Educação
Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Uma série de atividades lúdicas está sendo desenvolvida ao longo da semana com os 159 alunos assistidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Ronchetti, no bairro Guajuviras. Pegadas espalhadas pelo chão, decoração de bolachas, Toca do Coelhinho na recepção, entrega de pacotinhos e a famosa caça ao ninho vêm fazendo a alegria da criançada.
As diferentes ações foram pensadas de acordo com a faixa etária das crianças, que compreende de quatro meses de vida a cinco anos e 11 meses.
“Trabalhar a Páscoa com as crianças é muito gratificante, pois aborda a solidariedade, o amor e a união. Aqui na escola, todo mundo pegou junto para que esse trabalho fosse bem significativo, ajudando na imaginação das crianças e promovendo tudo isso que a Páscoa representa hoje para nós, adultos”, disse a diretora da EMEI Olga Ronchetti, Natália Crippa.
Os baixinhos da turma do Maternal 2, com idades de três para quatro anos, participaram de uma aula de culinária na tarde da quarta-feira, 16. O pequeno Ícaro Florentino, 4, aprovou a atividade desenvolvida no refeitório.
“Foi muito bom e eu já comi. Eu gosto de vir para cá”, disse após rechear e decorar uma bolacha amanteigada. Para os alunos de turmas com crianças de idade inferior, os pais receberam pequenos mimos confeccionados pelas equipes da EMEI.
Uma outra atividade que fez sucesso entre os alunos foi a caça ao ninho, tradicional brincadeira em que os participantes foram procurando seus presentinhos que estavam espalhados pelo pátio da instituição de ensino. Os pais doaram as guloseimas para a montagem dos pacotinhos.
As turmas de Jardim 2 e do Maternal 2 também estudaram alguns dos símbolos da Páscoa. Além disso, um coelho de verdade foi apresentado e recebeu o carinho das crianças cheias de curiosidade. Programações semelhantes alusivas à Páscoa foram desenvolvidas por equipes de outras EMEIs e EMEFs da rede de ensino de Canoas.
Educação
Canoas lança projeto que aproxima escritores de alunos e incentiva leitura nas escolas municipais

A Prefeitura de Canoas iniciou, na segunda-feira, 13, um novo projeto voltado ao incentivo à leitura nas escolas da rede municipal. Intitulada “Blá Blá Blá com Autor”, a iniciativa promove encontros entre escritores e estudantes, aproximando os alunos do universo literário e facilitando o acesso a livros por meio da oferta de exemplares a preço de custo.
O lançamento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, no bairro Harmonia. Ao longo do dia, em atividades realizadas nos turnos da manhã e da tarde, turmas do 1º ao 5º ano participaram de um bate-papo com o escritor Pedro Paulo Graczcki.
Durante o encontro, o autor apresentou a obra “Animal na Pista”, que mistura elementos de imaginação com orientações educativas. A narrativa aborda temas relacionados à segurança no trânsito, destacando a importância do respeito às regras e do comportamento responsável.
Em função da temática do livro, a atividade contou também com a participação da Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Polícia de Trânsito, que realizou uma palestra e ações educativas com os estudantes.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio dos Santos, acompanhou o lançamento do projeto.
“Este é um projeto maravilhoso, que aproxima os escritores do público de suas obras e que estimula a leitura entre as crianças através deste contato direto com os autores e também pelo acesso a livros infantis de qualidade a baixo custo”, comenta.
Idealizadora do projeto a professora e contadora de histórias, Christiane Oliveira, que dá vida à personagem Professora Maluquinha, destaca que os escritores que participam do projeto não cobram cachê e comercializam seus livros a preço de custo.
“O que possibilita o acesso das crianças a uma literatura de qualidade. Os livros que estamos escolhendo são obras maravilhosas, com mensagens muito importantes”, diz.
Escolhido para o lançamento do projeto, o escritor Pedro Paulo Graczcki elogiou a iniciativa.
“Canoas está de parabéns por desenvolver este trabalho junto com as escolas. Uma ação que conta com essa aproximação e intermediação, que são fundamentais para a formação de novos leitores. Para nós, escritores, é fundamental essa participação junto com as crianças porque a gente consegue captar nos olhares, no modo como foi trabalhada a história em sala de aula, no contato com o livro, se a gente seguiu transmitir a mensagem que se propôs”, destaca.
Educação
Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovaram, em reunião, a paralisação das atividades no dia 14 de abril. A medida foi definida como forma de protesto diante da falta de respostas do Executivo às reivindicações da categoria.
Entre as principais demandas estão a reposição salarial, o pagamento do piso nacional do magistério, a aplicação da lei do “Descongela” e a valorização dos profissionais. Segundo a categoria, os pedidos já foram apresentados ao governo municipal, mas ainda não tiveram encaminhamentos efetivos.
De acordo com o que foi deliberado, a paralisação ocorrerá no turno da manhã nas escolas da rede municipal, com ações de conscientização e diálogo com a comunidade escolar. À tarde, os profissionais devem se reunir em frente à Prefeitura de Canoas para um ato público.
Educação
Sinprocan manifesta solidariedade a professora agredida e cobra proteção nas escolas
O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (SINPROCAN) divulgou uma nota pública em defesa dos profissionais da educação, manifestando preocupação e solidariedade à professora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, em Guajuviras, vítima de agressão física no ambiente escolar na última quarta-feira, 8 de abril.
O sindicato destacou que casos de violência contra educadores têm se tornado cada vez mais frequentes, gerando medo, insegurança e estresse entre profissionais que já enfrentam grandes responsabilidades pedagógicas e sociais. Além disso, o SINPROCAN cobra do Poder Público medidas efetivas de proteção.

Política4 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Educação4 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Clima1 semana atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Policial1 semana atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas
Transporte1 dia atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Inclusão4 dias atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo

Saúde4 dias atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Feminicídio1 semana atrásRS registra 26º feminicídio em 2026 após mulher ser morta pelo companheiro em Novo Hamburgo























































