Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/04/2024
 

Saúde

Estudantes de Medicina de todo país visitam Ambulatório LGBT

Redação

Publicado

em

O Ambulatório LGBT de Canoas recebeu a visita de 24 estudantes de medicina de todo o Brasil. Eles vieram conhecer o trabalho que é executado no município no tratamento à comunidade LGBT, programa que é reconhecido no Estado pelo pioneirismo. O intuito do encontro foi sensibilizar os alunos sobre a importância do atendimento qualificado à população LGBT.

A visita foi organizada pela ONG International Federation of Medical Students’ Association, que reúne mais de 1,3 milhão de acadêmicos de medicina em mais de 130 países. A instituição é referência na formação de estudantes de medicina mais humanizados, com o objetivo de promover saúde e melhoria social. “Conscientizamos os estudantes sobre a importância de ter um olhar mais atento às demandas particulares da comunidade LGBT, que é uma carência na formação das universidades”, destacou o médico Bebeto Azevedo.

Inaugurado em 2017, o Ambulatório faz parte da política municipal de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, que busca o respeito aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais enfrentando o estigma, o preconceito e a discriminação. Com o programa, Canoas ampliou o acesso deste público aos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que capacitou os profissionais para o atendimento humanizado. “Nosso intuito não foi criar um serviço segregado, mas um braço das políticas de saúde pública que atua em rede”, destaca Jaqueline Batista, responsável para política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT.

O ambulatório LGBT de Canoas atende junto ao Centro de Especialidades Médicas (Rua Brasil, 438 – Centro) e oferece atendimentos individuais e coletivos e grupos de família.

Continuar a ler

País

Projeto que acelera a pesquisa de novos medicamentos será analisado pelo Senado

Redação

Publicado

em

Um projeto de lei que promete simplificar os procedimentos para a pesquisa de novos medicamentos no Brasil será analisado em regime de urgência pelo Senado Federal.

O texto, aprovado na Câmara no fim do ano passado, cria regras para testagem em seres humanos. Além disso, a proposta deve estipular um conjunto de boas práticas clínicas, regulados por meio de comitês de ética em pesquisa.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas-RS) acredita que, com a aprovação da lei, a liberação de pesquisas clínicas será mais rápida e mais segura aos pacientes. “Vai beneficiar pacientes de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, por exemplo, que terão uma nova esperança a partir de medicamentos mais modernos”, destaca.

O requerimento de urgência para o projeto foi apresentado na quarta-feira, 17, no Plenário pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto é de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) e foi aprovado na Câmara no fim do ano passado, sob a relatoria de Westphalen.

Atualmente, o processo de liberação para uma pesquisa no país leva cerca de 215 dias e precisa do aval de dois órgãos. Com a mudança proposta, o prazo deverá ser reduzido para 90 dias.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o texto deixará de passar pela Comissão de Ciência e Tecnologia e pela Comissão de Assuntos Sociais. Dessa forma, iria direto para o plenário.

Continuar a ler

Saúde

Estância Velha e Guajuviras concentram mais da metade dos casos de dengue no ano em Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria da Saúde de Canoas emitiu um novo boletim epidemiológico com os números atualizados da dengue no município. Desde o começo de 2024, já são 2.781 casos, um aumento de 22,57% em relação à semana anterior.

Um a cada 125 canoenses já contraiu a doença apenas neste ano. Os casos seguem em concentração em dois bairros: Estância Velha, com 958 ocorrências (34,45% do total) e Guajuviras, com 529 (19,02%). Juntos, eles somam 53,47%, mais da metade dos casos.

Além disso, outros três bairros ultrapassaram, desde o último relatório, do dia 10 de abril, a marca de 200 casos. São eles o Nossa Senhora das Graças (221, ou 7,95% do total), o Harmonia (216, ou 7,77%) e Mathias Velho (208, ou 7,48%). Juntos, esses três bairros já concentram 23,2%, ou cerca de um a cada quatro ocorrências.

Os cinco bairros citados formam o cerne da epidemia de dengue em Canoas, pois somam 76,67%. Três a cada quatro casos de dengue na cidade vêm de uma dessas localidades.

O bairro Olaria também ultrapassou a centena de casos da doença, chegando a 109 ocorrências (3,92%).

Números da dengue em Canoas

Em 2024, são 2781 casos de dengue, sendo 2771 autóctones, contraídos dentro do município, e 10 importados, ocorridos fora da cidade.

  • Estância Velha: 958 casos
  • Guajuviras: 527 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 219 casos autóctones e 2 importados
  • Harmonia: 216 casos
  • Mathias Velho: 208 casos
  • Niteroi: 178 casos autóctones e 2 importados
  • Olaria: 109 casos
  • Rio Branco: 98 casos
  • Igara: 70 casos
  • Marechal Rondon: 51 casos autóctones e 2 importados
  • São José: 35 casos autóctones e 1 caso importado
  • Mato Grande: 34 casos
  • Fátima: 29 casos
  • Centro: 25 casos autóctones e 1 importado
  • São Luís: 9 casos
  • Brigadeira: 5 casos
Continuar a ler

Saúde

Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas tem novo endereço

Redação

Publicado

em

O Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas passa a atender na avenida Guilherme Schell, nº 6.184, onde funcionava o Centro de Atenção à Saúde da Criança.

De acordo com a prefeitura, o novo local oferece melhor estrutura, com um ambiente mais acolhedor e humanizado para pacientes e funcionários.

O foco do espaço são os cuidados ginecológicos e o planejamento familiar. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

As consultas e procedimentos são encaminhados através das Unidades de Saúde. Maiores esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3463-5881.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm