Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

19/10/2026
 

Saúde

RS recebe 480 mil doses de vacinas contra a gripe para dar início à estratégia de imunização

Redação

Publicado

em

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

Um lote de 480 mil doses de vacinas contra o vírus influenza, causador da gripe, chegou na segunda-feira, 18, ao Rio Grande do Sul. Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para distribuição aos municípios, que farão a aplicação nos grupos prioritários.

Devido ao aumento do número de casos e de óbitos registrados no Estado, a estratégia de vacinação contra a influenza foi antecipada. Neste ano, a campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio, período em que as ações serão intensificadas.

Dia D de vacinação

O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às suas comunidades para que a população procure os postos de vacinação.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em 2024 já foram registrados quatro óbitos no Rio Grande do Sul em decorrência da gripe influenza. No mesmo período em 2023, foi registrado apenas um óbito. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção.

A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus.

A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Distribuição das vacinas

As vacinas estão sendo separadas e serão enviadas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) nesta terça-feira, 19.

O serviço é realizado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), com sede em Porto Alegre.

São as regionais que se encarregam de encaminhar para os municípios, em quantidade proporcional à estimativa de população prevista para a campanha em cada uma das cidades da sua área de abrangência.

Grupos prioritários

A estimativa de pessoas a serem vacinadas no Rio Grande do Sul, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:

– Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
– Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
– Gestantes
– Puérperas
– Professores de todos os níveis
– Povos indígenas
– Idosos com 60 anos ou mais de idade
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
– Caminhoneiros
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários

Influenza e a covid-19

Como a influenza e a covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a covid-19.

A SES recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.

Saúde

Unidade de Saúde Olaria orienta moradores a atualizar cadastro para planejamento dos serviços no território

Avatar

Publicado

em

Foto: Alisson Moura/PMC

A Unidade de Saúde (US) Olaria orienta os moradores da região que ainda não possuem cadastro na unidade a comparecer ao local para realizar o registro. A medida busca ampliar e qualificar as informações sobre a população atendida, contribuindo para o planejamento dos serviços de saúde no território.

Com os dados atualizados, a unidade pode identificar com maior precisão o número de moradores da região e conhecer melhor as demandas da comunidade. Essas informações também servem de subsídio para o planejamento das ações de saúde e para a solicitação de recursos e de profissionais, conforme as necessidades identificadas.

A orientação é direcionada especialmente aos residentes de condomínios e conjuntos residenciais da área de abrangência da unidade que ainda não realizaram o cadastro.

Entre os locais contemplados estão Punta Arenas, Villaggio di Milano, Puerto Madero, Reserva do Bosque, Vida Nova Garden, Vivendas do Leste, Villaggio Ventura, Vivendas do Bosque,

Moradas do Leste, Villagio das Flores, Residencial São João, São João B, São João II A, São João C, My House, Santa Fé e Residencial Barolo.

Os moradores que ainda não estão cadastrados devem comparecer à Unidade de Saúde Olaria, localizada na Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A atualização dos registros permite que os serviços de saúde disponham de informações mais próximas da realidade demográfica da região, auxiliando na organização do atendimento e na identificação das necessidades dos moradores.

A unidade orienta que os residentes dos locais citados verifiquem sua situação cadastral e procurem o serviço caso ainda não estejam registrados.

Continuar a ler

Saúde

Dia D do Outubro Rosa terá todas as Unidades de Saúde abertas neste sábado em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado, 17, o Dia D do Outubro Rosa, com a abertura de todas as Unidades de Saúde do Município e do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), das 8h às 17h.

A iniciativa amplia o acesso das mulheres aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimentos e atividades voltados à prevenção e à promoção da saúde.

Nas Unidades de Saúde, serão oferecidos atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos. Serão feitos atendimentos de pacientes agendadas e também da demanda do dia. Também haverá Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nas unidades que contam com profissionais capacitados para a realização dessas atividades e aplicação de testes rápidos.

No Centro de Referência em Saúde da Mulher, a programação inclui atividades de nutrição e atendimentos com médicos ginecologistas, estes últimos para pacientes previamente agendadas, reforçando o cuidado integral à saúde feminina.

A mobilização integra a programação do Outubro Rosa em Canoas e busca conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero e do acompanhamento regular da saúde. A ação também tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita realiza Dia D de vacinação e coleta de preventivo neste sábado

Avatar

Publicado

em

Crédito: Rafael Rezende/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 17 de outubro, o Dia D de Vacinação e Coleta de Preventivo. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h, com oferta de vacinas para pessoas de todas as idades e coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero.

A ação integra a programação do Outubro Rosa. Durante o atendimento, a população poderá atualizar a caderneta de vacinação conforme as recomendações do calendário vacinal. A orientação é verificar se há doses pendentes e procurar a UBS de referência.

Exame preventivo para mulheres

A mobilização também oferecerá a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido como Papanicolau. O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos.

O exame permite identificar alterações que podem exigir acompanhamento e tratamento, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da mobilização para ampliar o acesso aos serviços de saúde.

“Cuidar da saúde da nossa população é uma prioridade. O Dia D é uma oportunidade para que as famílias atualizem a vacinação e para que as mulheres realizem seus exames preventivos. Queremos que todos aproveitem essa mobilização e compreendam que a prevenção é fundamental para garantir mais qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também reforçou o convite para que a comunidade procure as unidades durante a ação.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso aos serviços e reforçar a importância de manter a vacinação em dia e realizar os exames preventivos conforme as orientações de saúde. O Outubro Rosa nos lembra da importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, mas o cuidado e a prevenção precisam estar presentes durante todo o ano”, destacou o secretário.

Orientações para o atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as moradoras com dúvidas sobre a vacinação ou a realização do exame preventivo entrem em contato com a UBS de referência para obter informações sobre o atendimento.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto