Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

23/10/2026
 

Saúde

Canoas passa dos 1,5 mil casos de covid-19 em 2024

Redação

Publicado

em

Apesar da epidemia de dengue que atinge o Brasil, e também Canoas, o coronavírus que causou uma pandemia global entre 2020 e 2023 ainda é uma preocupação. A doença, mesmo com as vacinas, ainda pode causar sequelas da chamada covid longa e até mesmo levar a óbito.

Em Canoas, desde o começo do ano, já foram 1.510 ocorrências de covid-19 e 17 mortes causadas pela doença. É necessário ficar atento aos sintomas, que incluem:

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Casos mais graves da covid podem trazer outros problemas, tais como:

  • dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório;
  • pressão duradoura no peito;
  • saturação de oxigênio no sangue menor que 95%;
  • coloração azulada na região dos lábios ou do rosto (cianose).

A vacinação para adultos, entretanto, está paralisada em várias regiões do Brasil. Novas remessas devem chegar ainda nesta semana, a o governo federal espera começar uma nova campanha de vacinação contra a covid em maio.

Saúde

UBS Nova Niterói fecha a partir de segunda-feira para obras; veja onde buscar atendimento

Avatar

Publicado

em

Unidade de Saúde Nova Niterói reabre para atendimentos

A Unidade de Saúde (US) Nova Niterói ficará temporariamente fechada a partir da próxima segunda-feira, 26, para a realização de obras de substituição do telhado. A previsão é de que os atendimentos sejam retomados em 16 de novembro.

Durante o período de fechamento, os usuários poderão buscar assistência nas unidades de saúde Niterói e João de Barro, conforme orientação da Secretaria Municipal da Saúde, para garantir a continuidade dos atendimentos à população.

Confira os endereços e contatos das unidades alternativas:

US Niterói

Endereço: Rua Marechal Rondon, 132

Telefone: (51) 3236-1646

US João de Barro

Endereço: Rua Itamar Mattos de Maia, 1329

Telefone: (51) 3236-1636

Continuar a ler

Saúde

Unidade de Saúde Olaria orienta moradores a atualizar cadastro para planejamento dos serviços no território

Avatar

Publicado

em

Foto: Alisson Moura/PMC

A Unidade de Saúde (US) Olaria orienta os moradores da região que ainda não possuem cadastro na unidade a comparecer ao local para realizar o registro. A medida busca ampliar e qualificar as informações sobre a população atendida, contribuindo para o planejamento dos serviços de saúde no território.

Com os dados atualizados, a unidade pode identificar com maior precisão o número de moradores da região e conhecer melhor as demandas da comunidade. Essas informações também servem de subsídio para o planejamento das ações de saúde e para a solicitação de recursos e de profissionais, conforme as necessidades identificadas.

A orientação é direcionada especialmente aos residentes de condomínios e conjuntos residenciais da área de abrangência da unidade que ainda não realizaram o cadastro.

Entre os locais contemplados estão Punta Arenas, Villaggio di Milano, Puerto Madero, Reserva do Bosque, Vida Nova Garden, Vivendas do Leste, Villaggio Ventura, Vivendas do Bosque,

Moradas do Leste, Villagio das Flores, Residencial São João, São João B, São João II A, São João C, My House, Santa Fé e Residencial Barolo.

Os moradores que ainda não estão cadastrados devem comparecer à Unidade de Saúde Olaria, localizada na Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A atualização dos registros permite que os serviços de saúde disponham de informações mais próximas da realidade demográfica da região, auxiliando na organização do atendimento e na identificação das necessidades dos moradores.

A unidade orienta que os residentes dos locais citados verifiquem sua situação cadastral e procurem o serviço caso ainda não estejam registrados.

Continuar a ler

Saúde

Dia D do Outubro Rosa terá todas as Unidades de Saúde abertas neste sábado em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado, 17, o Dia D do Outubro Rosa, com a abertura de todas as Unidades de Saúde do Município e do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), das 8h às 17h.

A iniciativa amplia o acesso das mulheres aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimentos e atividades voltados à prevenção e à promoção da saúde.

Nas Unidades de Saúde, serão oferecidos atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos. Serão feitos atendimentos de pacientes agendadas e também da demanda do dia. Também haverá Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nas unidades que contam com profissionais capacitados para a realização dessas atividades e aplicação de testes rápidos.

No Centro de Referência em Saúde da Mulher, a programação inclui atividades de nutrição e atendimentos com médicos ginecologistas, estes últimos para pacientes previamente agendadas, reforçando o cuidado integral à saúde feminina.

A mobilização integra a programação do Outubro Rosa em Canoas e busca conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero e do acompanhamento regular da saúde. A ação também tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto