Conecte-se conosco

header-top







 

13/11/2025
 

Política

Prefeito interino de Canoas anuncia 15 ações iniciais de Governo

Redação

Publicado

em

Prefeito interino de Canoas anuncia 15 ações iniciais de Governo

Logo após tomar posse como prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques (Avante) listou uma série de ações que deve tomar à frente do executivo canoense.

“Com o compromisso de implementar 15 ações de Governo, que vão desde auditoria interna para avaliar as finanças no Executivo, passando também pela licitação para a gestão do Hospital Universitário de Canoas (HU) e um pente-fino na rede de Saúde, entre outras, Nedy de Vargas Marques assume novamente a Prefeitura de Canoas”.

Transmissão de cargo

A transmissão do cargo aconteceu no final da noite da terça-feira, 19, em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Canoas. Logo em seguida, Nedy seguiu para o Paço Municipal para assinar o Livro-Ata.

“Entendo que, neste momento, muitos de vocês possam sentir desesperança e descrença com a classe política. O canoense não aguenta mais ser enganado e ainda pagar a conta por isso. Mas temos que acreditar que podemos mudar a realidade”, frisou Nedy.

Ele agradeceu sua família, amigos e apoiadores, além de elogiar o trabalho do Ministério Público do Rio Grande do Sul, do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário, que tomaram medidas necessárias para evitar possíveis desvios de recursos da cidade.

“Ao assumir hoje o cargo de prefeito, quero garantir a todos que a legalidade, a honestidade e o zelo pelo dinheiro público serão os pilares da minha gestão”, destacou Nedy.

15 primeiras ações do novo Governo Nedy:

  • Nomear uma equipe competente, com experiência e de confiança.
  • Determinar uma auditoria interna na Prefeitura para avaliar finanças, projetos e ações em andamento, além de contratos e convênios.
  • Fazer um pente-fino na Saúde, para compreender os problemas que são enfrentados e o prejuízo dos últimos oito meses.
  • Implementar um plano de melhoria dos serviços públicos, que estão muito aquém do que os canoenses merecem.
  • Retomar o projeto Mutirão de Cirurgias e trabalhar para melhorar o atendimento nas nossas unidades de saúde.
  • Ampliar as ações da nossa Guarda Municipal e a parceria com as forças de segurança.
  • Realizar licitação para o Hospital Universitário de Canoas (HU) e para o transporte público municipal.
  • Atrair investimentos públicos e privados para obras de infraestrutura.
  • Criar força-tarefa para intensificar a limpeza e manutenção da nossa cidade.
  • Fortalecer as medidas de proteção contra temporais, com a revisão de todas as casas de bombas e o sistema de drenagem.
  • Buscar melhorias nas escolas, que beneficiem a vida de professores, estudantes e da comunidade escolar
  • Aumentar a participação da população nas decisões da prefeitura. Sem politicagem e enganação.
  • Criar mecanismos para fortalecer a fiscalização dos gastos, evitando corrupção e zelando pelos recursos públicos.
  • Criar mutirão para iluminar a cidade, com a modernização da iluminação pública.
  • Aumentar a fiscalização do contrato com a Corsan/Aegea.

Política

Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

Redação

Publicado

em

Projeto que propõe fim da escala 6x1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.

A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.

O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.

Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.

Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.

A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.

“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.

Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.

O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.

Continuar a ler

Política

TSE aprova registro do Partido Missão, do MBL, que poderá disputar as eleições de 2026

Redação

Publicado

em

TSE aprova registro do Partido Missão, do MBL, que poderá disputar as eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira, 4, o registro do Partido Missão, permitindo que a nova legenda participe das eleições de 2026. A decisão foi unânime entre os ministros da Corte, com placar de 7 a 0, conforme parecer favorável do relator, ministro André Mendonça.

O partido foi criado por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo político que ganhou projeção nacional durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A legenda utilizará o número 14, conforme decisão do TSE.

No Rio Grande do Sul, o Partido Missão já anunciou dois nomes como pré-candidatos para as próximas eleições: Jota, para deputado estadual, e Evandro, para o governo do Estado.

Em nota, Jota afirmou que o partido pretende representar “uma minoria silenciosa” e destacou temas como segurança pública e combate ao crime organizado como prioridades da legenda.

Evandro, por sua vez, declarou que a sigla pretende “enfrentar a atuação das facções criminosas nas estruturas públicas e privadas” e afirmou que o grupo trabalha em propostas voltadas ao controle da dívida estadual e à melhoria dos serviços de saúde e educação.

Com o registro aprovado, o Partido Missão passa a integrar oficialmente o quadro de legendas aptas a participar do processo eleitoral brasileiro.

Continuar a ler

Política

Prefeito de Canoas firma adesão à Declaração de Dubai sobre Governança Urbana

Redação

Publicado

em

Canoas adere à Declaração de Dubai sobre o Futuro da Governança Urbana

Acordo de intenções foi assinado no 15º Fórum de Prefeitos e Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico, em Dubai

O prefeito de Canoas, Airton Souza, assinou, nesta segunda-feira, 27, a Declaração de Dubai sobre o Futuro da Governança Urbana. A assinatura do acordo ocorreu durante o 15º Fórum de Prefeitos e Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico (APCS), em Dubai, evento para o qual o prefeito foi convidado a participar pela embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, com as despesas pagas. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patricia Augsten, também está participando do fórum.

No primeiro dia do evento, o prefeito participou de um encontro da delegação brasileira com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi. Airton é o único prefeito gaúcho convidado a participar do evento. Ainda neste primeiro dia de fórum, o prefeito e a secretária participaram de oficinas e palestras. Airton também conheceu a experiência de Tóquio, no Japão, para combater alagamentos e enchentes. A apresentação foi comandada pela governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

“Colaboração e conexão são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de cidades. Com experiências globais, é possível transformar realidades locais”, diz o prefeito.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques