Conecte-se conosco

header-top



 




 

29/04/2024
 

Saúde

Todas as unidades de saúde estarão abertas em Canoas no sábado para Dia D da vacinação contra a gripe

Redação

Publicado

em

Todas as unidades de saúde estarão abertas em Canoas no sábado para Dia D da vacinação contra a gripe - Foto: Guilherme Pereira

No Dia D da vacinação contra a gripe, que acontece no sábado, 13, todas as unidades de saúde de Canoas estarão abertas para atender a população. Os canoenses podem realizar a atualização do calendário vacinal das 8h às 17h.

A ação faz parte da campanha nacional de imunização, que vai até 31 de maio. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão de vacinação.

Números da vacinação

Até o momento, pouco mais de 20 mil pessoas foram vacinadas na cidade, menos de 20% do total de pessoas vulneráveis à doença.

A meta da Prefeitura é vacinar 138.447 canoenses que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros. Além da imunização contra a influenza, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população atualize a situação vacinal de outras doenças.

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade da população.

A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Confira aqui o endereço das unidades de saúde.

 

Saúde

Canoas pede mudança no critério para envio de vacinas da dengue

Redação

Publicado

em

Devido aos mais de 3,4 mil casos de dengue confirmados em Canoas, mais os altos números nas cidades da Região do Vale do Sinos, o governo municipal enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que os critérios para distribuição das vacinas sejam a infestação existente nas cidades e o número de óbitos.

Nos dados presentes no Painel de Casos de Dengue do Governo do Estado, Canoas registra, nesta sexta-feira, 26, 2.035 casos confirmados. Já nos números reais, computados pela Secretaria Municipal de Saúde, apontam um total de 3.434 casos. A Região 8 — Vale do Caí e Região Metropolitana, da qual a cidade é integrante, apresenta 3.988 casos confirmados e sete óbitos.

Já a Região 10, Capital e Vale do Gravataí, que foi priorizada no momento do envio, apresenta 3.054 casos e cinco óbitos. Esse número é menor que o registrado em Canoas e outras regiões, como a do Vale do Sinos, que tem 21.361 casos e 23 óbitos e a Fronteira Noroeste, com 18.467 confirmações e 23 mortes.

Continuar a ler

Saúde

Pressão alta é responsável por 80% dos AVCs no mundo

Redação

Publicado

em

O 26 de abril é marcado como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, os estados com maiores prevalências de diagnóstico médico de pressão alta são Rio de Janeiro (28,1%), Minas Gerais (27,7%) e Rio Grande do Sul (26,6%).

Os dados foram levantados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

O relatório mostra ainda um aumento na prevalência do indicador entre os homens, variando 5,9% para mais. De acordo com o cardiologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, Cristian Rafael Sloczinski, a hipertensão é responsável por 80% dos AVCs e 60% dos infartos agudos do miocárdio no mundo.

O médico alerta que, somente no Brasil, ocorrem mais de 350 mil óbitos por causa cardiovascular todos os anos, e a hipertensão é a principal responsável por essas mortes. “Não bastasse o fato de aproximadamente 30% da população brasileira ser hipertensa, é uma doença em crescimento: nos últimos 10 anos tivemos um aumento de 15% no número de hipertensos no Brasil”, informa o cardiologista.

Além de causas hereditárias, a pressão alta tem relação com o estilo de vida. “Sobrepeso, sedentarismo, consumo excessivo de sal e estresse estão diretamente ligados a chance de desenvolvê-la”, explica Cristian. O cardiologista complementa que, na maioria das vezes, não há cura, mas a hipertensão arterial pode ser tratada, e o paciente pode ter uma vida normal.

“É importante manter o acompanhamento médico. O tratamento inclui medicamentos e modificações no estilo de vida, como reduzir peso, exercitar-se, parar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, reduzir o sal na dieta e evitar o estresse”, recomenda o profissional.

Continuar a ler

Saúde

Hospitais indicam que atendimentos eletivos pelo IPE podem ser suspensos

Redação

Publicado

em

A desembargadora Laura Louzada Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), determinou o restabelecimento das instruções normativas do IPE Saúde que autorizam novas tabelas de remuneração para atendimentos mediados pela instituição.

A decisão, com data de terça-feira, 23, derruba liminar de um grupo de hospitais que suspendeu a vigência das novas faixas de pagamento, que trariam prejuízo financeiro às casas de saúde. As 13 instituições incluem a Rede Divina Providência, o Hospital São Lucas da PUCRS e a Santa Casa, que atendem cerca de 60% da demanda do IPE Saúde no RS.

Em comunicado ao jornal Correio do Povo, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) afirmou que, apesar de não tomar nenhuma medida imediata, há o indicativo de que sejam suspensos os atendimentos eletivos pelo plano, que contempla funcionários públicos ativos e inativos, bem como seus dependentes.

“Os hospitais, evidentemente, precisam se manter de alguma forma, e garantir as condições assistenciais para assistir os pacientes do IPE”, comentou Júlio Lemos, diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre. Ele também apontou que hoje, 180 pacientes internados são usuários do sistema estadual. Caso se mantenham as novas tabelas, a casa de saúde deve suspender novos atendimentos também nestas modalidades.

Atendimentos eletivos

Atendimentos médicos podem ser classificados em três categorias: emergência, urgência e eletivos. Saiba a diferença abaixo:

  • Emergência – Casos em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, com necessidade de tratamento médico imediato;
  • Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento;
  • Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm