacuí e do Lago Guaíba é consequência do grande volume de chuva registrado nos últimos dias nas bacias dos rios afluentes, como Taquari e Caí.
Ainda segundo o órgão, equipes realizam monitoramento contínuo nas regiões mais suscetíveis a alagamentos. Caso seja necessário, dois abrigos emergenciais estão preparados para receber famílias afetadas.
A Defesa Civil orienta que moradores das áreas de risco evitem transitar por locais alagados ou com acúmulo de água e não tentem atravessar ruas, pontes ou passagens inundadas, seja a pé ou de veículo. Também recomenda que moradores de áreas ribeirinhas acompanhem os níveis dos rios e as atualizações dos órgãos oficiais, além de manter documentos, medicamentos e itens essenciais organizados em caso de necessidade de deslocamento.
Em situações de emergência, os contatos disponíveis são:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Serviços da Prefeitura: 156
EPTC: 118
Segundo a Defesa Civil, o monitoramento é permanente e as informações poderão ser atualizadas conforme a evolução das condições hidrológicas.

Animais1 semana atrásCâmara de Canoas aprova reajuste de R$ 350 para R$ 450 no Auxílio Protetor

Canoas1 dia atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Geral1 semana atrásConsulta Popular 2026 abre votação para definir demandas que entrarão no orçamento estadual do próximo ano

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas apresenta na Câmara panorama das condições climáticas

Trânsito4 dias atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul

Previsão do tempo4 dias atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado

Policial1 semana atrásHomem de 34 anos é preso por estupro de vulnerável contra a própria filha em Canoas

Curso1 semana atrásCanoas abre inscrições para curso gratuito de NR11 do programa RS Qualificação Recomeçar nesta segunda-feira























































