Economia
CICS LANÇA CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE CANOAS 2024

A PEDIDO – PUBLICAÇÕES LEGAIS
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CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE CANOAS 2024
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas – CICS trabalha há quase 85 anos pelo desenvolvimento econômico e social do Município, tendo como principal bandeira o estímulo ao empreendedorismo, por entender ser o único caminho para o bem-estar da população de forma sustentável, com a geração de emprego, renda e arrecadação de impostos. Desde sua instalação, o Município enfrentou muitos desafios, destacando-se, nos últimos anos, a pandemia de Covid-19, que fechou as atividades econômicas e dificultou a subsistência de pessoas e empresas, e a enchente de maio de 2024, que atingiu toda a região oeste de Canoas e parte do Bairro Niterói, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 12 bilhões, atingindo milhares de empresas e desabrigando mais de 150 mil pessoas, além de 31 mortes confirmadas.
No atual contexto de necessária recuperação pós enchente e com cenário de previsão orçamentária municipal deficitária, a CICS Canoas apresenta aos Candidatos a Prefeito no pleito de 2024 propostas e demandas como contribuição à retomada econômica e social do Município.
I – DESENVOLVIMENTO e RECUPERAÇÃO ECONÔMICA
- Redução da burocracia: A complexidade e o custo de cumprir com as obrigações fiscais e regulatórias podem ser um grande obstáculo. Sugere-se, simplificar processos regulatórios e fiscais para reduzir o tempo, evitar retrabalho e o custo de conformidades, com integração entre os sistemas.
- Aprimoramento da regulamentação da Lei de Liberdade Econômica: O Decreto 367/2019 deve ser complementado visando a maior efetividade na desburocratização para emissão de alvarás. É necessário revisar todo o processo administrativo, buscando semelhança ao de Porto Alegre, mais digital. Em Canoas, há envio repetitivo de documentos, por requisição em fases distintas, etc.
- Acesso a crédito: pequenos negócios enfrentam dificuldades para obter financiamento devido a garantias exigidas e altas taxas de juros. Superado o momento do socorro emergencial, sugere-se a retomada, ainda no primeiro trimestre de 2025, do Programa Juro Zero, em que os juros dos empréstimos tomados pelas pequenas empresas sejam pagos pelo Município. A medida permitirá a sobrevivência de negócios, com manutenção da atividade econômica.
- Educação Empreendedora: Há falta de acesso a programas de capacitação que ajudem os empreendedores a melhorar suas habilidades de gestão e operação. Sugere-se estruturar cursos de formação de mão de obra e capacitação para empreendedores, em parceria com entidades empresariais e universidades, com foco em gestão, marketing e inovação. Promover capacitações, cursos, consultorias e mentorias para pequenos negócios localizados nos bairros de Canoas.
- Educação financeira nas escolas públicas: Sugere-se implementar educação financeira nas escolas para formação das crianças e adolescentes, para ensinar responsabilidade sobre os próprios recursos, bem como formar melhor mão de obra.
- Infraestrutura: Deficiências na infraestrutura local, como transporte e internet, podem afetar negativamente os negócios. Sugere-se implementar melhor sistema de integração de transporte público, para agilizar o deslocamento e reduzir custos, e analisar viabilidade da validade diária da passagem. Com relação à internet, a intermitência e a baixa velocidade têm afetado o bom desempenho dos negócios, e deve ser foco de atenção como item de infraestrutura local. Ainda, é necessário diligenciar junto à RGE para a reorganização da fiação existente nos postes, a fim de reduzir a poluição visual e os riscos para a população, mantendo todos os serviços em funcionamento.
- Incentivos Fiscais: Oferecer incentivos fiscais para empresas que adotem práticas sustentáveis e inovadoras. Reduzir, provisoriamente, a carga tributária (IPTU e ISS) para empresas instaladas na região de alagamento, a fim de estimular a retomada econômica local.
- ISS: O tributo aplicado por profissional em Canoas é, provavelmente, o mais caro do RS. Deve ser reduzido substancialmente para atrair prestadores de serviços. Ex.: Canoas R$ 841,94 x POA R$ 192,81 (para contadores).
- Apoio a Redes de Negócios: a) Promover a criação e o fortalecimento de redes de apoio e parcerias entre pequenas empresas. b) Promover programas de incentivo à profissionalização e ao empreendedorismo; c) Implementar o Programa Minha Primeira Empresa, que tem o objetivo de apoiar, capacitar e acompanhar empreendedores em fase inicial.
