Conecte-se conosco

header-top



 




 

18/05/2024
 

Saúde

Associação de Cachoeirinha será centro de referência do programa TEAcolhe

Redação

Publicado

em

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha – Pais e Amor e a Prefeitura de Cachoeirinha assinou nesta segunda-feira, 22, o convênio do TEAcolhe, programa do Governo do Estado que cria centros de referência para o atendimento das pessoas autistas. A partir de 3 de junho, autistas encaminhamos pela regulação do Estado passarão a ter atendimento de assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, musicoterapeuta, psicopedagogo e médico. Além de Cachoeirinha, serão atendidos pacientes de Gravataí e Glorinha.

Segundo a presidente da Pais e Amor, Cátia Medeiros, essa é mais uma grande conquista possível após a inauguração da sede da entidade, ocorrida em fevereiro. “O objetivo da associação é o trabalho de qualidade. Vamos continuar com os projetos que já realizamos para as mais de 400 famílias e agora também abrimos espaço para as cidades da região. O TEAcolhe não é um benefício para a associação, mas para a comunidade. Se depender de nós vai ser feito com a maior qualidade e amor.”

A Pais e Amor será responsável pela gestão dos atendimentos, mas os pacientes que serão atendidos serão encaminhados pela Central de Regulação do Governo do Estado. “Importante salientar que é um atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde), daqueles que passaram pelo atendimento nas unidades de saúde e aguardam na regulação do Estado. Vamos conseguir atender com qualidade aqueles que tanto precisam”, explica a secretária de Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier.

Atendimento especializado

O TEAcolhe terá uma equipe técnica exclusiva para o atendimento da microrregião. Silas Ferraz, fonoaudiólogo e coordenador técnico, explica que as equipes que trabalharão no programa estão em fase de contratação. “Quando recebemos o convite para sediar o TEAcolhe foi uma surpresa, mas é um desafio que é o nosso sonho. Ter este programa aqui na nossa sede vai abrir portas não só para a Pais e Amor, mas também para os atendimentos aos autistas. Quiçá sejamos, em breve, uma referência para a região”, almeja. O objetivo do atendimento no TEAcolhe é proporcionar para aqueles que já possuem o diagnóstico terapias, com prazo de duração definido pelos profissionais envolvidos.

O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, celebrou a chegada do programa à cidade.  “Entregar uma política de qualidade mexe com os nossos corações. Que sejamos em breve referência. É um momento muito especial para a nossa cidade”, completou.

ENCHENTE RS

População em abrigos no RS será imunizada contra a gripe

Redação

Publicado

em

Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade que foram para abrigos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul serão imunizadas contra a gripe. Ao menos essa é a meta do governo estadual, que já está vacinando a população desses locais.

O Palácio Piratini afirmou, em nota, que o plano de imunização contra a influenza seja aplicado até a próxima segunda-feira, 20. O governo ainda afirma que uma nota técnica do Ministério da Saúde vai orientar sobre outras ações de vacinação no Estado, incluindo esquemas contra hepatite A, tétano e raiva humana em áreas atingidas pelas enchentes.

Em nota oficial, o governo estadual informou que está sendo feito um levantamento sobre o assunto. A intenção é de que os municípios que necessitam de doses de vacina contra influenza recebam os imunizantes a partir do fluxo logístico da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começou em março. À época, foi direcionada somente para grupos prioritários. No começo de maio, já em meio às enchentes, a campanha foi ampliada para a população em geral com as doses remanescentes.

Foram vacinados até o momento 38% do público prioritário, composto por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas. Ao todo, já foram aplicadas mais de 1,8 milhão de doses contra a doença.

Prevenção

Ambientes fechados e com aglomeração de pessoas são propícios ao aparecimento de doenças infecciosas respiratórias. Confira algumas medidas de prevenção:

  • Proteger a boca e o nariz ao tossir e ao espirrar com um lenço de papel (na falta de um lenço, a recomendação é usar a dobra interna do cotovelo);
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies;
  • Fazer a higiene das mãos com água e sabão (caso não disponíveis, pode ser utilizado álcool em gel e, nesse caso, deixar as mãos secarem naturalmente) após tossir ou espirrar e antes de tocar olhos, boca e nariz.
Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Hospital de campanha da Força Aérea é aberto junto ao Gracinha

Redação

Publicado

em

Canoas ganhou o reforço de um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB). Instalada ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, a estrutura começou a funcionar na manhã deste sábado, 11.

Os atendimentos ocorrerão entre 8h e 18h, todos os dias. O HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.

Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais. O hospital veio com um efetivo de 48 militares. O objetivo é prestar assistência, principalmente em casos de menor gravidade. “Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.

A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.

De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão das fortes chuvas no município. “Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.

Continuar a ler

Saúde

Guajuviras tem unidade de saúde aberta neste domingo

Redação

Publicado

em

Neste domingo, 12, a Unidade Básica de Saúde Guajuviras estará aberta para atendimentos. O expediente será das 8h às 17h, segundo a Fundação Municipal de Saúde.

As atividades contarão com funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, que, de forma voluntária, apoiam os serviços no local.

A US Guajuviras fica na Avenida 17 de Abril, nº 1.991, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm