Conecte-se conosco

header-top







 

27/06/2026
 

Saúde

Farmacêutica lista os remédios mais consumidos pelos gaúchos no inverno

Redação

Publicado

em

Farmacêutica lista os remédios mais consumidos pelos gaúchos no inverno

A Cimed, terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil, faturou R$ 6,7 milhões no Rio Grande do Sul com as vendas de medicamentos para gripe, em 2023. O Cimegripe é líder de consumo pelos gaúchos, com R$ 2,9 milhões vendidos, seguido das pastilhas para garganta Ciflogex (R$1,5 milhão) e Loratamed (R$1,3 milhão), que pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia.

Os medicamentos Aceviton (R$ 505 mil), Ambroxmel (R$158 mil), Narix (R$ 117 mil), Fexx (R$ 66 mil) e Alergomine (R$ 28 mil) completam a lista dos mais vendidos no Rio Grande do Sul. Para 2024, a Cimed estima que as vendas desse tipo de produto seja 10% maior do que em 2023.

A empresa está com seu portfólio de medicamentos preparado para o inverno. Apesar das altas temperaturas que marcaram o outono, historicamente a farmacêutica se programa com meses de antecedência para a chegada da temporada mais fria, armazenando insumos para a fabricação desses tipos de medicamentos.

A maioria do portfólio, como antigripais, além de remédios para dor, inflamação e antialérgicos, fazem parte da categoria que não exige prescrição médica.

No último ano, o faturamento dos medicamentos da linha de inverno atingiu em todo país, aproximadamente, R$ 500 milhões, com um total de mais de 75 milhões de unidades vendidas. As principais categorias de medicamentos mais vendidos durante a época do inverno foram os antigripais, representando 7,1% do faturamento total, seguidos por medicamentos para dor e inflamação com 6,9% e antialérgicos com 5,3%.

“Estamos dedicados a ampliar nossa produção de medicamentos de inverno para assegurar que nossos clientes tenham acesso aos produtos necessários para cuidar da saúde durante a estação mais fria do ano. Mesmo em locais onde as temperaturas possam estar mais altas do que o esperado para este período, é fundamental que todas as farmácias estejam devidamente abastecidas para atender a demanda quando o inverno rigoroso chegar.” comentou Adibe Marques, diretor comercial da Cimed.

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de vasectomias neste fim de semana

Redação

Publicado

em

HospitaMédicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados l Universitário de Canoas adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

A Prefeitura de Canoas realiza neste fim de semana mais uma mobilização para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário (HU) promove no sábado, 27, e domingo, 28, o sétimo mutirão de saúde de 2026, desta vez com foco em cirurgias de vasectomia.

A ação integra o Dia D do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, executado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. A expectativa é realizar até 150 cirurgias ao longo dos dois dias, com possibilidade de zerar a fila da especialidade no município.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destaca os resultados das ações na rede de saúde.

“Estamos avançando na capacidade de atendimento em saúde no Município e os mutirões que temos feito desde o ano passado têm reduzido as filas e a espera de muito tempo das pessoas. O nosso trabalho é para cuidar das pessoas, atender as demandas da população da melhor forma possível e melhorar a qualidade de vida na nossa cidade.”

A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Tatiani Pacheco, afirma que os atendimentos aos fins de semana ajudam a ampliar a capacidade assistencial.

“Nós sabemos que aos finais de semana é mais fácil as famílias dos pacientes se organizarem e comparecerem aos procedimentos. Então, agora que temos mais salas operantes, conseguimos organizar este trabalho de forma intensificada e proporcionar agilidade nos atendimentos”, afirma.

Os pacientes que participam do mutirão já passaram por avaliação na rede básica e foram encaminhados pela regulação do SUS.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, explica que todos os homens habilitados na fila de Canoas foram chamados.

“Além de representar um importante método de planejamento familiar, a vasectomia é um procedimento seguro, de baixa complexidade e rápida recuperação, realizado por meio de técnica minimamente invasiva. A ampliação da oferta deste tipo de cirurgia fortalece as políticas públicas de saúde reprodutiva. Todos os pacientes de Canoas foram chamados. Inclusive, solicitamos à Regulação do Estado que enviasse mais pacientes de outras regiões, pois temos capacidade de atendimento”, explica.

Desde março deste ano, quando o HU passou a integrar a lista de hospitais brasileiros conveniados com o programa Agora Tem Especialista, a instituição vem realizando mutirões em diferentes especialidades, com objetivo de reduzir a demanda reprimida por cirurgias e procedimentos eletivos.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita realiza ação itinerante de vacinação contra a Influenza neste sábado, 27

Redação

Publicado

em

Crédito: Divulgação/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 27, uma ação itinerante de vacinação contra a Influenza. A iniciativa busca ampliar o acesso da população à imunização durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.

Os atendimentos ocorrem das 9h30 às 13h30 em dois pontos do município: em frente ao Mercado Unisuper, no bairro Berto Círio, e em frente ao Mercado Redefort, no Centro.

A vacina está disponível para toda a população. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou que a estratégia busca facilitar o acesso aos serviços de saúde.

“Estamos levando a vacinação para locais de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso e incentivando que cada vez mais moradores se protejam contra a gripe”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, reforçou a importância da imunização e da adesão da população à campanha.

“A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra as complicações causadas pela Influenza. Nossa orientação é que todos procurem um dos pontos de atendimento neste sábado”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que novas ações itinerantes devem ocorrer nas próximas semanas em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Saúde

Campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos encerra na próxima terça-feira no RS

Redação

Publicado

em

A poucos dias do fim da campanha extraordinária de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul, 5.842 adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados. O número representa 27,72% de um total de 21.161 jovens aptos a receber a dose no Estado, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

A mobilização tem como objetivo resgatar adolescentes que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), até o último domingo, 21, 15.319 jovens já haviam sido vacinados. O prazo para procurar uma unidade de saúde segue até a próxima terça-feira, 30.

Segundo a chefe substituta da Seção de Imunizações do CEVS, Isabela Castro, a resistência de pais e responsáveis ainda é um dos principais fatores que impactam a adesão.

Ela explica que parte das famílias associa a vacina ao início da vida sexual, o que não corresponde à finalidade da imunização.

“Queremos garantir a proteção desse público, pensando em uma vacina que consegue prevenir alguns tipos de câncer, que é uma doença que pode levar a óbito”, disse.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está relacionado à maioria dos casos de câncer do colo do útero, além de outros tipos como câncer de ânus, pênis, boca e orofaringe.

A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos segue disponível durante todo o ano na rede pública. Em 2025, a cobertura no Estado chegou a 90,67% entre meninas e 79,1% entre meninos.

Segundo Isabela, os índices mostram avanço, principalmente entre os meninos, mas ainda há espaço para ampliar a adesão.

“Com relação à vacinação dos meninos, a gente ficava ali na casa dos 50 ou 55%. Já no ano passado atingimos 79%, mas a gente precisa continuar, avançar”, afirmou.

Na rede pública, a vacina protege contra quatro tipos do vírus. Na rede privada, o custo pode variar entre R$ 800 e R$ 1 mil por dose em Porto Alegre.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques