Literatura
Biblioteca Infantil celebra 13 anos de atividades com contação de histórias nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 18, a Bebeteca e Biblioteca Infantil celebrou o seu 13º aniversário. Localizada na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, a comemoração contou com atividades com a contadora de histórias Bárbara Catarina e apresentação da Professora Maluquinha. O espaço reuniu crianças das escolas municipais e também foi aberto ao público.

Foto: do Kelvin Oliveira PMC
Quem quiser retirar livros, destinado ao público de até 10 anos, precisa fazer um cadastro. Para isso, é necessário levar um documento, comprovante de residência e fazer uma contribuição anual de R$ 20, que é revertida na aquisição de publicações.
Funcionamento
A Bebeteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e está localizada na Rua Ipiranga, 105, Centro.

Literatura
Biblioteca Municipal de Canoas homenageia Luis Fernando Verissimo com exposição literária

A Biblioteca Municipal João Palma da Silva montou uma exposição em homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, que nos deixou no último dia 30 de agosto. As obras ficarão expostas até sexta-feira, 12.
A iniciativa faz parte de um projeto permanente da biblioteca, que realiza duas exposições temáticas por mês, sempre buscando valorizar autores, datas literárias e temas culturais.
A bibliotecária Andreia Knob destacou a importância do autor na história da literatura brasileira: “Todas as obras expostas estão disponíveis para empréstimo e servem para que todos possam contemplar o legado desse grande autor”, afirmou.
Autor de mais de 80 livros, Luis Fernando Verissimo foi um dos escritores mais populares do Brasil, com presença marcante na imprensa e reconhecimento nacional e internacional.
Com uma escrita leve, irônica e bem-humorada, transitou entre a crônica, o conto, a ficção e o humor gráfico, conquistando leitores de diferentes gerações.
Filho de Érico Verissimo, estreou em 1969 e construiu uma carreira sólida, premiada com a Ordem do Mérito Cultural (1996), o título de Intelectual do Ano da União Brasileira de Escritores (1997), além de distinções internacionais como a escolha de The Club of Angels pela New York Public Library (2003) e o Prix Deux Océans do Festival de Biarritz (2004).
Literatura
Jovem com paralisia cerebral lança livro e transforma diário em relato de superação

Mesmo após médicos afirmarem que não conseguiria aprender a ler, o jovem baiano Rafael Sousa, de 25 anos, lançou seu primeiro livro. Morador de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia, ele transformou seu diário em obra publicada com apoio da Lei Paulo Gustavo.
Intitulado O Diário de Rafael, o livro reúne memórias, reflexões e relatos de superação. A iniciativa nasceu a partir dos registros pessoais que Rafael mantinha sobre suas dificuldades e conquistas. Com o tempo, percebeu que seus escritos poderiam servir de inspiração para outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes.
Segundo a mãe, Rosângela Sousa, o diagnóstico de paralisia cerebral veio após uma série de exames que indicaram dificuldades de aprendizagem. “Os médicos chegaram a dizer que ele dependeria de mim por toda a vida”, contou em entrevista à TV Sudoeste.
O lançamento da obra ocorreu em maio deste ano e, desde então, Rafael tem participado de entrevistas e palestras em escolas da região. Para ele, a publicação representa um milagre e uma forma de encorajar outras famílias.
O psicólogo Fabrício Souza avalia que a obra é relevante não apenas para pessoas com deficiência, mas também para a sociedade em geral, ao ampliar a compreensão sobre inclusão e resiliência.
Literatura
Canoense Carolina Torma Moraes Pozzo apresenta literatura para públicos atípicos

A canoense Carolina Torma Moraes Pozzo, professora da rede municipal de Canoas, autista com diagnóstico de suporte 1 e com altas habilidades, é autora dos livros “Desvendando o Autismo: Uma Jornada de Autodescoberta e Crescimento”, uma obra autobiográfica intensa e reflexiva, e “A Melodia de Rebeca”, um livro juvenil que narra a história de uma menina autista apaixonada por música que enfrenta o desafio de esconder quem é para ser aceita.
Ambos os livros têm como protagonistas pessoas neurodivergentes e foram escritos com o objetivo de representar quem raramente se vê como herói nas páginas da ficção: autistas, pessoas com altas habilidades, sensíveis, intensas e únicas. Suas obras não são apenas para o público neurodivergente, mas também para todos que desejam compreender e sentir mais sobre o universo da inclusão, com sensibilidade, emoção e coragem.
Os livros estão disponíveis para venda na plataforma UICLAP:
A Melodia de Rebeca – https://loja.uiclap.com/
Desvendando o Autismo – https://loja.uiclap.com/
Instagram: @carolinatormapozzo
- Cultura6 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça1 semana atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos1 semana atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Cultura6 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Habitação6 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Oportunidade1 semana atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Eventos6 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas homenageia Érico Veríssimo e terá presença de Tiago Lacerda
- Geral7 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional