Conecte-se conosco

header-top



 




 

24/04/2024
 

Saúde

Graças Leaks: POMBOS NO FORRO: Forro contaminado não é retirado no Hospital Graças

Avatar

Publicado

em

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) recebeu um parecer referente ao seu forro e telhado. No diagnóstico, questões como o gotejamento da tubulação interna no quarto dos médicos; dejetos de pombos e pragas; e vãos abertos e desprotegidos entre telha e madeiramento foram observadas. A Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do Hospital, considerou que a colocação de um forro novo sem a retirada do antigo não foi a melhor solução técnica.
O Jornal O Timoneiro teve acesso a um parecer referente ao forro e ao telhado da UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças antes da obra. O documento, com três páginas, é assinado pela arquiteta Adriana Silva e pelo engenheiro civil Valdir Fiorentin da A3 Arquitetura e Engenharia. Com fotos mostrando a UTI e o forro, o documento expedido em 20 de janeiro deste ano segue sua avaliação através de um diagnóstico com quatro itens e sete considerações mais uma sugestão técnica.
A ABC, através da comissão de obras do seu conselho deliberativo, realizou vistoria nas obras no dia 19 de março de 2015. Estas foram executadas com recursos próprios e dotações orçamentárias oriundas do Governo do Estado. Consistiam na reforma da capela, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na recuperação do forro do corredor de circulação do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e UTI, e na reforma da emergência do Sistema Único de Saúde.

A empresa
Segundo seu site oficial, a A3 Arquitetura e Engenharia foi a responsável pelo projeto médico hospitalar no ano de 2011 no HNSG. Salienta em seu portfólio na internet que o projeto de 11.094,37 m² era a ampliação e reforma das unidades, os acessos e as fachadas. No diagnóstico anteriormente realizado, a empresa constatou que o “forro de gesso apresenta rachaduras, em virtude da fixação das guias das cortinas e dos dejetos de pombos e pragas abaixo do telhado”.
Em suas considerações, a empresa recomenda “a contratação de uma empresa que trabalhe com métodos de repelência, vedação e remoção;” “providenciar a limpeza do entre forro, a repelência e remoção dos dejetos;” “Fazer a vedação adequada, com a utilização de telas ou passarinheiras, nos vãos das telhas e reconstituição de madeiramento do beirado;” “A Fixação de espículas ou fios de nylon;” “Retirar o forro de gesso existente;” (o que não foi feito). “Abaixo das tesouras de madeira prender guias para a fixação de uma manta térmica que servirá de vedação” e “A fixação de novo forro de gesso e repaginação das luminárias, grelhas do ar condicionado e marcação de alçapões para manutenção.”
Na parte específica de sugestões técnicas, um desenho indicava a colocação de uma lona ou manta térmica fixada com ripas de madeira. Logo abaixo indicava o espaço da tubulação de ar condicionado (onde estão os desejos de pombos) e sugeria um forro de gesso.

Vistoria da ABC
Em duas páginas de texto corridos, um relatório da comissão de Obras do Conselho Deliberativo da ABC, representada por Alberto Matorelli, Guilherme Rocha e Roque Minella, salienta que a responsável pela obra é a Construtora SRC. Sobre a UTI, o documento diz que “constatou-se que para fazer-se a fixação do novo forro através de cabos metálicos, foi quebrado o forro antigo em vários locais e que a tubulação elétrica existente ficará sobre o que restou deste” e que “o piso da UTI estava com restos de obra e alguns buracos não havendo a colocação de uma lona para a devida proteção do mesmo”.
A respeito da recuperação do forro do corredor de circulação do CTI e UTI, diz que as chuvas de 04/03/15 provocaram o desabamento das placas de gesso e de luminárias do corredor de circulação. Referente à reforma da emergência do SUS, declara que o Sr. Carlos Eduardo informou que a mesma estava paralisada, para que fossem tomadas novas providências pela direção que recentemente assumiu o Graças. “A comissão deu por encerrada as vistorias, chegando a conclusão que as medidas tomadas na colocação de um forro novo de gesso acartonado sem a retirada do forro antigo não foi a melhor solução técnica a ser adotada” e assinalou que os responsáveis pela decisão, bem como os profissionais da empresa do centro de controle de infecções hospitalar e a direção do HNSG deverão ser chamados ao conselho deliberativo.

Agravo para a saúde
A presença de pombos ou de suas fezes é prejudicial para a saúde e pode causar muitas doenças que comprometem o sistema respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central. Em todos os casos a morte é certa por infecções de bactérias, fungos e vírus. A ingestão de alimentos contaminados, a inalação de poeira resultante de fezes secas de pombos ou a simples exposição do mesmo no ambiente pode gerar doenças como a criptococose, a histoplasmose, a salmonelose, além de dermatites e alergias.

Contrapontos
Procurados pela reportagem, os profissionais da A3 arquitetura e engenharia não quiseram se manifestar.
A Prefeitura confirmou que é responsável, junto com o Hospital, pela reforma e que o problema foi constatado em janeiro deste ano. “Ação conjunta da SMS/DVS com o HNSG, aonde foi detectado o problema imediatamente, no mesmo momento/imediatamente, iniciou-se a reforma da UTI. Estamos fazendo a reforma do forro, vedação do telhado e impermeabilização do forro (para evitar a entrada de pombos)”, disse a nota.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão entra em funcionamento no sábado

Redação

Publicado

em

O hospital de campanha que atenderá junto à UPA Boqueirão começa a receber pacientes a partir das 7 horas de sábado, 27. A estrutura, que começou a ser montada nesta terça-feira, 23, irá atender exclusivamente casos de sintomas compatíveis com a dengue, tais como:

  • Febre alta, acima dos 38,5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar.

Dessa forma, espera-se que usuários do SUS esperem menos tempo do que nas UPAs, e que esses locais sejam desafogados em vista da atual epidemia de dengue que também atinge Canoas, com mais de 2,7 mil casos já registrados em 2024.

A estrutura terá um funcionamento semelhante ao das UPAs, operando 24h por dia, de segunda a segunda. O local fará o acolhimento e triagem dos pacientes, e foi escolhido para diminuir a a quantidade de atendimentos na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. Após a abertura, o hospital de campanha funcionará por 90 dias.

Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a medida é uma importante resposta para o grande número de casos de dengue na cidade. “O Hospital de Campanha é uma medida fundamental. Também já foram colocadas em prática outras ações, como aumento de equipes médicas e ampliação das ações de pulverização, para garantir uma resposta efetiva contra a dengue”, frisou.

Continuar a ler

Saúde

Canoas passa dos 1,5 mil casos de covid-19 em 2024

Redação

Publicado

em

Apesar da epidemia de dengue que atinge o Brasil, e também Canoas, o coronavírus que causou uma pandemia global entre 2020 e 2023 ainda é uma preocupação. A doença, mesmo com as vacinas, ainda pode causar sequelas da chamada covid longa e até mesmo levar a óbito.

Em Canoas, desde o começo do ano, já foram 1.510 ocorrências de covid-19 e 17 mortes causadas pela doença. É necessário ficar atento aos sintomas, que incluem:

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Casos mais graves da covid podem trazer outros problemas, tais como:

  • dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório;
  • pressão duradoura no peito;
  • saturação de oxigênio no sangue menor que 95%;
  • coloração azulada na região dos lábios ou do rosto (cianose).

A vacinação para adultos, entretanto, está paralisada em várias regiões do Brasil. Novas remessas devem chegar ainda nesta semana, a o governo federal espera começar uma nova campanha de vacinação contra a covid em maio.

Continuar a ler

Saúde

Associação de Cachoeirinha será centro de referência do programa TEAcolhe

Redação

Publicado

em

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha – Pais e Amor e a Prefeitura de Cachoeirinha assinou nesta segunda-feira, 22, o convênio do TEAcolhe, programa do Governo do Estado que cria centros de referência para o atendimento das pessoas autistas. A partir de 3 de junho, autistas encaminhamos pela regulação do Estado passarão a ter atendimento de assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, musicoterapeuta, psicopedagogo e médico. Além de Cachoeirinha, serão atendidos pacientes de Gravataí e Glorinha.

Segundo a presidente da Pais e Amor, Cátia Medeiros, essa é mais uma grande conquista possível após a inauguração da sede da entidade, ocorrida em fevereiro. “O objetivo da associação é o trabalho de qualidade. Vamos continuar com os projetos que já realizamos para as mais de 400 famílias e agora também abrimos espaço para as cidades da região. O TEAcolhe não é um benefício para a associação, mas para a comunidade. Se depender de nós vai ser feito com a maior qualidade e amor.”

A Pais e Amor será responsável pela gestão dos atendimentos, mas os pacientes que serão atendidos serão encaminhados pela Central de Regulação do Governo do Estado. “Importante salientar que é um atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde), daqueles que passaram pelo atendimento nas unidades de saúde e aguardam na regulação do Estado. Vamos conseguir atender com qualidade aqueles que tanto precisam”, explica a secretária de Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier.

Atendimento especializado

O TEAcolhe terá uma equipe técnica exclusiva para o atendimento da microrregião. Silas Ferraz, fonoaudiólogo e coordenador técnico, explica que as equipes que trabalharão no programa estão em fase de contratação. “Quando recebemos o convite para sediar o TEAcolhe foi uma surpresa, mas é um desafio que é o nosso sonho. Ter este programa aqui na nossa sede vai abrir portas não só para a Pais e Amor, mas também para os atendimentos aos autistas. Quiçá sejamos, em breve, uma referência para a região”, almeja. O objetivo do atendimento no TEAcolhe é proporcionar para aqueles que já possuem o diagnóstico terapias, com prazo de duração definido pelos profissionais envolvidos.

O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, celebrou a chegada do programa à cidade.  “Entregar uma política de qualidade mexe com os nossos corações. Que sejamos em breve referência. É um momento muito especial para a nossa cidade”, completou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm