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Black Friday: caí num golpe, e agora?
A Black Friday está chegando e junto com as promoções que estão acontecendo durante todo o mês de novembro, vem também a preocupação com os golpes. As fraudes estão cada vez mais comuns e sofisticadas e os criminosos aproveitam a data para agir.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), três em cada 10 consumidores foram alvos de fraudes ou tentativas de golpes durante compras virtuais em 2024.
A Consultora de Segurança da Informação da Netfive, Raquel Lupion, destaca que a melhor defesa é sempre a prevenção. Porém, se você foi vítima de um golpe, é possível minimizar os danos – principalmente, os financeiros. Mas é preciso agir rápido.
“É muito importante entrar em contato com o banco ou com a operadora de cartão de crédito imediatamente, relatar a fraude e bloquear o cartão”, alerta Raquel.
Reunir provas pode facilitar as medidas corretivas, por isso, mantenha registros das interações suspeitas, como prints de conversas ou anúncios falsos. Essas evidências são valiosas tanto para o banco quanto para possíveis investigações policiais.
Raquel reforça que quanto mais rapidamente essas ações forem tomadas, maiores as chances de diminuir o impacto. “O objetivo é reduzir o estrago financeiro”, destaca.
Em situações mais graves, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos.
“As evidências são ainda mais importantes neste caso, pois ajudam a materializar a fraude para as autoridades competentes”, explica a especialista.
Informe empresas e denuncie perfis falsos
Outra ação relevante é avisar as empresas reais que seus nomes estão sendo usados em fraudes. “Se você comprou um produto acreditando que era de uma marca conhecida e descobriu que era golpe, entre em contato com a empresa legítima. Muitas delas têm equipes dedicadas a investigar esse tipo de caso e podem contribuir para derrubar sites e anúncios fraudulentos”, recomenda Raquel. Essa cooperação ajuda a proteger outras potenciais vítimas.
Para golpes que ocorrem em marketplaces, como Mercado Livre ou OLX, é importante informar as plataformas. “Denuncie o vendedor golpista. Isso ajuda a bloquear o acesso do criminoso e reduz o risco de mais consumidores serem enganados”, ressalta Raquel. Esse tipo de denúncia fortalece os esforços coletivos contra fraudes.
Todos somos vulneráveis
Além das ações individuais, é essencial contribuir com a segurança coletiva. Raquel aconselha a denunciar e-mails fraudulentos como phishing ou spam, ajudando as ferramentas de e-mail a aprenderem e bloquearem futuros golpes.
“Quanto mais as pessoas denunciarem e compartilharem informações, melhor as plataformas conseguem filtrar e proteger seus usuários”, explica.
A especialista destaca ainda que muitas vítimas de golpe sentem vergonha e hesitam em divulgar o que aconteceu. No entanto, compartilhar essas experiências pode prevenir novos crimes.
“Precisamos entender que todos somos vulneráveis. Tornar públicas essas situações e avisar as pessoas ao nosso redor é uma maneira de tirar o poder dos criminosos”, afirma.
Dessa forma, a informação se transforma em uma arma poderosa contra os golpistas.
Com a proximidade da Black Friday, a conscientização sobre segurança da informação torna-se mais importante do que nunca. Seguir as recomendações e agir rapidamente ao perceber uma fraude são passos essenciais para proteger seus dados e minimizar danos.
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Prefeitura de Canoas alerta empreendedores da cidade contra tentativa de golpe
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) de Canoas recebeu diversas denúncias recentes sobre uma tentativa de golpe direcionada a empreendedores da cidade. As vítimas têm sido abordadas por meio de mensagens fraudulentas, nas quais são informadas de que seus alvarás estão irregulares e são convocadas a entrar em contato urgentemente para resolver a situação.
Esclarecimentos e orientações
A SMDETI esclarece que todas as comunicações oficiais são realizadas apenas por canais verificados, e que a notificação sobre irregularidades de alvará é feita pessoalmente por fiscais devidamente identificados. A secretaria reforça que essa é uma clara tentativa de estelionato e orienta os empresários a desconfiarem de qualquer mensagem suspeita.
Uma força-tarefa está sendo montada para apurar os casos e identificar os responsáveis. Caso receba esse tipo de mensagem, a SMDETI orienta que entre em contato diretamente pelo telefone ou e-mail disponíveis no site oficial da Prefeitura de Canoas.
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Inclusão e acessibilidade são temas de seminário no Teatro do Sesc Canoas
O VII Seminário de Inclusão e Acessibilidade de Canoas tratou, na terça-feira, 3, da avaliação biopsicossocial e a efetivação de direitos; da avaliação pedagógica e a inclusão escolar de alunos com deficiência; e da acessibilidade como premissa para a inclusão.
O evento, promovido pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social da Prefeitura e por entidades e instituições do setor, reuniu dezenas de pessoas no Teatro de Sesc. A atividade foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado na data.
Avaliação biopsicossocial
A avaliação biopsicossocial foi o tema abordado pelo diretor de Diversidade e Inclusão da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos, Moisés Bauer Luiz. O objetivo é verificar e avaliar os direitos de pessoas com deficiência, de forma a identificar, individualmente, de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida cotidiana e profissional.
“A regulamentação da avaliação da deficiência numa perspectiva biopsicossocial ou numa perspectiva de direitos humanos é fundamental para que o Brasil implemente efetivamente a convenção da ONU, que trata de um conceito de deficiência”, afirmou.
Segundo a diretora da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social de Canoas, Xênia Portilho, o seminário é uma atividade tradicional para o segmento das pessoas com deficiência.
“Embora todos os percalços causados pela tragédia climática de maio, precisamos manter em pauta a inclusão e a acessibilidade, compartilhando conhecimentos e experiências”, completa.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip), Dirceu Malaquias, acrescentou que é importante estimular e propor ações por uma sociedade mais acessível, para garantir a efetivação dos direitos.
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Segundo sorteio de R$ 155 mil em prêmios do Conta com a Sorte Corsan tem nove ganhadores na Região Metropolitana
O prêmio principal do segundo sorteio da promoção Conta com a Sorte Corsan, no valor de R$ 100 mil reais, será pago a um cliente de São Sepé, na Região Central do Estado. Os ganhadores dos 20 prêmios de R$ 1.500,00 e 50 prêmios de R$ 500,00 estão distribuídos em outras 44 cidades das dez regiões atendidas pela Companhia no Estado.
Na Região Metropolitana, foram nove vencedores. Um em Canoas e outro em Cachoeirinha, ganharam R$1.500,00 cada um. Para Alvorada, Esteio, Guaíba, Sapucaia do Sul, Canoas e Cachoeirinha, saíram prêmios de R$ 500,00.
O segundo sorteio foi realizado no dia 21 de novembro, pela Loteria Federal. A relação dos contemplados está disponível no site oficial da campanha -www.contacomasortecorsan.com.br -, e a comunicação aos vencedores para o recebimento do prêmio é feita pela Companhia por ligação telefônica e/ou e-mail cadastrados no portal. A Campanha segue até 16 de dezembro.
Como ficou a premiação por município
- Um prêmio no valor de R$ 100 mil:
São Sepé - 20 prêmios de R$ 1.500,00:
Arroio do Tigre, Cachoeirinha, Canoas, Casca, Chuí, Encantado, Erechim, Imbé, Passo Fundo (4), Parobé, Santa Maria (2), Santo Ângelo, Santiago, Rio Grande, Vacaria e Venâncio Aires. - 50 prêmios de R$ 500,00:
Alvorada, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canguçu, Canoas (2), Capão do Leão, Carazinho, Charqueadas, Cruz Alta, Estância Velha, Esteio, Farroupilha (2), Getúlio Vargas, Guaíba, Jaguarão, Lajeado, Panambi, Parobé, Passo Fundo (6), Rio Grande, Santa Cruz do Sul (2), Santa Maria (4), Santana da Boa Vista, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Lourenço do Sul (2), São Nicolau, Sapucaia do Sul, Terra de Areia, Tramandaí, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão (3).
Próximo sorteio
Para concorrer no Conta com a Sorte Corsan, os clientes precisam pagar suas faturas até a data de vencimento durante o período da promoção e cadastrá-las no site oficial da campanha – www.contacomasortecorsan.com.br -, onde é gerado um número da sorte.
Pagamentos por meio de Pix dobram as chances de ganhar. Quem paga duas faturas com Pix, por exemplo, fica com quatro números.
Pagamento de faturas facilitado a clientes em atraso
Para participar do último sorteio, que ocorrerá em dezembro, clientes inadimplentes podem regularizar suas dívidas em condições especiais. A Corsan está facilitando a quitação dos débitos, com descontos e parcelamentos diferenciados até o dia 7 de dezembro.
Os descontos podem chegar a 50% do valor original de faturas vencidas ou a até 100% dos juros e/ou multas aplicados, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes, sem entrada.
Critérios para a negociação
Faturas vencidas entre 120 dias e 3 anos:
* Desconto de 100% sobre os valores referentes a multa, juros e correção monetária, para pagamento à vista.
* Desconto de 50% sobre os valores de multa, juros e correção monetária no parcelamento e isenção total de juros futuros.
Faturas vencidas há mais de 3 anos:
* Isenção total de multa, juros e correção monetária, e desconto de 50% sobre o valor da dívida, para pagamento à vista.
* Isenção total de multa, juros e correção monetária, e desconto de 35% sobre o valor da dívida no parcelamento e isenção total de juros futuros.
Contato
Para aderir às condições especiais, o cliente inadimplente poderá comparecer a uma das lojas de atendimento presencial, agendar e realizar uma videochamada, utilizar o atendimento online/chat disponíveis no site ww.corsan.com.br (atendimento virtual) ou entrar em contato pelo Call Center 0800 646 6444.
A Companhia também está comunicando os clientes que se enquadram nos critérios por e-mail e SMS, com mais orientações.
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