Conecte-se conosco

header-top


 






 

25/01/2025
 

Educação

Aulas foram retomadas em 18 escolas municipais de Educação Infantil de Canoas

Redação

Publicado

em

Lista final de classificação para profissionais de Educação Básica é divulgada

As aulas foram retomadas nesta quarta-feira, 12, em 18 escolas municipais de Educação Infantil de Canoas.

A volta das aulas só foram possíveis nas EMEIs do lado Leste, que não foram atingidas pelas enchentes. Nas escolas Terezinha Tergolina e Cara Melada, que servem como abrigo de mulheres em situação de vulnerabilidade e famílias atípicas, respectivamente, as aulas retornarão até o dia 24 de junho.

Lado Oeste

As instituições de ensino do lado Oeste ainda precisam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos. No Ensino Fundamental, o retorno será de forma gradual, e o início está previsto para ocorrer a partir do dia 17 de junho.

Confira as EMEIs que irão retomar as atividades:

– EMEI Anísio Spíndola Teixeira
– EMEI Beija Flor
– EMEI Bem Me Quer
– EMEI Carrossel
– EMEI Marione Machado Leite
– EMEI Julieta Balestro
– EMEI Laney Langaro
– EMEI Olga Machado Ronchetti
– EMEI Pé de Moleque
– EMEI Pequeno Polegar
– EMEI Pintando o Sete
– EMEI Tia Lourdes
– EMEI Tia Maria Lúcia
– EMEI Ulysses Machado Filho
– EMEI Vó Babali
– EMEI Vó Corina
– EMEI Vó Lola
– EMEI Vó Nelsa

Educação

Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas

Redação

Publicado

em

Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas

Quantas histórias cabem em seis anos? Para um estudante de Medicina, muitas. Histórias, estas, que ganham um novo capítulo com a tão aguardada formatura.

A cerimônia, realizada na sexta-feira, 10, no Teatro Fiergs, encerrou uma importante etapa da jornada acadêmica da turma que concluiu os estudos do curso de Medicina do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no último mês de dezembro.

No palco, não eram apenas os 54 estudantes que aguardavam pelo tão sonhado diploma de médico. Mais do que isso, 54 famílias ansiavam viver esse momento tão esperado em conjunto – afinal, um sonho que se sonha junto é realidade. Principalmente porque, muitas vezes, esta conquista envolve estar distante de quem mais se ama.

É o caso de Alana Copetti, de 24 anos, que deixou a família em Santo Ângelo, na Região das Missões, para trilhar seu futuro em Canoas. Mas apesar de ter estado longe dos familiares e amigos, nunca esteve sozinha.

“Quem mora longe da família tem esse peso a mais. Você vê priminhos nascerem, por exemplo, e tantas coisas que não está acompanhando. Mas chegar hoje e ver todo mundo contigo, vibrando a tua conquista… Se algum dia a gente achou que de repente era abrir mão de muita coisa para estar aqui, conquistando nosso sonho, eu acho que o dia de hoje fez tudo valer a pena, sem dúvida nenhuma”, reflete a agora médica.

A presença das companhias espelha o poder agregador que uma conquista coletiva tem. Juliana Dal Forno e Alana se conheceram há mais de 10 anos em um grupo de jogadores amadores de vôlei. Acompanhada do marido, Fabrício Dal Forno, e dos amigos, vieram de longe para prestigiar este momento de glória.

“Para nós, é gratificante saber que ela está se formando em uma faculdade que é difícil. Sabemos tudo pelo que ela passou e se privou para estar aqui. Ficamos muito felizes por ela e não podia perder esse momento”, conta ela.

Pandemia e enchente marcaram período

A formatura da 48ª turma do curso de Medicina da Ulbra Canoas tem um sabor um pouco diferente. Além dos inúmeros desafios da graduação, uma pandemia global e a maior enchente da história do Rio Grande do Sul atravessaram a trajetória dos alunos e impuseram novas dificuldades.

“Aconteceu tanta coisa nesses seis anos que a gente não é capaz de dimensionar. É muito emocionante olhar para os colegas e ver que todo mundo entrou um gurizinho, uma guriazinha, e está saindo assim, transformados”, diz Alana.

Para a formanda Liara Copetti, de 26 anos, os acontecimentos a fizeram ter uma real percepção da importância da carreira escolhida.

“Eu acho que durante esses anos e tudo o que passamos, a nossa responsabilidade evidencia o quão necessário o médico é para todos. Acho que a gente não tem noção do quanto isso representa e é importante para a população”, comenta.

Essa percepção é fruto da qualidade do ensino da Ulbra, que há cerca de 30 anos forma médicos com excelência e empatia, de acordo com o professor Rogério Fett Schneider. Escolhido como homenageado da turma, ele fala com orgulho dos colegas formados pela Instituição.

“Nós temos uma gama de excelentes professores, e ser escolhido entre um deles para ser homenageado é fantástico. Eu tenho a tranquilidade de dizer que já fui paciente dos meus alunos. Eles são muito bem preparados, estão num mercado de trabalho que é extremamente competitivo e estão se saindo muito bem”, expõe Schneider.

Tradição, esta, que é reconhecida pela comunidade. Eloi Copetti, pai da formanda Liara, levou este quesito em consideração no momento de ajudar a filha a escolher onde cursar.

“A gente já sabia da qualidade da Ulbra, além das pessoas da nossa região que também estudaram aqui”, reflete.

O pró-reitor acadêmico da Ulbra no Rio Grande do Sul, Mauro Luiz Cervi, mantém a convicção nos diferenciais dos profissionais formados pela Ulbra.

“Eles saem médicos formados com uma bagagem teórico-prática muito grande, porque o estudante de Medicina recebe uma carga prática desde o primeiro momento em que entra na Universidade. Nosso aluno sai realmente preparado para exercer a profissão. Nós temos absoluta confiança nos profissionais que nós estamos entregando para o mercado e temos certeza de que saem daqui como embaixadores do cuidado, da ciência e da ética, honrando a história da nossa Instituição e contribuindo para um mundo melhor”, afirma.

 

Continuar a ler

Educação

Secretaria de Educação divulga as datas para o ano letivo 2025 nas escolas municipais de Canoas

Redação

Publicado

em

Secretaria de Educação divulga as datas para o ano letivo 2025 nas escolas municipais de Canoas

A Secretaria Municipal de Educação de Canoas (SME) confirmou as datas do calendário oficial para o ano letivo de 2025. Os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro.

Estipulado de modo democrático, inclusive com a discussão das opções de datas junto aos diretores, a volta das equipes diretivas acontece no dia 03 de fevereiro e os professores retornam dia 10. Os docentes participarão de atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.

Até o momento, cerca de 39 mil estudantes já estão matriculados nas 83 escolas próprias do Município e em 75 escolas infantis parceiras. Deste total, em torno de 27 mil serão assistidos nas 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do Município, 5 mil crianças nas 38 Escolas de Educação Infantil (EMEIs) da rede municipal e mais de 7 mil em entidades credenciadas.

A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, destaca todo o esforço que vem sendo realizado para deixar todas as unidades em condições de receber os estudantes.

“Realizamos um mutirão de vistorias neste começo de ano para conferir a real situação estrutural de cada uma das 83 escolas, visando a volta às aulas. Criamos três classificações – verde, amarelo e vermelho, de modo a conseguirmos especificar onde e como nós vamos agir. A grande maioria está classificada como amarela, ainda com pequenas coisas a fazer, e algumas estão vermelhas”, disse Beth.

Ainda segundo a secretária Beth, as escolas com classificação vermelha serão as primeiras a terem todas as suas demandas acolhidas. Até o começo das aulas, todas as unidades de ensino estarão prontas para receber os alunos em segurança.

A exceção é a escola EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que passou por uma recente reforma e aguarda um laudo de liberação para voltar as atividades. Os alunos matriculados nessa escola já estão realocados em unidades próximas da região.

De acordo com a SME, o recesso escolar de inverno neste ano para os alunos do Fundamental será adotado entre os dias 21 de julho a 3 de agosto, e para a Educação Infantil, de 21 a 27 de julho. O encerramento do ano letivo ocorre no dia 19 de dezembro.

Continuar a ler

Educação

Uergs prorroga inscrições para ingresso nos cursos de graduação 

Redação

Publicado

em

A Uergs prorrogou, até esta quinta-feira , 23, as inscrições para o ingresso nos cursos de graduação em 2025. O processo seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio

A Uergs prorrogou, até esta quinta-feira , 23, as inscrições para o ingresso nos cursos de graduação em 2025. O processo seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, são 1360 vagas para 19 cursos de graduação, em unidades universitárias de diferentes regiões do estado. Este ano, o edital traz novidades com relação ao acesso ao site de inscrições e à comprovação da renda. As inscrições ocorrem somente pela internet.

Candidatos às vagas

Para concorrer a uma das vagas, os(as) candidatos(as) poderão apresentar a nota do Enem realizado em 2024 ou em uma das edições anteriores do Exame a partir de 2020.

Para a classificação, são necessários no mínimo 200 pontos nas provas objetivas e 300 pontos na prova de redação. Além disso, para cada curso de graduação é exigido um peso específico por área de conhecimento das provas do Enem.

Metade das vagas são reservadas para pessoas economicamente hipossuficientes, negras, pardas e indígenas (de acordo com a distribuição da população no estado). Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.

Inscrições

Para o Ingresso 2025, foram realizadas atualizações no Portal onde são realizadas as inscrições. O site está responsivo, funcionando também pelo celular. A partir de agora, também é possível apresentar o comprovante de inscrição da família no Cadastro Único (CadÚnico) para comprovar a hipossuficiência econômica.

Confira os cursos com vagas e os editais do processo seletivo em uergs.edu.br/ingresso2025

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques