Canoas
SANTA ISABEL: Ação Social completa 63 anos de preocupação com as pessoas

Nesta sexta-feira, uma das instituições mais tradicionais de Canoas completa 63 anos. A Ação Social Santa Isabel foi fundada em 2 de agosto de 1961.
A primeira instituição filantrópica para idosos e crianças de Canoas foi criada por Filomene Nienow de Meirelles com o objetivo de cuidar bem das pessoas. É o que continua defendendo o atual presidente, Everton Alfonsin, o Caco. “Não é pelo cargo, é o que fazemos por todos que usam os nossos serviços”, afirma.
Segundo ele, nada seria possível sem o trabalho incansável de dona Filomena. “Honramos sempre seu nome e levamos em todos os lugares em que eu vou”, diz Caco.
Filomene começou a sua atuação em um espaço cedido pela Paróquia São Luiz Gonzaga. Sua vida acabou marcada pela assistência social em prol dos mais vulneráveis na cidade de Canoas. Nunca aceitou cargos públicos, sempre operando como voluntária.
Sua filha, Angela Meirelles, lembra que Filomene tinha como vocação ajudar as pessoas. “O lema lá de casa, na nossa família, era ‘Servir, Amar e Perdoar’. Ela fazia as vezes de assistente social porque não existia a figura do assistente social nessa época”, fala.
A ação social começou com um trabalho para as crianças, mas a primeira e mais conhecida instituição criada pela Santa Isabel é o Lar da Velhice São José, o primeiro do município.
A gerente administrativa do São José, Priscila Pereira, explica que hoje o principal trabalho é o acolhimento institucional. “Hoje cuidamos do abrigo para 40 crianças em situação de vulnerabilidade, mais os 50 acolhimentos dos idosos por aqui, e ainda o nosso abrigo próprio para menores vítimas de violência funcionando ao mesmo tempo”, aponta.
Comemoração após a enchente
Caco explica que o momento não será de grandes comemorações, mas da entrega de muito trabalho, por conta do momento que Canoas passa após as enchentes de maio. “Normalmente nós faríamos um jantar ou um almoço, um evento para celebrar essa história. Mas em vez disso, vamos ter 1,4 mil metros de telhados novos, energia solar para as estruturas e a entrega de cestas básicas aos nossos colaboradores”, diz.
Priscila Pereira lembra do esforço feito pela diretoria e funcionários para auxiliar a população canoense após a catástrofe climática. “Nosso trabalho se intensificou. Abrimos as portas para sermos um centro de arrecadação e distribuição. Recebemos idosos de outras instituições que ficaram alagadas. Acolhemos crianças que passavam por situações de risco em abrigos. Procuramos atuar ainda mais para a comunidade desde o dia 1º de maio”, elenca.
Canoas
APAE Canoas firma parceria com o Brechó Peça Rara para ação beneficente no próximo sábado, 29

A APAE Canoas anunciou uma nova parceria com o Brechó Peça Rara, localizado no bairro Marechal Rondon. A iniciativa prevê a realização de um bazar solidário no próximo sábado, 29, das 10h às 17h, com toda a renda revertida para a manutenção da Instituição, que atende pessoas com deficiência e síndromes há 59 anos.
Segundo a direção da APAE, a ação reforça o compromisso do Brechó Peça Rara com a inclusão. Além de disponibilizar o espaço, o brechó realizou a doação de roupas e calçados que estarão à venda no evento, com valores entre R$ 2 e R$ 30.
“Esse tipo de apoio é essencial para que a Instituição continue se desenvolvendo e aprimorando suas atividades no município”, afirmou o presidente da APAE Canoas, Dr. Tiago Castilhos.
A Subgerente da loja, Pamela D’Ávila, destacou o orgulho da empresa em fortalecer a parceria.
“Acreditamos que moda também é sobre cuidar de pessoas, promover inclusão e apoiar projetos que transformam vidas. Cada cliente que compra conosco ajuda a impulsionar ações que fazem a diferença na comunidade”, disse.
A ação também fortalece o trabalho da APAE NSR, que será beneficiada pela mobilização.
O Brechó Peça Rara Canoas fica na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 52, quase na esquina com a Avenida Liberdade.
Pagamentos poderão ser feitos por cartão, pix ou dinheiro.
Canoas
Corsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Técnicos da Corsan realizam verificações nos bairros São José e Igara, em Canoas, nesta terça-feira, 25, para identificar a origem da redução na pressão da água e das ocorrências pontuais de falta de abastecimento registradas na área. Até o momento, não há estimativa para a retomada plena do serviço.
Para esclarecimentos adicionais, os consumidores podem acessar os canais oficiais da companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual disponível em cliente.corsan.com.br, atendimento telefônico pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A empresa reforça que esses canais funcionam de forma contínua e orienta que a população utilize os meios de atendimento para registrar solicitações, buscar informações ou comunicar situações relacionadas ao abastecimento, contribuindo para agilizar o trabalho das equipes.
Canoas
Obras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou, na quarta-feira, 19, a demolição de moradias localizadas na área destinada à expansão do dique do bairro Mathias Velho. A medida é necessária para liberar o espaço e permitir o avanço das intervenções previstas no projeto de contenção.
A ação envolve as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Desenvolvimento Urbano. No total, 41 residências serão removidas, sendo 10 demolidas na quarta-feira. As famílias que ocupavam os imóveis já foram atendidas por programas habitacionais e transferidas para novas moradias.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a remoção é uma etapa obrigatória para que os trabalhos avancem em direção à Avenida Guilherme Schell dentro do prazo previsto. Já o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, informou que cerca de 1.648 famílias foram atendidas pelo programa Compra Assistida, que garante novas residências aos moradores afetados pelas obras.

Clima1 semana atrásCiclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Segurança Pública4 dias atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral3 dias atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas
Serviços1 semana atrásFurto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

Meio Ambiente1 semana atrásSérie “Cidades Resilientes” mostra como país precisa se preparar para viver em um clima que já mudou

Fazenda5 dias atrásIPVA 2026 começa a ser pago em 16 de dezembro com descontos de até 25%

Segurança Pública1 semana atrásGuarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

Segurança1 semana atrásCanoas abre inscrições até quarta-feira,10, para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas































































