Conecte-se conosco

header-top


 






 

15/04/2025
 

Animais

Secretaria do Bem-Estar Animal realiza feira de adoção no domingo em Canoas

Redação

Publicado

em

Secretaria do Bem-Estar Animal realiza feira de adoção no domingo em Canoas

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal realiza no domingo, 23, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José), das 10 horas às 16 horas. Serão aproximadamente cem cães no abrigo, de responsabilidade da instituição à espera de novas famílias.

“Estamos na reta final do fechamento do Abrigo Palmira Gobbi. Os cães que não forem adotados em breve serão transferidos para a SMBEA, e nosso maior desejo é que todos possam ir diretamente para lares amorosos”, comenta a secretária Paula Lopes.

Para adotar é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista. A adoção deve ser responsável, garantindo que o interessado tenha condições e interesse reais de manter o animal, com espaço físico e estrutura adequados.

Animais

Campanha de adoção de cães em Canoas mobiliza ONG de São Paulo

Redação

Publicado

em

Campanha de adoção de cães em Canoas mobiliza ONG de São Paulo

A ONG Cão Sem Dono, de São Paulo, chegou a Canoas na quinta-feira, 10, e ficará até sábado, 12, para divulgar a campanha de adoção aos cães da enchente. A organização visitou os animais que estão sob os cuidados da Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), tanto na sede da SMBEA, quanto no abrigo Palmira Gobbi, para fotografá-los e organizar a divulgação da campanha.

Segundo o Presidente da ONG, Rafael Miranda “O nosso foco é a adoção. Hoje, a ONG Cão Sem Dono tem 20 anos, nós já doamos mais de 7 mil animais, mas a nossa maior dificuldade está em conseguir boas famílias, então a gente se propôs a vir aqui, iremos fotografar todos os cães e divulgar no nosso site para encontrar famílias dispostas a adotar. Queremos tentar tirar o maior número de bichinhos possível daqui”.

Rafael também explica que para adotar um cachorro é preciso passar por uma triagem de 3 etapas, em que irão checar se o adotante possui condições de adotar o animal e se o desejo de adotar não é motivado por impulso ou apenas emoção.

A última etapa da triagem passa pela Secretária Paula Lopes da SMBEA, que dará o aval final para a adoção. Após esse processo, a ONG irá organizar a entrega do cãozinho para a família, e em caso da família ser de outras cidades fora do Rio Grande do Sul, a ONG irá estudar a viabilidade da entrega também.

Os interessados em adotar podem entrar em contato com a Valéria da ONG, pelo WhatsApp (11) 95471-2195 ou pelo site da ONG Cão Sem Dono, que reúne todas as fotos dos animais disponíveis para adoção: https://www.caosemdono.com.br/.

Continuar a ler

Animais

Feira de Adoção de Animais resgatados na enchente em Canoas acontece nos dias 29 e 30 de março

Redação

Publicado

em

Feira de Adoção de Animais resgatados na enchente em Canoas acontece nos dias 29 e 30 de março

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal promove, nos dias 29 e 30 de março, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José). O evento acontece das 10 às 16 horas e contará com 96 animais resgatados da enchente de maio de 2024 que estão à espera de um novo lar.

“O foco da ação é impulsionar para que mais famílias visitem o espaço, o incentivo a adoção, o quanto é importante ter um cuida com os nossos dos animais”, comenta a secretária Paula Lopes.

Além disso, a Secretaria de Bem-Estar Animal presta assistência contínua a 310 caninos e 136 felinos, sendo que 35 estão aptos para adoção, e alojados 233 caninos.

A adoção responsável é uma oportunidade para proporcionar uma nova chance a esses animais, garantindo que eles encontrem um ambiente seguro e acolhedor.

Continuar a ler

Animais

Carreta circula por Porto Alegre e pede que Zaffari assuma compromisso de bem-estar animal

Redação

Publicado

em

Carreta circula por Porto Alegre e pede que Zaffari assuma compromisso de bem-estar animal

Uma carreta de LED está circulando pelas ruas de Porto Alegre, nesta semana, exibindo imagens impactantes sobre o sofrimento de porcas confinadas em gaiolas de gestação. A ação faz parte da campanha da ONG internacional Sinergia Animal, que pressiona o Zaffari a assumir um compromisso pelo fim da prática, já banida por concorrentes como Pão de Açúcar e St. Marche.

“Sem uma política para a sua cadeia de fornecimento, o grupo Zaffari permite que porcas grávidas passem praticamente suas vidas inteiras confinadas em gaiolas individuais, sem espaço sequer para se virar ou caminhar. Esse sistema de produção extremo causa intenso sofrimento físico e psicológico aos animais. Isso não pode ser ignorado”, explica Cristina Diniz, diretora da Sinergia Animal no Brasil.

Amplamente utilizadas na pecuária industrial, as gaiolas de gestação são um dos sistemas mais controversos da produção de carne suína. Tratam-se de estruturas estreitas de metal que mal ultrapassam o tamanho dos corpos dos animais, impedindo que dêem mais do que alguns passos para frente e para trás. Frequentemente, o confinamento prolongado leva porcas grávidas a desenvolverem problemas de locomoção ou comportamentos repetitivos para lidar com a frustração intensa, como morder as grades incessantemente.

A carreta irá percorrer a capital gaúcha entre os dias 19 e 21 de fevereiro, passando em frente a unidades do Zaffari e outros locais importantes como o Centro Histórico, o parque da Redenção e a Orla do Guaíba.

Além de três telões expondo a realidade das porcas, um alto falante convida pedestres a pedir que o Zaffari implemente padrões mais elevados de bem-estar animal. Ativistas da Sinergia Animal também se concentram em frente às unidades do Zaffari na cidade para distribuir panfletos e conversar com clientes da rede para conscientizá-los sobre a realidade da produção de carne suína.

“O Zaffari tem o dever de acompanhar as boas práticas do setor. O uso de gaiolas de gestação não foi banido apenas por seus concorrentes — essa é uma tendência global, já proibida no Reino Unido e em diversos países. Sem um compromisso para sua rede de fornecimento, o Zaffari não pode garantir que a carne suína vendida em sua rede atenda a padrões mínimos de bem-estar animal. Está na hora da empresa ouvir os consumidores e se posicionar de forma ética”, conclui Diniz.

A organização busca diálogo direto com o grupo Zaffari desde abril de 2024, propondo soluções viáveis para eliminar a prática da cadeia de produção da rede. Além de manifestações em Porto Alegre, a campanha conta com uma petição online e ações em São Paulo — incluindo uma com carreta semelhante, realizada em dezembro na capital paulista.

Sobre a Sinergia Animal

A Sinergia Animal é uma organização internacional que trabalha em países do Sul Global para diminuir o sofrimento dos animais na indústria alimentícia e promover uma alimentação mais compassiva. A ONG é reconhecida como uma das mais eficientes do mundo pela renomada instituição Animal Charity Evaluators (ACE).

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques