Educação
Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Uma série de atividades lúdicas está sendo desenvolvida ao longo da semana com os 159 alunos assistidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Ronchetti, no bairro Guajuviras. Pegadas espalhadas pelo chão, decoração de bolachas, Toca do Coelhinho na recepção, entrega de pacotinhos e a famosa caça ao ninho vêm fazendo a alegria da criançada.
As diferentes ações foram pensadas de acordo com a faixa etária das crianças, que compreende de quatro meses de vida a cinco anos e 11 meses.
“Trabalhar a Páscoa com as crianças é muito gratificante, pois aborda a solidariedade, o amor e a união. Aqui na escola, todo mundo pegou junto para que esse trabalho fosse bem significativo, ajudando na imaginação das crianças e promovendo tudo isso que a Páscoa representa hoje para nós, adultos”, disse a diretora da EMEI Olga Ronchetti, Natália Crippa.
Os baixinhos da turma do Maternal 2, com idades de três para quatro anos, participaram de uma aula de culinária na tarde da quarta-feira, 16. O pequeno Ícaro Florentino, 4, aprovou a atividade desenvolvida no refeitório.
“Foi muito bom e eu já comi. Eu gosto de vir para cá”, disse após rechear e decorar uma bolacha amanteigada. Para os alunos de turmas com crianças de idade inferior, os pais receberam pequenos mimos confeccionados pelas equipes da EMEI.
Uma outra atividade que fez sucesso entre os alunos foi a caça ao ninho, tradicional brincadeira em que os participantes foram procurando seus presentinhos que estavam espalhados pelo pátio da instituição de ensino. Os pais doaram as guloseimas para a montagem dos pacotinhos.
As turmas de Jardim 2 e do Maternal 2 também estudaram alguns dos símbolos da Páscoa. Além disso, um coelho de verdade foi apresentado e recebeu o carinho das crianças cheias de curiosidade. Programações semelhantes alusivas à Páscoa foram desenvolvidas por equipes de outras EMEIs e EMEFs da rede de ensino de Canoas.
Educação
Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2026 seguem abertas até 17 de julho

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira, 14, e seguem abertas até as 23h59 de 17 de julho, no horário de Brasília. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior.Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), estão disponíveis 75,5 mil vagas para o segundo semestre deste ano. Ao todo, o Fies oferta mais de 112 mil vagas em 2026, incluindo oportunidades que não foram preenchidas em seleções anteriores.
Conforme o Edital nº 52/2026Edital nº 52/2026, podem participar os candidatos que realizaram qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, não zeraram a redação e não participaram do exame na condição de treineiro. Para contratar o financiamento, também é necessário comprovar renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Classificação
A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:
candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;
candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento;
candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;
candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento.
Resultado e lista de espera
O resultado da chamada única será divulgado em 30 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 31 de julho e 4 de agosto.
Quem não for convocado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera para o preenchimento das vagas remanescentes. As convocações dessa etapa ocorrerão entre 7 de agosto e 24 de setembro.
O processo seletivo também prevê a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinada a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% do valor das mensalidades, desde que os candidatos atendam aos critérios previstos no edital.
Os estudantes pré-selecionados pelo Fies Social com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ficam dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas deverão comparecer para a validação das demais informações. Caso sejam identificadas divergências na renda declarada, poderá ser solicitada documentação complementar.
Os candidatos inscritos nas vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social, deverão apresentar laudo médico com a identificação da deficiência e o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme previsto no edital.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior participantes. O programa é voltado a estudantes que atendem aos critérios estabelecidos em edital e busca ampliar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.
Educação
Inscrições para processo seletivo da Educação em Sapucaia do Sul encerram nesta terça-feira

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul se encerram nesta terça-feira, 14, às 12h. O processo é destinado à formação de cadastro reserva para contratações temporárias de profissionais da área da educação.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site: Clique aqui
O processo seletivo contempla oportunidades para diferentes funções da rede municipal de ensino, entre elas professor, agente educacional, secretário de escola e especialistas em educação.
Segundo a Prefeitura de Sapucaia do Sul, o edital completo e as demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis nos canais oficiais do município.
Educação
Uergs abre inscrições para seis especializações com início no segundo semestre de 2026

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está com inscrições abertas para seis cursos de especialização que terão início no segundo semestre de 2026. As oportunidades estão disponíveis nas unidades da instituição em Erechim, Frederico Westphalen e Porto Alegre.
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de agosto. Os editais com informações sobre critérios de seleção, número de vagas, documentação necessária e demais detalhes dos processos seletivos estão disponíveis no site oficial da universidade.
Na unidade de Porto Alegre, serão oferecidas duas novas especializações: Planejamento, Orçamento e Governança Pública e EJA, Letramentos e Linguagens. A capital também terá vagas para outros dois cursos já consolidados: Biotecnologia, que chega à terceira edição, e Gestão Pública, que abre sua sétima turma.
Em Erechim, a universidade abrirá a segunda edição da especialização em Gestão Ambiental na Indústria. Já a unidade de Frederico Westphalen ofertará a terceira turma do curso de Gestão Pública.
A Uergs destaca que não há cobrança de mensalidades para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição.

Assistência Social6 dias atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial5 dias atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas
Policial1 semana atrásHomem é preso em Canoas durante operação da Polícia Federal contra esquema de apostas ilegais

Geral1 dia atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo
- Policial5 dias atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas

Saúde1 dia atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Defesa Civil6 dias atrásFórum da Defesa Civil da Granpal reúne municípios da Região Metropolitana em Canoas

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil de Canoas recebe R$ 300 mil do Estado para ações de prevenção a eventos extremos






















































