Comunidade
Feira de adoção de cães e gatos une ação social e educação
Alunos de administração do Acadêmico colocam em prática o que aprenderam na sala de aula
Por Bruno Lara
No sábado, 19, quem passava pela avenida Inconfidência se deparava com uma grande estrutura montada para atender a 2ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Centro Educacional O Acadêmico. Os alunos do curso de Administração, idealizadores e responsáveis pela ação, levaram cerca de 10 cães adultos, cinco filhotes e quatro gatos para serem adotados, além de palestras de conscientização dos responsáveis, entre outras atividades.
Daniele Avila, 23 anos, aluna há dois anos, é uma das gerentes gerais do evento. “Espero que tenhamos muitas adoções e fluxo de pessoas. Que o pessoal fique consciente. Que não adote e depois largue o animal”, afirmou durante o evento.
Para o responsável pela ação, André Hunter, 37 anos, que é professor de Administração há quatro anos no Acadêmico, se trata de uma atitude de transformação, tanto para os pets quanto para os estudantes. “O projeto tem dois objetivos: a causa animal, onde eu espero bastante adoção, doações e fazer boas vendas, já que todo o dinheiro é revertido em castrações. E o pedagógico, onde os alunos botam em prática o que aprendem na sala de aula e saem da mesmice. Eles conseguem se descobrir e isso d[a um gás para nós professores”, garante.
Uma das idealizadoras do projeto é a professora Claudia Azevedo, 42 anos, que saiu do Acadêmico em julho, mas voltou para ver o andamento do trabalho. Segundo ela, o objetivo sempre foi “fazer com que os alunos de administração botem a mão na massa. Pensamos sempre em causas sociais, asilos, creches. Neste evento, eles fazem a captação de patrocínio, marketing. Aqui cada um revela o seu dom dentro da área”, revela lembrando que a maior dificuldade é sempre a adoção de animais de grande porte.
Amanda Caroline Gonçalves, 19 anos, é ex-aluna a responsável pelo nome da feira. “No último semestre aqui fui para a faculdade de veterinária”, relata. Questionada sobre a estrutura, se orgulha. “Muito melhor do que no ano passado. Começamos pequenos, sem patrocinadores. Quando vimos toda essa estrutura, vimos que valeu muito a pena”, diz.
Um dos patrocinadores da ação foi Alcindo Bonatto, diretor da Nutrile Distribuidora, que tem sede no bairro Igara. Segundo ele, o mais importante é conscientizar aqueles que mais podem agir pelos que mais precisam. “Nosso trabalho, além de divulgar a marca, é ter uma aproximação com a sociedade e ensinar como adotar de forma responsável”, garante.
FOTOS:
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Educação1 semana atrás
Jovens gaúchos do Partiu Futuro Reconstrução participam de intercâmbio socioeducacional na Espanha
- Saúde1 semana atrás
Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida consumida fora do Estado
- Justiça1 semana atrás
Câmara de Canoas homenageia os 45 anos da OAB Canoas e reconhece atuação do presidente da seccional gaúcha
- Eventos1 semana atrás
Presença de Jayme Monjardim, Letícia Wierzchowski e Thiago Lacerda promete agitar Feira do Livro de Canoas na quinta