- Destinação de maior volume de recursos financeiros para as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Segurança Pública: As SMDETI e SMSPC são os mais importantes órgãos para o desenvolvimento econômico, atração de investimentos e, por consequência, geração de empregos, renda e arrecadação. Nesse sentido, a participação dessas Secretarias na distribuição do orçamento deve ser aumentada para que tenhamos, efetivamente, a esperada recuperação econômica.
II – DESENVOLVIMENTO URBANO
O desenvolvimento econômico e social, via de regra, sucede um bom planejamento e desenvolvimento urbano, razão pela qual, especialmente neste momento de necessária retomada e reocupação pós enchente, são imprescindíveis estímulos aos investimentos, especialmente com redução da burocracia. Apontam-se as seguintes medidas de estímulo à reconstrução e retomada:
- Retrofit: Inovar, na legislação, para viabilizar projetos de recuperação de prédios residenciais e comerciais, com a retomada de obras paradas, bem como oferecer condições especiais para a revitalização de prédios em regiões de interesse público, como o Centro Histórico e a recuperação da BR116 e da Av. Guilherme Schell. Dentre as condições especiais, podem ser adotadas para viabilizar o investimento: isenção do ITBI para o investimento, isenção de IPTU durante o período de obra, isenção de ISS para determinadas atividades de interesse público exercidas no prédio recuperado (cultura, educação, saúde, por exemplo). Os projetos podem ser previamente aprovados pelo Município para receber os benefícios fiscais e atrair os investimentos, recuperando e revitalizando prédios abandonados, aumentando a segurança pública, valorizando a cidade sob o aspecto ambiental e paisagístico, e atraindo empresas e empregos.
- Dispensa de vistorias de habite-se. Como regra, o habite-se deve ser autodeclarado pelo responsável técnico da obra, com o objetivo de destravar os processos e acelerar o retorno do investimento aos empreendedores. Caberá ao Município realizar a fiscalização a qualquer tempo, querendo.
- Integração e unificação dos sistemas de acompanhamento de processos administrativos. Atualmente, a SMDUH (e talvez outras Secretarias) opera com três sistemas além dos processos físicos, gerando muita lentidão nas tramitações.
- Redução nas alíquotas de IPTU. As alíquotas progressivas, especialmente, afastam investimentos na cidade.
- Melhorias do atendimento das concessionárias CORSAN, RGE e METROSUL. Necessário que o executivo municipal ajuste com as concessionárias medidas que visem a implementação para pessoas jurídicas de processos digitais em sua totalidade, destinando o atendimento presencial apenas para situações excepcionais.
- Processo de Aprovação e Regularização por meio de Projetos Simplificados. Aprovação de obras até 300m² através de prancha única com a localização (idêntico a POA), tabelas de áreas em atendimento ao regime urbanístico. Tal medida objetiva reduzir a fila de projetos e, por consequência, agilizar a análise dos demais empreendimentos e projetos de desenvolvimento urbano da cidade.
- Revisão do CÓDIGO DE OBRAS visando a sua simplificação. Utilização de Prancha única para abertura do processo e licenciamento, semelhante ao processo simplificado, depois os responsáveis têm o período de obra para fornecimento dos demais projetos e documentos complementares. Sendo que estes seguem sendo requisitos para o Habite-se futuro.
- ISSQN: A aferição do imposto deve ser independente da fiscalização do Habite-se e da interligação de sistemas, podendo ser solicitado pelo proprietário a qualquer momento e anexado ao processo principal.
- Altura de edificações – V COMAR: A altura limite para edificações deverá ser claramente definida e inserida no geocanoas/alinhamento, informando as restrições em cada imóvel. Solicitações individuais de análise por projeto, além de gerar insegurança à viabilidade do empreendimento, costumam demorar.
- Manutenção de classificação de IPTU para demolição de prédios abandonados/desocupados. É bastante comum que prédios desocupados sejam foco de invasão, furto, consumo de drogas e práticas de outros crimes, além de acumular despejo de lixo, descartes e outros potenciais danos ambientais, e apresentar risco de desabamento. A demolição de prédios abandonados não ocorre, muitas vezes, para evitar o reenquadramento do IPTU de predial para territorial, implicando no disparo da alíquota (terreno baldio). O melhor exemplo é o prédio abandonado da antiga Cautol/Metrovel/Guaibacar, cartão postal negativo da cidade. Sugerimos que seja possível solicitar autorização para manter a alíquota de IPTU existente pelo prazo de até três anos e promover a demolição do prédio para a segurança da comunidade, havendo o reenquadramento automático do IPTU no final do prazo ou, a qualquer momento, se houver venda ou destinação do imóvel para qualquer atividade.
III – MOBILIDADE URBANA
O crescimento populacional e o acelerado desenvolvimento urbano de Canoas demandam um estudo técnico de mobilidade urbana, sendo importante a análise de:
- instalação de ciclovias, especialmente nos bairros;
- ajuste das mãos de direção das vias no centro da cidade e nas principais dos bairros
- implantação de estacionamento rotativo no centro da cidade e nos centros comerciais dos bairros;
- licitação do transporte público.
IV – SEGURANÇA PÚBLICA
A segurança pública é primordial para atrair investimentos e a manutenção de empresas e empregos na cidade. Seguem as seguintes sugestões:
- O PISEG – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública, do governo do RS, permite o direcionamento de parte do ICMS diretamente para projetos locais, destinados às forças policiais com atuação no Município, inclusive à Guarda Municipal. Propõe-se que o valor equivalente ao fomento às ações de prevenção (10%) seja antecipado pelo caixa da empresa participante do PISEG, com possibilidade de compensação de tributos municipais em exercício fiscal do ano seguinte. Vale destacar que dez vezes o valor compensado virá como investimento direto no aparelhamento da área da segurança pública por meio do PISEG e que os 10% (valor compensado) serão investidos em programas de prevenção e educação, especialmente nas escolas públicas do Município.
- Criação do “PISEG MUNICIPAL”, com direcionamento de parte do ISS a pagar para investimento na área da segurança pública, via repasse ao CONSEPRO – Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Canoas, para conserto de viaturas, aquisição de mobiliário e manutenção predial, limitado a 10% do imposto devido por cada contribuinte e com teto anual de receita do programa a ser estipulado pelo Município.
- Ampliação e manutenção da iluminação pública eficiente em vias e praças é medida que contribui para a melhoria da segurança pública.
V – INOVAÇÃO
Os desafios socioeconômicos demandam soluções, não apenas em tecnologia, mas na inovação em boas ideias, processos, serviços, políticas públicas e legislação mais clara, eficiente e favorável ao empreendedor, simplificando a burocracia e promovendo incentivos fiscais para atração de investimentos e geração de empregos, renda e arrecadação. Com esse objetivo, apontam-se as seguintes sugestões:
- Inovação na gestão pública. Adoção de plataformas digitais para a gestão de serviços, digitalização dos processos internos de secretariais, especialmente a de Desenvolvimento Econômico e reestruturação do Escritório do Empreendedor.
- Criação de Lei de inovação para Canoas. Visando estimular a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação dentro do município, promovendo a integração entre o poder público, as universidades, os centros de pesquisa e as empresas locais deve ser editada lei com tais fins, considerando:
- Incentivos Fiscais: Reduções de impostos municipais, como ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas que investirem em inovação e pesquisa.
- Parcerias Público-Privadas (PPP): Facilitação de parcerias entre o setor público e empresas privadas para o desenvolvimento de projetos tecnológicos e inovadores.
- Criação de Fundos de Inovação: Estabelecimento de fundos municipais para financiar startups, pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias que possam beneficiar a cidade.
- Apoio a Startups e Empreendedores: Implementação de programas de incubação e aceleração para startups locais, oferecendo suporte técnico, financeiro e legal.
- Incentivo à Educação e Capacitação: Parcerias com universidades e centros de pesquisa para promover cursos, workshops e treinamentos focados em tecnologia e inovação.
- Transferência de Tecnologia: Promoção de acordos entre universidades e empresas para a transferência de tecnologia desenvolvida em âmbito acadêmico para o setor produtivo.
- Infraestrutura para Inovação: Investimento em centros de inovação e hubs criativos que proporcionem um ambiente favorável para o desenvolvimento de projetos inovadores.
- Regulação e Marco Legal: Definição de um marco legal que permita a criação de políticas públicas de inovação de forma integrada com as legislações estaduais e federais.
Exemplos de Cidades com Leis de Inovação:
- São Paulo: Lei nº 16.521/2016, estabelece medidas para fomentar a inovação, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico na cidade.
- Belo Horizonte: Possui uma política de inovação consolidada, com a criação de fundos e incentivos fiscais para empresas que invistam em inovação.
3. Parque Canoas de Inovação (PCI). Canoas possui um parque industrial com potencial para colocar o Município no mapa da inovação nacional e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento econômico e social de forma sustentável, com grande geração de empregos, renda e arrecadação. Estima-se que o PCI tenha capacidade para 90 empresas, podendo gerar 10 mil empregos diretos e acrescentar mais de 15% no PIB de Canoas. No entanto, desde 2018, apenas três empresas se instalaram no PCI.
Há seis anos sem investimento em infraestrutura e sem a instalação de novas empresas, se faz necessária a adoção de governança da iniciativa privada, por meio de PPP, com ênfase nos seguintes pontos:
- PPP para infraestrutura: arruamento, saneamento, energia e telecomunicação, e para a construção de pavilhões industriais/comerciais, inclusive por meio de Built to Suit (BTS);
- Gestão privada do Parque: para atrair novas empresas e startups; fomentar o ecossistema de inovação, em parceria com universidades e ICTs locais; qualificar e captar talentos; gerar emprego e renda.
- Promover leis de incentivos fiscais, econômicos, imobiliários e especiais aos empreendimentos que se instalarem no PCI.
- Resolver a questão do datacenter: ou se finaliza a obra e inicia a operação, ou se devolve a área para que outra empresa possa utilizá-la de forma produtiva, gerando emprego, renda e arrecadação ao Município.
VI – SAÚDE
Canoas tem gestão plena de saúde, portanto deve prover atendimento integral à saúde da população. Qualquer ação no segmento de saúde precisa de médio a longo prazo para efetivamente mostrar seus resultados. A gestão em saúde é extremamente técnica e requer conhecimento específico e responsabilidade. Entretanto, vivenciamos uma série de problemas na saúde pública de Canoas, diretamente relacionadas à gestão. Entendemos que a Saúde deve ter um Política de Estado, e não de Governo. Nesse sentido, propomos o seguinte:
- Realizar um planejamento da saúde do município e registrá-lo formalmente como uma Política de Estado, com indicadores e ações, permitindo a resolutividade, programação e controle por parte dos entes fiscalizadores, incluindo o Conselho Consultivo da alínea d, abaixo.
- Criar um ecossistema eficiente e ágil, envolvendo saúde Primária (básica), Secundária (especializada) e Terciária (Hospitais) que se comuniquem, com a elaboração de protocolos e índices de resolutividade e qualidade de atendimento.
- Contratar para a gestão dos Hospitais, gestores técnicos capacitados em administração hospitalar, sem vinculação político partidária.
- Criar um Conselho Consultivo, integrado por profissionais indicados pela sociedade, composto por vários membros, incluindo, obrigatoriamente: Médico + Enfermeiro + Administrador + Advogado + Financista + Cidadão, cabendo a esse Conselho monitorar as ações e funcionamento da área da Saúde, incluindo adequação de verbas destinadas aos hospitais.
- Retornar com a passada vocação de resolutividade para cada um dos hospitais, sem superposição de serviços, objetivando eficácia de atendimento e de aplicação de recursos.
VII – PROTEÇÃO CONTRA CHEIAS
Canoas foi uma das cidades mais afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio. As águas transbordaram sobre os diques da região oeste, que romperam nos Bairros Rio Branco e Mathias Velho, e também avançaram sobre bairros desprotegidos por diques, como São Luís e Mato Grande.
É certo que apenas a completude dos diques e seu reforço estrutural darão confiança à população e às empresas para a reocupação definitiva da região oeste. Obras acessórias como casas de bombas, sistema de drenagem, bacias de amortecimento, cestos coletores de resíduos em bocas de lobo, são apenas complementares e ineficazes sem uma linha de defesa confiável, caracterizada por diques contínuos em altura eficiente e com estrutura sólida. Ao mesmo tempo, o desassoreamento dos rios é medida que deve ser cobrada e implementada, de forma emergencial, do Governo do RS.
Ainda, para viabilizar a adoção de medidas técnicas, efetivas e eficazes, propomos a contratação de empresa especializada que elabore plano de intervenções e ações de curto, médio e longo prazo para mitigação das inundações em Canoas.
VIII – EDUCAÇÃO
A Educação é fundamental para a formação de crianças e adolescentes, com foco na apreensão de conhecimentos, consolidação do caráter, valorização da independência e autonomia do indivíduo pela aquisição de capacidade laboral e empreendedora. Com esse propósito, sugere-se as seguintes iniciativas:
- Adoção do Programa Escola Sem Partido, a fim de impedir a doutrinação ideológica nas escolas e priorizar a transmissão do conhecimento científico, conforme a legislação em vigor. Visa preservar o adequado desenvolvimento das crianças e adolescentes, preservando de políticas impróprias como a ideologia de gênero, sexualização precoce, entre outras. O interesse das crianças deve ser direcionado ao conhecimento e à formação do caráter, com base em valores como respeito, disciplina, honestidade, responsabilidade, dignidade, independência.
- Compra de vagas em escolas particulares. O programa já existe e deve ser ampliado para todos os níveis. A adoção desse sistema é mais barato, eficiente e benéfico para a cidade. O custo de uma vaga na escola privada é mais baixo do que o de uma escola pública, considerado todo o aparato estatal, previdência, etc. A qualidade das escolas privadas é, em média, superior a das escolas públicas, valendo destacar que a inserção de alunos de menor poder aquisitivo em escolas pagas confere verdadeira inclusão social. A compra de vagas pela Prefeitura, além de ter a capacidade de suprir qualquer demanda, movimenta a economia local, com geração de empregos, renda e arrecadação de tributos.
- Criação de Escolas Cívico-Militares, com gestão compartilhada entre educadores e militares em escolas públicas, que incrementa a gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e medidas disciplinares. A medida aumenta o controle do ambiente escolar e desperta o sentimento de responsabilidade no aluno.
IX – FÓRUM DAS ENTIDADES
A CICS, na qualidade de associada fundadora do FÓRUM DAS ENTIDADES DE CANOAS, está engajada no desenvolvimento de projeto que visa a obtenção de uma Certificação por uma Canoas Sustentável e Resiliente, por meio de um movimento multissetorial, intersetorial e interfederativo, catalisado pela Sociedade Civil. A ambição é transformar a cidade numa referência internacional por ser a primeira cidade certificada no Brasil, bem como um polo de finanças verdes do País.
A reconstrução da cidade ocorrerá através do alcance dos 5 objetivos:
- Promover práticas de conservação ambiental, uso eficiente dos recursos e a redução do impacto ambiental;
- Garantir o protagonismo e participação ativa da comunidade;
- Mobilizar recursos financeiros, materiais e humanos de diversas fontes (finanças sustentáveis);
- Implementar tecnologias e soluções de cidade inteligente para gestão urbana;
- Promover a recuperação e o crescimento econômico local.
É fundamental o apoio do Poder Público ao Fórum das Entidades nessa iniciativa, que buscará recursos e soluções para Canoas, sem custo para o Município.
X – CONCLUSÃO
Canoas é uma cidade de economia pujante e povo empreendedor. Agora, mais do que nunca, precisa de mecanismos e incentivos para a retomada das atividades empresariais e atração de novos investimentos. A recuperação da confiança é o primeiro passo. Não haverá melhoria econômica com mais impostos e burocracia. O momento é de favorecer os investimentos.
As medidas sugeridas nesta Carta têm impacto econômico e social de curto a longo prazo e pretendem contribuir com a recuperação e o desenvolvimento da Cidade.
Os Candidatos ao Executivo Municipal devem sopesar as propostas arroladas para que, dentro de sua competência, possam usá-las em benefício de Canoas.
Canoas, 24 de setembro de 2024.
Shirley Dilecta Panizzi Fernandes
Presidente CICS Canoas
André Broch Guindani
VP de Relações Institucionais
Aline Blank Fagundes
VP de Rel. com o Associado
William Edward Bond
VP de Indústria
Cristina Mendonça
VP de Projetos e Convênios
Dautro Ribeiro
VP Administrativo-Financeiro
Diara Tavares
VP de Eventos
Gerson Untertriefallner Costa
VP de Serviços
Janaína Sousa
VP de Núcleos
Jerri Bertoni Macedo
VP de Segurança Pública
Maria Isabel Bodini
VP Jurídico
Viegas Maria Regina Ronchetti
VP de Saúde
Marisa Junqueira
VP Comunitário
Patricia Godoy
VP de Pequenas, Micro e MEIs
Paula Hagel
VP de Patrimônio
Régis Sell Haubert
VP de Inovação e Tecnologia
Renan Zancanaro
VP de Des. Urbano
Manoel Renê Mesquita
VP de Transporte e Logística
Vanessa Klein
VP de Comércio
Viviane Carvalho
VP de Comunicação e Marketing
CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS
A PREFEITO DE CANOAS 2024
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas – CICS trabalha há quase 85 anos pelo desenvolvimento econômico e social do Município, tendo como principal bandeira o estímulo ao empreendedorismo, por entender ser o único caminho para o bem-estar da população de forma sustentável, com a geração de emprego, renda e arrecadação de impostos. Desde sua instalação, o Município enfrentou muitos desafios, destacando-se, nos últimos anos, a pandemia de Covid-19, que fechou as atividades econômicas e dificultou a subsistência de pessoas e empresas, e a enchente de maio de 2024, que atingiu toda a região oeste de Canoas e parte do Bairro Niterói, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 12 bilhões, atingindo milhares de empresas e desabrigando mais de 150 mil pessoas, além de 31 mortes confirmadas.
No atual contexto de necessária recuperação pós enchente e com cenário de previsão orçamentária municipal deficitária, a CICS Canoas apresenta aos Candidatos a Prefeito no pleito de 2024 propostas e demandas como contribuição à retomada econômica e social do Município.
Canoas, setembro de 2024.
Shirley Dilecta Panizzi Fernandes
Presidente da CICS Canoas
Economia
Prefeitura de Canoas anuncia que em abril pagamento de benefício do Aluguel Social será no dia 22

A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Canoas informa que o pagamento referente ao Aluguel Social, normalmente até o dia 20 de cada mês, ocorrerá, em abril, no dia 22 (terça-feira). A mudança se dará em virtude dos feriados de Páscoa e o Dia de Tiradentes, que será nesta segunda-feira, 21. O benefício será repassado, portanto, no primeiro dia útil seguinte.
“A documentação será encaminhada na quarta-feira, 16, mas como dia 20 é domingo e segunda-feira é feriado, por questões bancárias, o pagamento aos 1249 beneficiários será na terça-feira”, explicou a diretora de Habitação da secretaria Gabriela Moureira. A partir do próximo mês, o procedimento volta ao normal.
O Aluguel Social de Canoas é um benefício concedido para famílias que aguardam a construção ou aquisição de imóveis definitivos após as enchentes de maio de 2024. São R$ 1 mil reais mensais em doze meses (R$ 600 da Prefeitura e R$ 400 do governo do Estado).
Economia
BRDE Labs RS divulga startups vencedoras da edição de 2024 do programa

Em evento que contou com a presença do governador Eduardo Leite, foram conhecidas, nesta quinta-feira, 3, as quatro startups vencedoras do BRDE Labs RS 2024, programa realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A grande vencedora é a Protege Química, startup de Santa Cruz do Sul criadora de um creme protetor de nicotina para promover saúde e segurança ocupacional para fumicultores.
A inciativa está em sua quinta edição – sendo a quarta executada pela Universidade Feevale por meio do Feevale Techpark.A novidade nesta edição foi que, além dos quatro grandes vencedores, todas as outras 10 startups concluintes do ciclo de aceleração receberam uma premiação de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 230 mil em prêmios.
Na oportunidade, o governador ressaltou a contribuição do BRDE Labs para fomentar a inovação e impulsionar o ecossistema de startups no Rio Grande do Sul e em toda a região Sul. “É uma iniciativa que não apenas premia startups promissoras, mas também as acelera, conectando empreendedores, investidores e a academia para transformar boas ideias em soluções concretas.
O orgulho do passado não pode ser maior do que a paixão pelo futuro, e é para lá que estamos indo: um futuro de tecnologia, criatividade e desenvolvimento sustentável. O governo do Estado tem compromisso com a inovação e muita satisfação na parceria com o nosso banco regional para fomentar, a partir do BRDE Labs, nosso desenvolvimento econômico e social”, afirmou Leite.
O presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, antecipou que a sexta edição do programa será lançada já na próxima semana, durante o South Summit Brazil.
“Queremos aproveitar este grande evento, que colocou o nosso estado no mapa mundial da inovação, para abrir as inscrições ao BRDE Labs RS 2025”, anunciou Ranolfo. Ao destacar o total de 110 projetos inscritos na última edição do programa, o presidente instigou que as startups que ficaram de fora do processo de aceleração concorram novamente: “a inovação também é uma forma de demonstrar resiliência”.
O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, destacou que a universidade, para além da educação, tem o propósito de fomentar o empreendedorismo.
“Por isso, o BRDE Labs RS tem tudo a ver com a Universidade que, há 20 anos, mantém o Feevale Techpark, um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Parabenizo a todas as 14 startups que concluíram esse processo, e, embora algumas delas tenham se destacado, todas serão reconhecidas e, certamente, terão muitas oportunidades pela frente”, observou o reitor.
Antes do momento da premiação, os convidados e quem acompanhou a transmissão online do evento puderam conferir a palestra do ex-jogador de futebol Paulo César Tinga. A premiação foi realizada na Arena Gondoleiros – NAU Live Spaces, em Porto Alegre.
Vencedoras
As quatro startups mais bem avaliadas receberam prêmios em dinheiro, que totalizam R$ 180 mil, conforme a ordem de classificação. Além disso, terão possibilidades de realizar POCs (Provas de Conceito) e negócios diretamente com as empresas parceiras. Conheça cada uma:
1° – Protege Química (Santa Cruz do Sul), receberá R$ 90 mil: startup criadora de um creme protetor de nicotina, promovendo saúde e segurança ocupacional para fumicultores
2° – Eva Saúde (Porto Alegre), receberá R$ 45 mil: femtech que auxilia a jornada das gestantes e puérperas por meio de um ecossistema completo de cuidados
3° – Igapó (Porto Alegre), receberá R$ 28 mil: transforma resíduos orgânicos em recursos, com tecnologia avançada de compostagem mecanizada
4° – LimbX (Santa Cruz do Sul), receberá R$ 17 mil: startup que usa impressão 3D para criar próteses biônicas acessíveis, restaurando a mobilidade e a autonomia
O evento contou as presenças, ainda da diretora de Inovação da Feevale, Manuela Bruxel; do diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Maranhão Busatto; do gerente de Planejamento do BRDE, Alexander Nunes Leitzke; da coordenadora do Inova RS e Startup Lab, Emily Bittencourt; do superintendente Executivo da Feevale, Roberto Sarquis Berte, e do secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.
Conheça as outras empresas contempladas com valor de R$ 5 mil cada:
– Agrare Gestor Rural (Passo Fundo): plataforma tecnológica simples e integrada ao planejamento produtivo de propriedades rurais, proporcionando inteligência financeira
– Água Conectada (Passo Fundo): sistema de monitoramento inteligente do consumo de água, que tem como público-alvo empresas de saneamento, consumidores e poder público
– Ciclo Biotecnologia Ambiental (Pelotas): oferece bioprodutos e bioinsumos de microalgas e consultoria ambiental personalizada
– Eagle Care (São Leopoldo): via de contato entre o cidadão e o sistema de saúde, com o objetivo de resolver filas, faltas e perda de recursos em unidades básicas de saúde e hospitais
– Helper Pesquisa e Desenvolvimento em Imunobiológicos (Pelotas): atua no desenvolvimento de vacinas, testes diagnósticos e proteínas para fins terapêuticos para saúde animal
– Ignis Animal Science (Pelotas): desenvolve produtos inovadores para os setores farmacêuticos e de nutrição para a área animal
– Phi Healthcare Tecnologia e Serviços em Saúde (São Leopoldo): PhiRXT é uma IA não supervisionada integrada ao PACS (Picture Archiving and Communication System) para triagem de Raios-X do tórax, que gera laudos explicativos, a fim de acelerar o diagnóstico
– Rielle (Porto Alegre): solução digital por WhatsApp para o diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão arterial de forma fácil e no conforto da casa do paciente
– Sagui.AI (Bento Gonçalves): solução tudo-em-um baseada em IA que pode colocar negócios online em segundos, gerando um site, automatizando o marketing e gerenciando finanças
– Weecaps (Santa Maria): foodtech que desenvolve uma solução baseada em microcápsulas para proteção de ingredientes ativos, que serão aplicados em alimentos e bebidas para torná-los mais nutritivos e funcionais
Programa consolidado abre janela de negócios para as startups
O BRDE Labs tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups do sul do Brasil que estejam em fase de operação. O programa selecionou, dentre 110 projetos inscritos do Rio Grande do Sul, 15 startups do Rio Grande do Sul em três áreas (Ambiental e Sustentabilidade; Saúde; e Tecnologia da Informação) que participaram da aceleração no Feevale Techpark – 14 delas concluíram o processo.
Entre os benefícios oferecidos aos participantes, estão contato com grandes empresas do mercado (âncoras), mentorias com especialistas, workshops, networking estratégico, infraestrutura de apoio e premiação em dinheiro. Dessa forma, são capacitados, gratuitamente, os empreendedores, fornecendo ferramentas que os auxiliam a validar suas soluções propostas, identificar mudanças necessárias (pivotar) e atingir o mercado-alvo com a maior assertividade possível, por meio de metodologia inovadora, fomentando a conexão com grandes players.
No Rio Grande do Sul, além do Feevale Techpark, selecionado pelo BRDE para aplicar sua metodologia na execução do trabalho junto às startups, outras empresas parceiras do banco participaram da aceleração como âncoras: CCGL, Coester Automação, Fida, Haas Madeiras, Hospital Mãe de Deus – Associação Educadora São Carlos (AESC), Hubittat, Lifemed, Maxiforja, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Sispro, SystemHaus, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Vipal Borrachas e Xalingo.
As empresas contribuíram com suas experiências para mentoria e propuseram desafios que pudessem ser solucionados pelos participantes, umag prática já consolidada no mercado e um dos aspectos mais relevantes do programa.
Durante a aceleração, as startups participaram, cada uma, de mais de 30 horas de cursos especializados, mais de 100 horas de mentorias e mais de 80 horas de encontros individuais. Durante o programa, foram encaminhadas, ainda, 47 propostas comerciais em andamento entre âncoras, empresas parceiras e startups. Além disso, tivemos 36 Provas de Conceito (POC) encaminhadas e 5 fechadas e seis fundos de investimento encaminhados.
Economia
BRDE se reúne com secretário da Reforma Tributária

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, esteve nesta terça-feira, 1º, em Brasília, em reunião com o secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy.
O encontro teve como pauta o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), previsto na reforma tributária para apoiar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico nos estados.
Para o presidente Ranolfo, o FNDR será um mecanismo importante para impulsionar o crescimento sustentável das regiões e reduzir desigualdades.
“O BRDE tem um histórico de apoio ao desenvolvimento sustentável da região Sul, e queremos garantir que o FNDR seja um mecanismo eficiente para fortalecer a infraestrutura, inovação e competitividade dos estados. Estamos acompanhando de perto esse processo para que os recursos sejam bem distribuídos e atendam às necessidades das regiões”, destacou.
O encontro, no Ministério da Fazenda, contou também com a participação do diretor Administrativo do BRDE, Heraldo Alves das Neves, e do diretor Executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), André Godoy.
Assembleia Geral da ABDE e lançamento da Agenda Parlamentar 2025
Ainda em Brasília, Ranolfo e Heraldo, que também ocupa o cargo de 2º vice-presidente da ABDE, participaram da Assembleia Geral Ordinária da associação. Entre os temas debatidos estiveram a Agenda Legislativa 2025, a proposta de alteração do Estatuto da ABDE e o calendário de eventos para o próximo ano.
“A ABDE desempenha um papel essencial na articulação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável do país, e esses encontros são estratégicos para o alinhamento das instituições que compõem o Sistema Nacional de Fomento. Discutir pautas como a Agenda Legislativa e o planejamento do ano é fundamental para fortalecer nossa atuação conjunta e garantir mais eficiência na destinação de recursos para o desenvolvimento do país”, destacou Heraldo.
A direção do BRDE também esteve presente no lançamento da Agenda Parlamentar 2025, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento ao Desenvolvimento (FPSNF), realizado na Câmara dos Deputados.
O evento reuniu lideranças políticas e representantes do setor financeiro para discutir diretrizes e prioridades para o próximo ciclo legislativo, reforçando o compromisso do BRDE com o desenvolvimento regional e o fortalecimento da economia.
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