Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/05/2024
 

Saúde

Canoas passa dos 1,5 mil casos de covid-19 em 2024

Redação

Publicado

em

Apesar da epidemia de dengue que atinge o Brasil, e também Canoas, o coronavírus que causou uma pandemia global entre 2020 e 2023 ainda é uma preocupação. A doença, mesmo com as vacinas, ainda pode causar sequelas da chamada covid longa e até mesmo levar a óbito.

Em Canoas, desde o começo do ano, já foram 1.510 ocorrências de covid-19 e 17 mortes causadas pela doença. É necessário ficar atento aos sintomas, que incluem:

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Casos mais graves da covid podem trazer outros problemas, tais como:

  • dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório;
  • pressão duradoura no peito;
  • saturação de oxigênio no sangue menor que 95%;
  • coloração azulada na região dos lábios ou do rosto (cianose).

A vacinação para adultos, entretanto, está paralisada em várias regiões do Brasil. Novas remessas devem chegar ainda nesta semana, a o governo federal espera começar uma nova campanha de vacinação contra a covid em maio.

Enchente 2024 Canoas

Hospital de campanha da Força Aérea é aberto junto ao Gracinha

Redação

Publicado

em

Canoas ganhou o reforço de um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB). Instalada ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, a estrutura começou a funcionar na manhã deste sábado, 11.

Os atendimentos ocorrerão entre 8h e 18h, todos os dias. O HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.

Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais. O hospital veio com um efetivo de 48 militares. O objetivo é prestar assistência, principalmente em casos de menor gravidade. “Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.

A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão das fortes chuvas no município. “Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.

Continuar a ler

Saúde

Guajuviras tem unidade de saúde aberta neste domingo

Redação

Publicado

em

Neste domingo, 12, a Unidade Básica de Saúde Guajuviras estará aberta para atendimentos. O expediente será das 8h às 17h, segundo a Fundação Municipal de Saúde.

As atividades contarão com funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, que, de forma voluntária, apoiam os serviços no local.

A US Guajuviras fica na Avenida 17 de Abril, nº 1.991, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Remédios do programa Farmácia Popular perdidos na enchente serão repostos

Redação

Publicado

em

O governo federal vai flexibilizar a retirada de medicamentos do programa Farmácia Popular. A medida foi anunciada na quinta-feira, 9, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O objetivo é permitir que pacientes que tenham perdido os produtos durante as enchentes que atingiram o Estado possam repor o estoque.

“No Farmácia Popular, os remédios perdidos podem ser repostos com uma segunda retirada. As medidas se somam ao envio de medicamentos prioritários que já havíamos feito. Temos que garantir a continuidade de tratamentos e os insumos para todos os atendimentos”, escreveu Nísia em postagem em suas redes sociais.

Outra medida anunciada é a antecipação de R$ 40 milhões em repasse ao estado para a aquisição de remédios. A antecipação equivale ao valor de todos os repasses mensais que seriam feitos até o fim do ano.

A pasta federal também informou o envio, até domingo, 12, de mais kits de emergência para atender até 300 mil pessoas durante 15 dias. Os kits incluem 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas e seringas, que serão enviados a 100 unidades de saúde no Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm