Literatura
Biblioteca Infantil celebra 13 anos de atividades com contação de histórias nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 18, a Bebeteca e Biblioteca Infantil celebrou o seu 13º aniversário. Localizada na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, a comemoração contou com atividades com a contadora de histórias Bárbara Catarina e apresentação da Professora Maluquinha. O espaço reuniu crianças das escolas municipais e também foi aberto ao público.

Foto: do Kelvin Oliveira PMC
Quem quiser retirar livros, destinado ao público de até 10 anos, precisa fazer um cadastro. Para isso, é necessário levar um documento, comprovante de residência e fazer uma contribuição anual de R$ 20, que é revertida na aquisição de publicações.
Funcionamento
A Bebeteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e está localizada na Rua Ipiranga, 105, Centro.

Literatura
Biblioteca do Sesc Canoas amplia acervo acessível com livros em braille

A biblioteca do Sesc Canoas reforça seu compromisso com a inclusão ao ampliar seu acervo com livros em braille, garantindo que mais pessoas tenham acesso à literatura de forma acessível. A iniciativa busca democratizar o conhecimento e promover a leitura entre pessoas com deficiência visual, oferecendo uma seleção diversificada de títulos voltados ao público infantil e infantojuvenil.
Entre as obras disponíveis, “O Mundinho Azul”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, aborda o desenvolvimento emocional na infância, enquanto “Nunca Conte com os Ratinhos”, de Silvana D’Angelo, trata de amizade e aprendizado por meio dos erros. “O Grande e Maravilhoso Livro das Famílias”, de Ros Asquith e Mary Hoffman, explora a diversidade familiar, e “Delícias e Gostosuras”, de Ana Maria Machado, conduz os leitores a uma viagem pelo universo da culinária.
O acervo também conta com títulos que destacam diferentes culturas e tradições. “As Panquecas de Mama Panya”, de Mary e Rich Chamberlin, transporta os leitores a uma vila africana, enquanto “Maracatu”, de Sônia Rosa, celebra essa tradicional manifestação cultural brasileira. “Era uma vez uma Gota de Chuva”, de Judith Anderson, apresenta uma narrativa poética sobre o ciclo da água, e “Histórias de Avô e Avó”, de Arthur Nestrovski, resgata memórias afetivas e o vínculo entre gerações.
A mais recente adição ao acervo é a edição em braille e fonte ampliada de “Lélia Gonzalez”, de Flávia Martins de Carvalho, que homenageia a trajetória de uma das intelectuais mais importantes do movimento negro no Brasil. “A leitura deve estar ao alcance de todos. Disponibilizar um acervo acessível é uma forma de garantir que mais pessoas possam se conectar com histórias, aprender e se emocionar”, afirma a Auxiliar de Biblioteca do Sesc Canoas, Bárbara Cristine da Silva Trindade.
Os interessados podem conhecer as obras disponíveis na biblioteca realizando o cadastro no SAC do Sesc Canoas. A unidade segue investindo na ampliação de seu acervo acessível e na promoção da leitura como ferramenta de inclusão e transformação social. Mais informações pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Literatura
Voluntários da ONG Doutorzinhos lançam livro Toc-Toc! Posso Entrar? na Feira do Livro de Porto Alegre

Liandra Castro é voluntária da ONG Doutorzinhos e coordenou, junto com uma equipe de professores e outros voluntários, a Comissão Organizadora do mais recente projeto: o livro “Toc-Toc! Posso Entrar?”.
Esse livro, de acordo com ela, reúne relatos e vivências de voluntários nos hospitais, narrando histórias reais e emocionantes que vivemos ao longo dos 18 anos de atuação da ONG, e foi lançada no dia 12/11, durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Toc, toc! Posso entrar?
O livro foi produzido de forma colaborativa por 35 voluntários da ONG, cada um contribuindo com suas habilidades profissionais e artísticas.
“É um marco para nós, pois representa a união de diferentes histórias e perspectivas sobre nosso trabalho nos hospitais”, ressalta Liandra.
ONG Doutorzinhos
A ONG Doutorzinhos foi fundada em 2006 por Mauricio Bagarollo e atua em hospitais de Porto Alegre e Região Metropolitana, incluindo o hospital da base aérea de Canoas, promovendo o riso, a arte e a cultura, contribuindo diretamente para o bem-estar de pacientes, familiares e profissionais da saúde.
“Nosso trabalho é uma ‘brincadeira muito séria’, e levamos a palhaçaria hospitalar com toda a dedicação, seguindo rigorosos processos de formação, controle de infecção e ética”, contou à reportagem.
Literatura
Mario Bertani lança o livro “Maria, uma história real de combate à má política”

O agricultor e advogado Mário Bertani, eventualmente escritor, lançará sua nova obra, “Maria, uma história real de combate à má política”, no dia 5 de dezembro, quinta-feira, das 17h às 21h, no Bistrô da Catedral, em Porto Alegre.
O livro oferece uma análise crítica da realidade política do Brasil, abordando questões como a pobreza e a corrupção que afetam a vida da população, detalhando em números os reais motivos que levam à atual situação.
livro
A narrativa gira em torno de Maria, uma faxineira em tratamento de câncer que nutre o sonho de proporcionar um futuro melhor às pessoas de seu bairro (o mais pobre da cidade). Dedica todo o esforço à sua filha, Daniela, uma estudante dedicada aos estudos de Filosofia, com objetivo de ensinar ética e moral, objetivando construir uma sociedade mais digna, principalmente na política.
A obra destaca também as dificuldades enfrentadas por cidadãos comuns “em meio à politicagem e à falta de ética na administração pública”, com ênfase especial na cidade de Espumoso, terra natal do autor.
Baseando-se em fatos verídicos, Mário Bertani relata a trajetória de Maria, incluindo sua candidatura à vereança de Espumoso: “a protagonista, com poucos recursos, se destacou por sua dignidade, ética e idealismo”.
O autor também narra como Maria lutou por melhorias nas áreas de saúde, habitação e emprego, mesmo enfrentando desafios pessoais ao viajar 80 km para sessões de quimioterapia.
Apesar de toda a sua dedicação e esforço, ela obteve apenas (0,27% dos votos), enquanto que o vereador adversário, de mesmo perfil, mas com suspeita de uso da máquina pública (dois processos investigativos) elegeu-se com 6,33% dos votos.
Para finalizar cita o paradoxo do Rio Grande do Sul: “nos orgulhamos dos grandes políticos, mas, na soma nacional, a classe é a culpada pela injusta e dramática situação do povo brasileiro”.
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Habitação6 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura e Simers fecham acordo para parcelamento de valores atrasados a profissionais de saúde
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira
- Cultura5 dias atrás
Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março
- Política5 dias atrás
Na Câmara, Busato cobra investigação sobre facilidade de acesso ao aborto ilegal no Brasil
- Saúde6 dias atrás
Médicos dos três hospitais de Canoas condicionam aceitar pagamento de dezembro em parcelas à quitação em dia das próximas remunerações