Conecte-se conosco

header-top







 

25/09/2026
 

Cultura

CARNAVAL RIO: União da Ilha e Unidos de Padre Miguel são favoritas da série ouro

Redação

Publicado

em

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

O sambódromo da Marquês de Sapucaí recebeu as últimas escolas da série ouro na noite de sábado. União da Ilha do Governador e Unidos de Padre Miguel realizaram desfiles candidatos ao título, que dá direito a subir para o grupo especial em 2025. Império Serrano fez grande apresentação em noite de nível alto para o segundo grupo do carnaval carioca.

União da Ilha

Com enredo inspirado na obra “Amoras”, de Emicida, a União da Ilha contou uma história infantil afro-brasileira sobre ancestralidade e luta antirracista. Com “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo”, o carnavalesco Cahê Rodrigues fez da Ilha forte candidata ao título, apresentando alegorias e fantasias com riqueza narrativa e bela plástica, executando muito bem o enredo.

Do um e Amora... a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Do um e Amora… a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Unidos de Padre Miguel

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Na sequência, a Unidos de Padre Miguel se apresentou com imponência e beleza nas alegorias, falando de Padre Cícero sob a ótica dos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato. As alas traziam elementos relacionados ao sertão, ao imaginário nordestino e a crença nos milagres de Padim Ciço, em desfile considerado irretocável por muitos e que pode proporcionar à UPM o retorno ao grupo especial após mais de 50 anos.

Sereno de Campo Grande

A última noite de desfiles da série ouro teve início com o Sereno de Campo Grande, que subiu da série prata. Com um belo samba sobre Santa Bárbara – Iansã no sincretismo religioso – e bela ala de baianas em amarelo e ouro com o símbolo da escola, a coruja, a escola apresentou alegorias e fantasias com qualidade irregular e problemas de acabamento, além de dificuldades na evolução e harmonia.

Na sequência, o Em Cima da Hora desfilou exaltando as lutas dos trabalhadores contra a exploração. Com alegorias de nível irregular, com destaque positivo para o carro abre-alas, a escola realizou seu melhor desfile desde que subiu para o grupo em 2022.

Arranco do Engenho de Dentro

O Arranco do Engenho de Dentro, embora não dispute com as favoritas ao título, apresentou um dos desfiles de maior destaque da noite, devido à concepção e criatividade do jovem carnavalesco Nicolas Gonçalves. O enredo sobre Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento mental no Brasil, a escola trouxe alas criativas, elaboradas com materiais alternativos, esbanjou nas corres e se manifestou pela luta antimanicomial e pelo papel da arteterapia.

São Clemente

Já da tradicional São Clemente se esperava mais na homenagem ao compositor Zé Catimba. Um dos grandes nomes do samba-enredo e da história da Imperatriz Leopoldinense, o paraibano Zé Catimba que desfilou no carro abre-alas. A escola, entretanto, teve desempenho apenas médio, com alegorias e fantasias que contribuíram pouco no desenvolvimento do enredo.

Após os grandes desfiles da União da Ilha e da Unidos de Padre Miguel, a Unidos de Bangu realizou um desfile fraco, apesar de um bom samba sobre São Jorge da Capadócia. Com alas e alegorias repetitivas, o enredo teve pouco desenvolvimento narrativo e o canto da escola foi irregular. Por fim, uma das mais tradicionais escolas de samba, o Império Serrano, desfilou com estética imponente sobre a gira dos orixás.

Os grandes destaques foram o samba-enredo e a bateria do mestre Vitinho. Apesar de grandes, as alegorias trouxeram reaproveitamento de desfiles anteriores, o que deve deixar o Império entre as primeiras colocadas, mas com pouca chance de título. A campeã da série ouro será conhecida na apuração da quarta-feira de cinzas.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

 

Cultura

Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

Avatar

Publicado

em

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.

No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.

À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.

A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.

Continuar a ler

Cultura

Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

Avatar

Publicado

em

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.

Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.

A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados

a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.

O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.

Música e cultura afro-brasileira

Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.

Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Continuar a ler

Cultura

Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.

Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.

No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.

“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.

“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”

O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto