Educação
Aulas do Ensino Fundamental de oito escolas de Canoas retornam terça-feira, 18

De acordo com anúncio da Prefeitura de Canoas, na terça-feira, 18, oito escolas de Ensino Fundamental de Canoas retomarão as aulas.
O retorno acontece em seis escolas do lado Leste e duas do Oeste — as EMEFs Ícaro e Rio Grande do Sul. As instituições de ensino reabertas receberão até 4.893 alunos.
As demais escolas do lado Leste, que não foram afetadas, ainda são utilizadas como pontos de abrigamento.
Já as EMEFs dos bairros atingidos ainda precisam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos. As aulas serão retomadas de forma gradual em toda a cidade.
Confira as EMEFs que vão reabrir:
- EMEF 7 de Setembro
- EMEF General Neto
- EMEF Tancredo Neves
- EMEF Leonel Brizola
- EMEF Theodoro Bogen
- EMEF Santos Dumont
- EMEF Ícaro
- EMEF Rio Grande do Sul
Educação
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, do bairro Igara, não terá aulas na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a medida preventiva será adotada para a execução das obras de reforma elétrica nas dependências da instituição de ensino. As aulas serão retomadas na manhã de segunda-feira, 14.
Educação
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril

Até o dia 27 de abril, o Senac-RS está com inscrições abertas para mais de 4,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais e a distância (EAD). As oportunidades abrangem áreas de alta demanda no setor de comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, como gestão, negócios, saúde, tecnologia e turismo, entre outras.
Para consultar vagas, requisitos e realizar a inscrição, os interessados devem acessar www.senacrs.com.br/psg para vagas presenciais, www.ead.senac.br/gratuito para vagas EAD ou comparecer à escola Senac mais próxima.
Por meio do Programa Senac de Gratuidade, as 4.742 vagas estão distribuídas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 na modalidade EAD. É a oportunidade ideal para quem busca se qualificar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho – e o melhor: de forma 100% gratuita!
As aulas iniciam a partir do dia 13 de maio em diferentes turnos (manhã, tarde e noite), enquanto os cursos EAD oferecem maior flexibilidade de horários, permitindo que o aluno organize seus estudos de acordo com sua disponibilidade.
Os candidatos devem atender a alguns requisitos básicos, como: idade mínima de acordo com o curso escolhido; estar cursando ou ter concluído o do Ensino Médio; para cursos específicos, como as especializações técnicas na área de Enfermagem, é necessário ter concluído o curso técnico na área.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, a educação é um fator fundamental para o desenvolvimento sustentável, para a qualificação da mão de obra e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Iniciativas como esta são muito importantes: elas representam um caminho concreto para o progresso, promovendo mais inclusão e oportunidades”, afirma.
“A educação profissional tem o poder de inserir o aluno no mundo do trabalho. São 4.742 vagas, divididas em 2.935 na modalidade presencial e 1.807 EAD. É uma entrega robusta, que reafirma o compromisso do Senac com a formação de qualidade e com a comunidade rio-grandense”, destaca.
Confira as opções de vagas disponíveis:
– Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família: 40
– Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: 20
– Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: 55
– Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência: 140
– Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica: 62
– Técnico em Administração: 1018
– Técnico em Comércio Exterior: 80
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 210
– Técnico em Enfermagem: 135
– Técnico em Eventos: 30
– Técnico em Finanças: 167
– Técnico em Guia de Turismo: 35
– Técnico em Informática: 70
– Técnico em Logística: 30
– Técnico em Marketing: 263
– Técnico em Óptica: 40
– Técnico em Qualidade: 20
– Técnico em Recursos Humanos: 420
– Técnico em Segurança do Trabalho: 100
EAD
– Técnico em Administração: 165
– Técnico em Contabilidade: 297
– Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 15
– Técnico em Guia de Turismo: 90
– Técnico em Logística: 297
– Técnico em Meio Ambiente: 190
– Técnico em Qualidade: 240
– Técnico em Recursos Humanos: 230
– Técnico em Secretariado: 230
– Técnico em Segurança do Trabalho: 16
-Técnico em Transações Imobiliárias: 37
Confira o cronograma:
– 29 de abril a 12 de maio – Chamamento de classificados e período de matrículas
O Programa Senac de Gratuidade
O ingresso acontece por ordem de inscrição dos candidatos, realizada por meio eletrônico no site do Senac-RS. Podem participar pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, assim como usuários de programas de proteção a pessoas ameaçadas. Além disso, alguns cursos possuem pré-requisitos como idade mínima e escolaridade.
Educação gratuita e acessível
Educação
Unilasalle lança plataforma que aproxima a comunidade as suas soluções acadêmicas

Na quarta-feira, 9, às 14h30, a Universidade La Salle, em Canoas, vai realizar o evento de lançamento da Plataforma ON na instituição. A ferramenta, desenvolvida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das instituições que integram o consórcio.
O objetivo é aproximar a sociedade das inovações geradas pelas Universidade de forma rápida e ágil, conectando as demandas dos interessados às soluções que são produzidas no ambiente acadêmico.
Evento aberto à comunidade
O evento vai reunir empresários da região e representantes da gestão municipal, além de ser aberto à comunidade. O público também poderá acompanhar uma palestra sobre inovação e a relação da universidade com a sociedade, ministrada pelo diretor da Eirene Solutions, Gabriel Borges, e pelo diretor da Exatron Automação Residencial, Regis Haubert.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, Patrícia Augsten, será a mediadora do evento, que ocorre no auditório Bruno Ruedel, com acesso pela avenida Victor Barreto, no Centro de Canoas.
Serviço
- Lançamento da Plataforma ON na Unilasalle
- Dia 9 de abril, às 14h30
- Auditório Bruno Ruedel, Av. Victor Barreto, 2288
- Evento aberto à comunidade
- Trânsito1 semana atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Saúde1 semana atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e rajadas de vento nesta segunda-feira; confira previsão do tempo
- Política1 semana atrás
Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita
- Comunidade1 semana atrás
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Estado recebe 1,4 mil servidores para auxiliar na reconstrução do RS
- Educação1 semana atrás
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril