Canoas
SANTA ISABEL: Ação Social completa 63 anos de preocupação com as pessoas

Nesta sexta-feira, uma das instituições mais tradicionais de Canoas completa 63 anos. A Ação Social Santa Isabel foi fundada em 2 de agosto de 1961.
A primeira instituição filantrópica para idosos e crianças de Canoas foi criada por Filomene Nienow de Meirelles com o objetivo de cuidar bem das pessoas. É o que continua defendendo o atual presidente, Everton Alfonsin, o Caco. “Não é pelo cargo, é o que fazemos por todos que usam os nossos serviços”, afirma.
Segundo ele, nada seria possível sem o trabalho incansável de dona Filomena. “Honramos sempre seu nome e levamos em todos os lugares em que eu vou”, diz Caco.
Filomene começou a sua atuação em um espaço cedido pela Paróquia São Luiz Gonzaga. Sua vida acabou marcada pela assistência social em prol dos mais vulneráveis na cidade de Canoas. Nunca aceitou cargos públicos, sempre operando como voluntária.
Sua filha, Angela Meirelles, lembra que Filomene tinha como vocação ajudar as pessoas. “O lema lá de casa, na nossa família, era ‘Servir, Amar e Perdoar’. Ela fazia as vezes de assistente social porque não existia a figura do assistente social nessa época”, fala.
A ação social começou com um trabalho para as crianças, mas a primeira e mais conhecida instituição criada pela Santa Isabel é o Lar da Velhice São José, o primeiro do município.
A gerente administrativa do São José, Priscila Pereira, explica que hoje o principal trabalho é o acolhimento institucional. “Hoje cuidamos do abrigo para 40 crianças em situação de vulnerabilidade, mais os 50 acolhimentos dos idosos por aqui, e ainda o nosso abrigo próprio para menores vítimas de violência funcionando ao mesmo tempo”, aponta.
Comemoração após a enchente
Caco explica que o momento não será de grandes comemorações, mas da entrega de muito trabalho, por conta do momento que Canoas passa após as enchentes de maio. “Normalmente nós faríamos um jantar ou um almoço, um evento para celebrar essa história. Mas em vez disso, vamos ter 1,4 mil metros de telhados novos, energia solar para as estruturas e a entrega de cestas básicas aos nossos colaboradores”, diz.
Priscila Pereira lembra do esforço feito pela diretoria e funcionários para auxiliar a população canoense após a catástrofe climática. “Nosso trabalho se intensificou. Abrimos as portas para sermos um centro de arrecadação e distribuição. Recebemos idosos de outras instituições que ficaram alagadas. Acolhemos crianças que passavam por situações de risco em abrigos. Procuramos atuar ainda mais para a comunidade desde o dia 1º de maio”, elenca.
Canoas
Mulheres de Canoas podem se inscrever em curso gratuito de elétrica hidráulica e ar condicionado

As mulheres canoenses já podem se inscrever para o curso gratuito “Reparos de Elétrica, Hidráulica e Ar Condicionado”, que será realizado na Casa Lilás, localizada na Avenida Boqueirão, 2046, bairro Igara. A formação faz parte das ações de qualificação profissional promovidas pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), para ampliar a autonomia e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para as mulheres canoenses.
As inscrições começam nesta sexta-feira 10, e seguem até o dia 17 de outubro, podendo ser feitas pelo link: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/cidadania/inscricao/inscricao-programa/1, ou presencialmente, na SMMCI (Rua Fioravante Milanez, 256, quinto andar).
O curso será oferecido todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, com início no dia 20 de outubro, até 19 de novembro. São 15 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição, e o público-alvo são mulheres acima de 18 anos. Para receber o certificado de conclusão, é necessário frequentar, no mínimo, 75% das aulas.
Canoas
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas

Na manhã desta terça-feira 7, um caminhão tombou no km 13 da BR-448, em Canoas, após colidir com um veículo Paraty que tentou ultrapassá-lo. O caminhão ficou atravessado na pista sentido Interior-Capital, bloqueando totalmente a rodovia. Por volta das 8h, duas pistas da esquerda foram liberadas, mas a remoção total do caminhão só deve ocorrer à tarde. O motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas.
Como alternativa, motoristas utilizaram a BR-116, que também registrou bloqueio após um acidente envolvendo um caminhão-tanque e um Palio, entre Esteio e Canoas. O Palio foi prensado contra a mureta durante uma tentativa de ultrapassagem. Duas pistas ficaram obstruídas, causando congestionamento. Ninguém se feriu. O caminhão foi retirado por volta das 8h15, mas o Palio bloqueou meia pista até a chegada do guincho. O tráfego foi totalmente liberado após as 9h.
Canoas
Prefeitura propõe aumento de IPTU em vias valorizadas, fim da zona rural urbana e isenção agropecuária

A Prefeitura de Canoas protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 53/2025, que traz mudanças significativas na legislação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo o Executivo, o objetivo é combater a especulação imobiliária e incentivar a ocupação urbana com foco no aumento populacional, estratégia que também visa ampliar a arrecadação frente à reforma tributária.
O vereador Rodrigo D’Ávila (Novo), porém, é crítico do projeto que está pautado para ir ao plenário nesta quinta-feira, 2, e diz que medida fará justamente o contrário já que aumentará imposto do setor produtivo e isentará quem concentrar terra.
Principais mudanças propostas:
Fim da previsão de zona rural em área urbana
O projeto elimina a classificação de zona rural dentro dos limites urbanos de Canoas. A partir da nova proposta, todo o território urbano será considerado para fins de cobrança de IPTU.
Isenção para áreas agropecuárias dentro da cidade
Imóveis com mais de 1 hectare usados para atividades agrícolas, pecuárias, extrativas ou agroindustriais ficarão isentos de IPTU, mesmo que localizados em área urbana. Terrenos menores poderão ser somados, desde que do mesmo proprietário e com comprovação da atividade rural.
Aumento de IPTU para terrenos desocupados
Áreas sem edificação, com obras inacabadas ou em ruínas, passam a ser mais tributadas, com critérios mais rigorosos para a caracterização de terreno “sem ocupação”.
Revisão da Planta Genérica de Valores
Algumas microrregiões terão aumento no valor do metro quadrado, o que impacta diretamente no cálculo do imposto. As tabelas foram atualizadas para refletir os novos valores por região da cidade.
Aumento no valor do IPTU em ruas centrais e corredores viários:
Acréscimo de 15% no valor do metro quadrado dos imóveis nas ruas Tiradentes e 15 de Janeiro;
Acréscimo de 10% em ruas como: Antônio Frederico Ozanan, Ramiro Barcelos, Armando Fajardo, A. J. Renner, Liberdade, Doutor Severo da Silva, General Salustiano, Tamoio (entre as ruas Santa Terezinha e Alegrete), Augusto Severo, Domingos Martins, além de trechos da Avenida Açucena (do trecho entre a Avenida Boqueirão até o final, sentido norte, em direção ao município de Esteio), Avenida Farroupilha (do trecho entre a Avenida Boqueirão até o final, sentido norte, em direção ao município de Esteio) e Avenida Nazário (entre as avenidas Santos Ferreira e Boqueirão).
Crítica do vereador Rodrigo D’Avila
O vereador Rodrigo D’Avila (Novo) se posiciona contra a proposta. Para ele, o projeto representa uma injustiça fiscal e social. “O que está sendo feito aqui é uma manobra: aumentam o imposto de quem gera emprego no centro da cidade e não cobram nada de quem concentra terra na zona urbana. É uma inversão de prioridades absurda”, criticou.
D’Avila destaca que o aumento da base de cálculo penaliza pequenos comerciantes e moradores do centro, enquanto grandes proprietários de terras urbanas com uso rural são beneficiados com isenções. Ele também aponta que a revisão dos valores do metro quadrado em apenas algumas regiões fere o princípio da isonomia.
“Não podemos permitir que uma proposta injusta como essa passe despercebida. Vamos lutar contra mais esse ataque ao contribuinte honesto”, afirmou.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana