Conecte-se conosco

header-top







 

12/01/2026
 

Geral

Presidente do TJ faz abertura do 16º Congresso de Direito na Ulbra Canoas; confira programação

Redação

Publicado

em

Presidente do TJ faz abertura do 16º Congresso de Direito na Ulbra Canoas

O 16º Congresso do Curso de Direito da Ulbra Canoas voltou à modalidade presencial após seis edições virtuais. O tema de 2023 será o Direito e o Futuro. As palestras ocorrem hoje e amanhã, 13 e 14 de novembro, às 19h, no auditório do curso de Odontologia, 3º andar, prédio 59 do campus.

Na abertura, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, vai falar sobre “Os Desafios e as Perspectivas do Judiciário”.

“A temática abordada neste ano, o Direito e o Futuro, é de extrema importância, porque as novas tecnologias estão impactando o conteúdo e a própria operação do Direito. A nossa preocupação, neste congresso, é preparar os nossos acadêmicos”, enfatiza o diretor-geral dos cursos de Direito da Rede Ulbra, Carlos Alberto Lontra.

Segundo ele, os estudantes da Ulbra estão sendo preparados com as competências necessárias para o bacharel em Direito do futuro.

“Muito das quais, hoje, já se fazem absolutamente necessárias. Por isso, estamos enfatizando importância da presença dos acadêmicos neste evento, porque os assuntos a serem abordados e os palestrantes convidados são excelentes”, observa o diretor.

Inovações

“Nós estamos retomando a forma do congresso totalmente presencial em 2023. Nas últimas seis edições os debates foram online. No ano passado, ocorreu de forma híbrida, virtual e presencial”, explica a coordenadora do curso de Direito da Ulbra Canoas, Francele Marisco.

Ela destaca, entre os vários temas que serão abordados, os desafios dos profissionais do Direito com as inovações tecnológicas e as novas tendências no Direito Imobiliário e na Área Penal.

Programação

13/11

– 19h – Abertura: Os Desafios e as Perspectivas do Judiciário

Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS

– 20h – Painel 1 – Inovações Tecnológicas e o Profissional do Direito

Desafios do Direito de Família

Conrado Paulino da Rosa, advogado, parecerista e presidente eleito do IBDFAM-RS

Comunicação e Meios Consensuais de Resolução de Conflitos

Jane Vidal – Desembargadora do TJ/RS

Mediadora: professora Solange Guinteiro


Dia 14/11

Painel 2 – Novas Tendências do Direito Imobiliário e da Prática Extrajudicial

Aspectos Relevantes e Inovadores do Direito Imobiliário

Alexandre Quartiero – advogado e professor

 

A Inovação nos Procedimentos Extrajudiciais

Jenifer Castellan – Tabeliã titular

Mediadora: professora Michelle Fernanda Martins

 

Painel 3 – Direito Penal Empresarial: Desafios e Oportunidades

Criminalidade Financeira e Dolo Eventual

Marcelo Ruivo – Advogado criminalista e professor do LLM em Direito Penal Econômico do IDP de Brasília

 

Contra o Autoritarismo e Pelo Direito de Defesa: o Papel da Advocacia Criminal

Fernanda Osório – Advogada criminalista, presidente da ABRACRIM/RS e diretora de cursos da ESA/OABRS

Mediador: professor Moyses Pinto Neto

 

Geral

Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.

As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.

De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.

Continuar a ler

Geral

Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).

As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.

De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.

Como será o processo de habilitação

Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.

Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.

O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.

O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.

Principais mudanças na legislação

A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.

A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.

Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.

Continuar a ler

Geral

Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Redação

Publicado

em

Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Um acidente entre um caminhão e um ônibus intermunicipal deixou seis pessoas mortas na manhã desta sexta-feira, 2, no km 491 da BR-116, em Pelotas. Entre as vítimas está o motorista do ônibus. A rodovia está totalmente bloqueada nos dois sentidos.

Segundo a concessionária Ecovias Sul, outras pessoas ficaram feridas. Um dos feridos foi socorrido em estado grave e outro com ferimentos leves. O motorista do caminhão foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Pelotas e realizou o teste do bafômetro, que não indicou consumo de álcool, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, 11 pessoas envolvidas no acidente foram levadas ao pronto-socorro. Parte da carga de areia transportada pelo caminhão atingiu o interior do ônibus, dificultando o trabalho de resgate. Equipes do Samu, guincho, inspeção e resgate atuam no local.

A concessionária informou que havia congestionamento no trecho no momento da colisão. O caminhão teria invadido a contramão ao tentar evitar veículos parados na pista e acabou colidindo com o ônibus.

O ônibus havia saído de Pelotas às 10h30 com destino a São Lourenço do Sul, transportando 19 passageiros, além do motorista e do cobrador. O número de ocupantes pode ser maior, já que embarques podem ocorrer ao longo do trajeto.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques