Conecte-se conosco

header-top







 

04/02/2026
 

Geral

Setenta anos de Esteio será comemorado com dois dias de festa

Redação

Publicado

em

Setenta anos de Esteio será comemorado com dois dias de festa

Para marcar os 70 anos do Município, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) está preparando uma festa de dois dias que promete levar milhares de pessoas ao Parque Galvany Guedes, no Bairro Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 505).

No dia 7 de março, uma sexta-feira, bandas e artistas esteienses começam a subir ao palco às 19 horas para o início dos festejos – elas serão selecionadas em edital a ser lançado em breve. Depois, será a vez do DJ Chapeleiro Maluco e seu show performático e, encerrando a primeira noite de evento, a banda Brilha Som promete colocar todo mundo pra dançar.

No outro dia, a festa começa mais cedo, às 14h, com apresentações das baterias das escolas de samba de Esteio e shows com artistas esteienses. Em seguida, será a vez da Banda San Marino, um dos maiores grupos de bailes do estado, embalar a multidão com clássicos como “Foto 3X4” e “Porto Alegre é Longe”, entre tantos outros sucessos nos bailões e oktoberfests do Rio Grande do Sul.

Para encerrar os dois dias de comemoração, o palco será tomado pela voz e pelo carisma da cantora Luiza Barbosa. A “Gauchinha do Brasil”, que ficou conhecida nacionalmente em 2019 ao ser finalista do programa The Voice Kids, da Rede Globo, vai fazer um show mesclando música gaúcha com sertaneja e clássicos do pop nacional.

A entrada para ambas as tardes/noites de festa é gratuita.

Missa católica e evento evangélico

As comemorações de aniversário de Esteio não são completas sem a tradicional missa campal no dia 28 de fevereiro, realizada no número 200 da rua que homenageia a data de emancipação do Município.

A celebração, que esse ano chega a 23ª edição, terá início às 18h e será presidida pelo padre Loivo Kochhann, pároco da Igreja Coração de Maria.

No dia 9 de março, a atividade é voltada para os evangélicos, mas, claro, aberta a esteienses de todas os matizes religiosos. Com saída às 16h da frente da Escola Gustavo Nordlund, no Bairro Olímpica (Rua Taquara, 765), a Marcha para Jesus vai percorrer um trecho de cerca de dois quilômetros até o Parque Galvany Guedes, onde, às 19h30min, o cantor carioca Israel Salazar, ex-vocalista da Banda Diante do Trono, fará um show com músicas gospel.

A emancipação

Esteio está completando 70 anos de emancipação política. Mas a história do Município começa em 1736, quando cerca de 450 km² de terras nas paragens do Cerro de Sapucaia são entregues pelo governo ao português Antônio Fernando de Souza. Passados 140 anos, os operários que trabalhavam na construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo formam junto aos trilhos um pequeno vilarejo na altura das terras da Fazenda do Areião, atravessada pela ferrovia.
Três fatores foram importantes para o crescimento do povoado no início do século passado: a inauguração da estação de trem, a construção de rodovias e a comercialização de lotes na região. Em 1948, Esteio passa à categoria de vila, entrando na década de 1950 com forte mobilização para a transformação em Município. As ações da comunidade resultam na redação, em 22 de novembro de 1952, da primeira convocação oficial do movimento pró-emancipação de Esteio, que pertencia, então, a São Leopoldo.A campanha leva a um plebiscito, em 8 de dezembro de 1953. Nele, a população decide pela opção de formar uma nova cidade. Assim, em 28 de fevereiro de 1955, em frente a Praça do Expedicionário (onde, então, começaria a funcionar a Prefeitura Municipal), o Município de Esteio é instalado, tendo Alécio Frainer (eleito em 1954) como primeiro prefeito.

Comemorações dos 70 anos de Esteio

Missa Campal
Quando: 28 de fevereiro, 18h
Onde: Rua 28 de Fevereiro, 200 – Parque AmadorFesta de aniversário
Quando: 7 e 8 de março
Onde: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto)
Programação:
Dia 7, a partir das 19h: Artistas locais, DJ Chapeleiro Maluco e banda Brilha Som
Dia 8, a partir das 14h: Escolas de samba, artistas locais, banda San Marino e Luiza Barbosa

Marcha para Jesus
Quando: 9 de março, 16h
Saída: Escola Gustavo Nordlund (Rua Taquara, 765 – Olímpica)
Chegada: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto)
Atração principal: Israel Salazar

Policial

Operações da Polícia Civil resultam na prisão de 31 agressores de mulheres no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Operações da Polícia Civil resultam na prisão de 31 agressores de mulheres no Rio Grande do Sul

Duas operações especiais, realizadas pela Polícia Civil em janeiro, colocaram foco nos agressores para coibir a violência de gênero, doméstica e familiar, reforçando a proteção às vítimas. A ação policial foi organizada em resposta aos episódios violentos que marcaram o início do ano no Rio Grande do Sul. Foram executados 30 mandados de prisão e uma prisão em flagrante, relacionados ao descumprimento de medidas protetivas de urgência e a novas ocorrências.

Juntas, as operações “Ano-novo, Vida Nova” e “Mulher Segura” mobilizaram mais de 400 agentes da Polícia Civil e terminaram com a prisão de 31 agressores.

Policiais civis e militares de todo o Estado estão preparados para o atendimento às vítimas e, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o tema vem sendo monitorado diariamente, como informou a secretária-adjunta da pasta, Adriana da Costa.

“Com apoio de todas as instituições ligadas à SSP e em parceria com outras secretarias, como a da Mulher e da Saúde, temos realizado o combate e a prevenção aos casos, mas a mudança de mentalidade depende também de conscientização. Por isso, são realizados programas de prevenção e educação, além de parcerias com outros órgãos. Esse é um problema de toda a sociedade”, afirmou.

Janeiro

Coordenada pelo Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) e realizada pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), a operação “Ano-novo, Vida Nova” foi desencadeada em 20 de janeiro e durou 24 horas, com ordens judiciais cumpridas em 53 municípios gaúchos. A ação envolveu 363 policiais e resultou na apreensão de quatro armas de fogo, além de munições.

Na quarta-feira, 28, foi realizada uma operação integrada com as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher de Porto Alegre. Durante a ação, três armas e munições foram apreendidas. Dois homens foram presos, um deles em flagrante.

Feminicídios

O Rio Grande do Sul registrou 11 feminicídios em janeiro de 2026. Embora outros crimes tenham sido reduzidos no Rio Grande do Sul, a violência contra a mulher é um desafio para toda a sociedade.

“O feminicídio e a agressão à mulher não são um problema contemporâneo. Infelizmente, esse tipo de crime está arraigado em nossa cultura machista, onde o homem pensa que é dono da mulher. Acredito que a sociedade está se transformando: nunca se discutiu tanto esse tema e com tanta disponibilidade de instituições públicas e privadas unidas para combater esse tipo de crime”, disse o diretor do DPGV, delegado Juliano Ferreira.

Reforço nas operações e no atendimento às vítimas

O trabalho policial é sistemático e será intensificado. Na sexta-feira, 30, Ferreira anunciou que o departamento instituirá, no início de fevereiro, a Equipe de Pronta Resposta, voltada ao atendimento rápido e qualificado das vítimas em locais de crimes relacionados aos grupos vulneráveis. A ação representa um avanço significativo na capacidade operacional do DPGV, ao garantir a presença de policiais em todos os locais de crime.

Inicialmente, o trabalho dessas equipes se intensifica na capital e, em breve, será expandido para todo o Estado. “Nos casos de feminicídio e outras ocorrências que envolvem esses grupos vulneráveis, teremos agentes especializados para o atendimento de diligências específicas, o que vai melhorar muito nossa capacidade de resposta às ocorrências e reduzir o tempo das investigações”, afirmou o delegado.

Ferreira destacou que a ação será repetida, com a checagem de cada uma das denúncias. “O trabalho é repressivo e preventivo. Outra frente em que nos emprenharemos cada vez mais é a qualificação do trabalho do policial. Os agentes que atendem às vítimas estarão cada vez mais preparados para as abordagens e irão colaborar para o fortalecimento da rede de proteção dessas mulheres. Outro ponto importante é trazer atores sociais diversos para a discussão sobre o machismo estrutural, como empresas públicas e privadas, envolvendo também os cidadãos, afinal, é preciso conscientizar a todos sobre a violência, que não é um problema de polícia, mas uma questão que envolve toda a sociedade”, ressaltou.

A diretora da Dipam, delegada Waleska Alvarenga, anunciou que em fevereiro será realizada outra operação especial para o combate à violência contra a mulher. A ação dará continuidade às estratégias do governo estadual para o enfrentamento dos feminicídios e da violência doméstica e familiar, com apoio das instituições vinculadas à SSP – Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias.

Canais de denúncia

Em caso de urgência, a Brigada Militar deve ser acionada pelo 190. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 ou pelo site da Delegacia Online.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Redação

Publicado

em

Durante uma ação de patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira, 28, a Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem descartando lixo e restos de obras em uma área de preservação ambiental no bairro Mato Grande. A ocorrência foi registrada no Loteamento Central Park.

O homem, de 39 anos, foi abordado pelos agentes e recolheu o material descartado de forma irregular. Ele informou que faria a destinação correta dos resíduos em um dos ecopontos do município. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, que lavrou um auto de infração ambiental. A multa pode ultrapassar R$ 1.100 e pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no período de até seis meses.

A Guarda Municipal realiza patrulhamento contínuo nos bairros de Canoas com o objetivo de prevenir e coibir irregularidades. A corporação também disponibiliza o telefone 153 para denúncias, com atendimento 24 horas por dia. Pelo número, a população pode informar situações como descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica, violência escolar, entre outras ocorrências. O anonimato é assegurado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, 29, em Novo Barreiro, no norte do Rio Grande do Sul. O crime é o 11º feminicídio registrado no Estado em 2026.

De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu por volta das 10h20, na localidade de Linha Jogareta, na zona rural do município, que tem cerca de 4,2 mil habitantes. A vítima, Marlei de Fátima Froelick, se deslocava com familiares até uma propriedade quando foi atacada.

Ao descer do veículo para abrir o portão do terreno, Marlei foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em uma área de mata próxima. O homem, que era companheiro da vítima, efetuou o disparo e não possuía antecedentes criminais.

Após o crime, o suspeito foi hospitalizado com ferimentos causados por arma branca e também por disparo de arma de fogo. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo. A polícia ainda não esclareceu como as lesões ocorreram.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões informou que a vítima havia registrado ocorrência e solicitado medidas protetivas de urgência à Justiça no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.

Na quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça concedeu a medida após recurso do Ministério Público. No entanto, o agressor ainda não havia sido comunicado oficialmente até a manhã desta quinta-feira, 29. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques