Educação
Canoas assina homologação para contratação de 500 monitores de inclusão na rede municipal

O prefeito de Canoas, Airton Souza, assinou na segunda-feira, 9, a homologação para a contratação de 500 monitores que irão atuar nas escolas da rede municipal de ensino. O ato ocorreu durante um evento de entrega simbólica de kits de uniformes escolares realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Longoni.
A contratação será realizada por meio de parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, responsável pela gestão dos profissionais. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) é de que os novos monitores passem a atuar nas escolas ainda no primeiro semestre de 2026.
Durante o ato, o prefeito comentou sobre a etapa do processo de contratação.
“Nós acreditamos muito na educação e sabemos da importância deste momento do processo em que a empresa vencedora começará a chamar os profissionais. Queremos que Canoas seja cada vez mais reconhecida como uma cidade que investe na educação inclusiva”, afirmou.
O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou a importância do reforço nas equipes escolares.
“A ampliação da equipe de monitores de inclusão é um passo importante para garantir que todos os estudantes tenham as condições necessárias para aprender e se desenvolver na escola”, disse.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, os profissionais exercem papel fundamental no atendimento aos alunos.
“A contratação de monitores é fundamental para garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. Esses profissionais desempenham um papel essencial ao oferecer apoio direto aos estudantes, contribuindo para que o processo de aprendizagem seja mais acessível, participativo e adequado às necessidades de cada aluno”, destacou.
A presença de monitores nas escolas tem como objetivo assegurar condições adequadas de acesso, permanência e participação de estudantes público-alvo da educação inclusiva nas atividades escolares, conforme as normas que regem o atendimento educacional especializado.
Na rede municipal, os monitores atuam oferecendo suporte em atividades de rotina escolar, mobilidade, mediação pedagógica e acompanhamento nas tarefas propostas em sala de aula. O trabalho é realizado em articulação com professores e equipes pedagógicas, buscando ampliar as condições de acessibilidade e participação dos alunos no ambiente escolar.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, após a formalização dos vínculos profissionais, os monitores serão encaminhados gradualmente às unidades escolares. A distribuição ocorrerá conforme o levantamento das demandas de inclusão apresentado pelas escolas da rede, com prioridade inicial para situações de maior necessidade comprovadas por documentação pedagógica ou laudos.
Educação
Uniforme escolar passa a ser obrigatório nas escolas estaduais a partir de 2026

O uso do uniforme escolar fornecido pela Secretaria da Educação (Seduc) será obrigatório para todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino a partir do ano letivo de 2026. A medida foi estabelecida por decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira, 16.
Com a nova regra, alunos que comparecerem às escolas estaduais sem o uniforme poderão ser questionados pelas equipes diretivas. Nesses casos, a família ou o responsável legal deverá apresentar uma justificativa para a ausência da vestimenta.
A obrigatoriedade também se aplica a atividades externas, como visitas oficiais, participação em eventos e viagens organizadas pelas instituições de ensino.
O decreto prevê que, em situações nas quais o estudante não possa utilizar o uniforme por algum motivo, poderão ser usadas roupas adequadas ao ambiente escolar e compatíveis com as atividades realizadas. Durante as aulas de educação física, por exemplo, as peças devem permitir a prática dos exercícios. Caso não seja possível utilizar a bermuda ou a calça do conjunto oficial, será permitido o uso de vestimentas semelhantes, desde que estejam de acordo com as normas da escola.
Casos de exceção
A norma estabelece algumas situações em que o uso do uniforme poderá ser dispensado ou adaptado. Entre elas estão:
estudantes que necessitem de adequações por motivos religiosos;
alunos com condições de neurodiversidade, como o autismo, quando houver hipersensibilidade aos materiais do uniforme e comprovação médica;
integrantes de povos tradicionais que utilizem vestimentas culturais específicas, mediante registro formal;
cursos técnicos que exijam equipamentos de proteção individual ou roupas específicas para atividades práticas;
alunos dos cursos Normal (aproveitamento de estudos) ou Subsequente;
estudantes de unidades da socioeducação, do sistema prisional ou das Escolas Tiradentes, que possuem trajes próprios;
instituições de ensino que ainda não tenham recebido os uniformes.
Solicitações de dispensa, substituição ou adaptação deverão ser encaminhadas formalmente à escola. O decreto também determina que alterações individuais que descaracterizem o padrão do uniforme não serão permitidas.
Alterações no uniforme
A comunidade escolar poderá solicitar a inclusão do nome da escola no uniforme, desde que siga critérios que serão definidos posteriormente pela Seduc. A mudança não poderá ser custeada com recursos públicos e a escola não poderá exigir que os estudantes adquiram a versão personalizada.
A distribuição dos uniformes continuará sendo gratuita e será realizada no início de cada ano letivo, diretamente nas instituições de ensino onde os alunos estão matriculados.
Educação
Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2026 seguem abertas até 17 de julho

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira, 14, e seguem abertas até as 23h59 de 17 de julho, no horário de Brasília. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior.Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), estão disponíveis 75,5 mil vagas para o segundo semestre deste ano. Ao todo, o Fies oferta mais de 112 mil vagas em 2026, incluindo oportunidades que não foram preenchidas em seleções anteriores.
Conforme o Edital nº 52/2026Edital nº 52/2026, podem participar os candidatos que realizaram qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, não zeraram a redação e não participaram do exame na condição de treineiro. Para contratar o financiamento, também é necessário comprovar renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Classificação
A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:
candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;
candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento;
candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;
candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento.
Resultado e lista de espera
O resultado da chamada única será divulgado em 30 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 31 de julho e 4 de agosto.
Quem não for convocado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera para o preenchimento das vagas remanescentes. As convocações dessa etapa ocorrerão entre 7 de agosto e 24 de setembro.
O processo seletivo também prevê a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinada a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% do valor das mensalidades, desde que os candidatos atendam aos critérios previstos no edital.
Os estudantes pré-selecionados pelo Fies Social com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ficam dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas deverão comparecer para a validação das demais informações. Caso sejam identificadas divergências na renda declarada, poderá ser solicitada documentação complementar.
Os candidatos inscritos nas vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social, deverão apresentar laudo médico com a identificação da deficiência e o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme previsto no edital.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior participantes. O programa é voltado a estudantes que atendem aos critérios estabelecidos em edital e busca ampliar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.
Educação
Inscrições para processo seletivo da Educação em Sapucaia do Sul encerram nesta terça-feira

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 da Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul se encerram nesta terça-feira, 14, às 12h. O processo é destinado à formação de cadastro reserva para contratações temporárias de profissionais da área da educação.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site: Clique aqui
O processo seletivo contempla oportunidades para diferentes funções da rede municipal de ensino, entre elas professor, agente educacional, secretário de escola e especialistas em educação.
Segundo a Prefeitura de Sapucaia do Sul, o edital completo e as demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis nos canais oficiais do município.

Animais6 dias atrásCâmara de Canoas aprova reajuste de R$ 350 para R$ 450 no Auxílio Protetor

Trânsito1 semana atrásNovo semáforo entra em funcionamento no cruzamento da Rua Henrique Stefani com Avenida Açucena, em Canoas

Clima1 semana atrásTemporais com rajadas de até 100 km/h devem atingir o RS a partir de quinta-feira

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS destaca regiões de maior preocupação em alerta laranja para risco de temporais, granizo e ventos fortes

Geral1 semana atrásPrefeitura de Canoas entrega sete boxes comerciais a empreendedores na Praça da Bíblia

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS apresenta nesta quarta-feira, em live, previsão meteorológica e hidrológica para os próximos dias

Defesa Civil7 dias atrásDefesa Civil de Canoas apresenta na Câmara panorama das condições climáticas

Eventos1 semana atrásFestival da Virada traz Borghetti, Benitez e Ledesma em evento gratuito em Canoas




























































