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21/01/2025
 

Cultura

CARNAVAL RIO: União da Ilha e Unidos de Padre Miguel são favoritas da série ouro

Redação

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em

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

O sambódromo da Marquês de Sapucaí recebeu as últimas escolas da série ouro na noite de sábado. União da Ilha do Governador e Unidos de Padre Miguel realizaram desfiles candidatos ao título, que dá direito a subir para o grupo especial em 2025. Império Serrano fez grande apresentação em noite de nível alto para o segundo grupo do carnaval carioca.

União da Ilha

Com enredo inspirado na obra “Amoras”, de Emicida, a União da Ilha contou uma história infantil afro-brasileira sobre ancestralidade e luta antirracista. Com “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo”, o carnavalesco Cahê Rodrigues fez da Ilha forte candidata ao título, apresentando alegorias e fantasias com riqueza narrativa e bela plástica, executando muito bem o enredo.

Do um e Amora... a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Do um e Amora… a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Unidos de Padre Miguel

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Na sequência, a Unidos de Padre Miguel se apresentou com imponência e beleza nas alegorias, falando de Padre Cícero sob a ótica dos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato. As alas traziam elementos relacionados ao sertão, ao imaginário nordestino e a crença nos milagres de Padim Ciço, em desfile considerado irretocável por muitos e que pode proporcionar à UPM o retorno ao grupo especial após mais de 50 anos.

Sereno de Campo Grande

A última noite de desfiles da série ouro teve início com o Sereno de Campo Grande, que subiu da série prata. Com um belo samba sobre Santa Bárbara – Iansã no sincretismo religioso – e bela ala de baianas em amarelo e ouro com o símbolo da escola, a coruja, a escola apresentou alegorias e fantasias com qualidade irregular e problemas de acabamento, além de dificuldades na evolução e harmonia.

Na sequência, o Em Cima da Hora desfilou exaltando as lutas dos trabalhadores contra a exploração. Com alegorias de nível irregular, com destaque positivo para o carro abre-alas, a escola realizou seu melhor desfile desde que subiu para o grupo em 2022.

Arranco do Engenho de Dentro

O Arranco do Engenho de Dentro, embora não dispute com as favoritas ao título, apresentou um dos desfiles de maior destaque da noite, devido à concepção e criatividade do jovem carnavalesco Nicolas Gonçalves. O enredo sobre Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento mental no Brasil, a escola trouxe alas criativas, elaboradas com materiais alternativos, esbanjou nas corres e se manifestou pela luta antimanicomial e pelo papel da arteterapia.

São Clemente

Já da tradicional São Clemente se esperava mais na homenagem ao compositor Zé Catimba. Um dos grandes nomes do samba-enredo e da história da Imperatriz Leopoldinense, o paraibano Zé Catimba que desfilou no carro abre-alas. A escola, entretanto, teve desempenho apenas médio, com alegorias e fantasias que contribuíram pouco no desenvolvimento do enredo.

Após os grandes desfiles da União da Ilha e da Unidos de Padre Miguel, a Unidos de Bangu realizou um desfile fraco, apesar de um bom samba sobre São Jorge da Capadócia. Com alas e alegorias repetitivas, o enredo teve pouco desenvolvimento narrativo e o canto da escola foi irregular. Por fim, uma das mais tradicionais escolas de samba, o Império Serrano, desfilou com estética imponente sobre a gira dos orixás.

Os grandes destaques foram o samba-enredo e a bateria do mestre Vitinho. Apesar de grandes, as alegorias trouxeram reaproveitamento de desfiles anteriores, o que deve deixar o Império entre as primeiras colocadas, mas com pouca chance de título. A campeã da série ouro será conhecida na apuração da quarta-feira de cinzas.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

 

Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Redação

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Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo estendido até 17 de janeiro, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

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Cultura

Secretaria da Cultura abre edital Ocupa LabMultipalco para selecionar coletivos gaúchos de teatro

Redação

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Secretaria da Cultura abre edital Ocupa LabMultipalco para selecionar coletivos gaúchos de teatro

Com aposta na criação, na investigação e na renovação da cena artística gaúcha, a Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Theatro São Pedro, lança, nesta quarta-feira, 8, oportunidade inédita para coletivos gaúchos de teatro com trajetória.

Trata-se do edital “Ocupa LabMultipalco: formativo, residência e intercâmbio”, realizado em parceria com a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, e o Sesc/RS. Grupos interessados devem inscrever-se até 25 de fevereiro, por meio de formulário que estará disponível, junto com a íntegra do edital, na página do Ieacen no Instagram.

A oportunidade inédita visa selecionar nove grupos para realizarem ações organizadas em três eixos: o formativo, no qual cada coletivo contemplado ministrará quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; um programa de residência artística presencial, com quatro vagas divididas por períodos no Multipalco e as demais vagas para grupos que já tenham sede própria, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e um período de sete dias de intercâmbio na sede da SP Escola de Teatro, gerida pela Adaap.

“O Ocupa LabMultipalco é resultado de uma política pública que ganha maturidade nesta segunda gestão. O governo Eduardo Leite investiu na conclusão do Multipalco e agora investe para um uso amplo e enriquecedor desse espaço, que é tão nobre e que é da comunidade gaúcha. Além disso, estamos olhando para o interior e possibilitando o desenvolvimento das artes cênicas nos municípios”, pontua o secretário da Cultura em exercício, Benhur Bortolotto.

No total, a Sedac irá investir R$ 2,6 milhões no projeto ao longo de três anos, contemplando 27 coletivos (sendo nove por ano). Nessa primeira fase, a ser realizada em 2025, serão destinados R$ 876 mil para a execução do edital.

Cada proponente contemplado receberá pela residência um total de R$ 40 mil, a ser pago em quatro parcelas mensais de R$ 10 mil. As demais ações terão as despesas operacionais custeadas pelo projeto. Os selecionados desenvolverão suas atividades durante quatro meses, podendo optar por realizá-las de maio a agosto ou de agosto a novembro.

No encerramento do projeto, ocorrerá a Mostra OcupaLab, em que um espetáculo, investigação ou pesquisa dos contemplados será apresentado em espaços do Multipalco, nas últimas semanas de agosto e novembro.

O edital busca criar oportunidades para que o Multipalco – cuja conclusão das obras está prevista para 27 de março – esteja ocupado e acessível, atendendo à demanda da classe artística e contribuindo para a formação e a fidelização de público.

A iniciativa dá continuidade ao eixo formativo das artes cênicas – um dos pilares trabalhados desde o início do programa LabMultipalco, em 2023 –, fomenta experimentações artísticas por meio de residência e promove intercâmbio e articulação com artistas da SP Escola de Teatro, uma referência no ensino de artes cênicas no país.

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Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12

Redação

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Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo até domingo, 12, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

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