Geral
Ulbra debate na Expointer tendências e novidades no campo, agricultura, pecuária e tecnologia

A Ulbra está presente na 46ª edição da Expointer debatendo inovação para o mercado do agronegócio até o dia 3/9. Os cursos de Agronomia, Engenharia Mecânica Automotiva e Medicina Veterinária debaterão temas como agricultura inteligente, zootecnia de precisão, tecnologias e emprego de softwares específicos.
Também, a Rede Ulbra de Inovação – Ulbratech promove a interação entre o ambiente acadêmico, o fomento à tecnologia e o setor agropecuário. Durante a semana da Expointer, muitas aulas foram transferidas para a feira ou contempladas com alguma das atividades que estão no calendário do evento.
Mateando com a Ulbra
Neste ano, serão promovidas rodas de conversa técnica. O Mateando com a Ulbra terá assuntos inovadores e curiosos colocando o espaço da universidade em maior evidência aos visitantes, produtores, expositores e público geral.
Entre assuntos da Agronomia a serem discutidos está a zootecnia de precisão, agricultura inteligente, bubalinocultura, entre outros.
“A roda de conversa surge como uma oportunidade para a comunidade acadêmica e profissional se aproximar, compartilhar ideias e explorar as mais recentes tendências no campo da agricultura, pecuária e tecnologia”, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Jean Carlos dos Reis Soares.
O Mateando com a Ulbra tem como propósito promover palestras técnicas em um ambiente informal e descontraído.
“Durante essas sessões, exploraremos tópicos contemporâneos e de alta relevância para o setor agropecuário, como suplementação mineral, estratégias de manejo alimentar, bubalinocultura, integração lavoura-pecuária, entre outros”, enfatiza coordenador do curso de Medicina Veterinária.
Projetos de máquinas
Os cursos de Engenharias da Ulbra possuem forte vínculo com o setor agrícola.
Vários egressos e alunos, através dos estágios, atuam no desenvolvimento deste importante setor, para o estado e país.
‘’A participação dos cursos na Expointer refere-se principalmente ao projeto de máquinas e equipamentos agrícolas. Tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, bombas, turbinas, sistemas de irrigação, entre outros”, revela o coordenador do curso de Engenharia Mecânica Automotiva,professor José Lesina Cézar.
Desde componentes isolados até a montagem e obtenção do produto final e testes de aprovação específicos.
Estes projetos incluem desde a seleção dos materiais para os componentes, processos de manufatura assistida por computador, máquinas de fluxo, hidráulica, pneumática, mecanismos de direção e suspensão, motores, aerodinâmica, sistemas de arrefecimento e refrigeração, agricultura de precisão, eletrônica embarcada, ergonomia e qualidade de vida do operador, além de outros importantes conceitos da engenharia.
Os professores Eduardo Pedro Eidt e Luiz Carlos Gertz, estarão realizando visitas técnicas e aulas práticas nas disciplinas de Máquinas de Fluxo, Controles Hidráulicos e Pneumáticos, Mecanização e Equipamentos Agrícolas (integrante do curso de Agronomia) em parceria com empresas de renome no mercado mundial.
Ulbratech
A participação da Rede Ulbra de Inovação – Ulbratech na Expointer é uma estratégia para promover a interação entre o ambiente acadêmico, fomento à tecnologia e inovação e o setor agropecuário, pontua o diretor Alexandre Dias Ströher.
“A Expointer é um evento renomado que atrai um grande público interessado em tecnologias, inovações e avanços no campo da agricultura e pecuária e se torna uma excelente oportunidade para divulgarmos o ecossistema de inovação da Ulbra”, enfatiza o diretor.
Na Expointer, a Rede Ulbra de Inovação estará mais próxima de profissionais que busquem ambientes de inovação para o desenvolvimento de suas atividades, voltados para avanços na área de agricultura de precisão, melhoramento genético de animais, automação agrícola, novas técnicas de cultivo, sistemas de monitoramento de saúda animal, entre outros.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
- Política5 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Comunidade4 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Educação4 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Economia5 dias atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Canoas2 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5