Saúde
Agosto Dourado marca a importância do aleitamento materno

“O leite materno é o alimento completo para o bebê. Possui anticorpos que aumentam a sua imunidade, conferindo proteção contra doenças, além de conter os nutrientes específicos para a criança, de acordo com sua fase do desenvolvimento”, explica a nutricionista do Hospital Divina, Néli Akui.
Ela completa que a amamentação ainda auxilia na criação do vínculo mãe-bebê, no desenvolvimento motor-oral e na formação do paladar da criança.
E para as mães, traz benefícios como o auxílio no retorno do peso no pós-parto e fator de proteção contra doenças como o câncer de mama e de útero.
Todos estes motivos reforçam a importância do aleitamento materno e são destaques da campanha Agosto Dourado – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. ]
Para marcar a data, os Hospitais Divina, Estrela e São José, da Rede de Saúde da Divina Providência, promovem ações alusivas ao tema.
O Hospital Divina, em Porto Alegre, receberá a 14ª Exposição Fotográfica em prol do Aleitamento Materno, de 12 a 18 de agosto, no saguão de entrada da instituição, em Porto Alegre.
É a terceira vez que o Divina recebe a mostra fotográfica que se renova a cada ano, com a mentoria da enfermeira e consultora materna Janaína Lima.
Já no São José, em Arroio do Meio, terá o II Simpósio de Amamentação do HSJ,
com temas variados e aberto à comunidade gratuitamente, no dia 30 de agosto. O evento será no salão de eventos do Colégio Bom Jesus.
Os especialistas tratarão de assuntos como a importância nutricional nos primeiros mil dias, sono, “língua presa”, medicamentos durante a amamentação e cuidados básicos com o bebê e com a amamentação, entre outros.
O Hospital Estrela, na cidade de Estrela, promoverá, com sua equipe multidisciplinar da maternidade e da UTI Neonatal, momentos especiais e de muita informação para as mamães internadas.
Posto de Coleta de Leite Humano
Os hospitais Divina e Estrela contam com Postos de Coleta de Leite Humano, permitindo que as mamães possam esgotar seu leite, para ofertar aos seus filhos internados nas UTIs Neonatal.
O volume de leite materno excedente pode ser doado e beneficiar outros bebês que, por algum motivo, não possam ou não consigam receber o leite da sua própria mãe.
O excedente é enviado para o Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, de Porto Alegre, por meio de convênio firmado com o Divina e com o Estrela.
Lá, ele é analisado, pasteurizado, submetido a um rigoroso controle de qualidade e distribuído, de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido.
Segundo a nutricionista do Hospital Divina, Néli Akui, a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso, que estão internados em UTIs neonatais. Também dá a oportunidade a esses bebês de iniciarem com o alimento ideal desde as primeiras horas de vida.
Entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram coletados 163 litros de leite materno no Posto de Coleta de Leite Humano do Divina. Destes, 23,5 litros foram doados ao Banco de Leite Humano do Hospital Presidente Vargas (HPV), para posterior oferta aos bebês da UTI Neo do HPV.
Já no Estrela,conforme a nutricionista Alice Beuren, foram 84 litros de leite materno coletados para os bebês da UTI Neo. Cada litro de leite materno pode beneficiar até dez recém-nascidos por dia, pois as necessidades nutricionais variam, conforme o tempo de vida e peso da criança.
No total, entre os postos dos dois hospitais, foram coletados 247 litros de leite materno, pode até parecer pouco, mas cada litro de leite pode beneficiar até dez bebês.
Leite materno
O primeiro leite excretado é o colostro, sendo que a mínima quantidade já é suficiente
para trazer inúmeros benefícios. É considerada a “primeira vacina” do bebê, pois é rico em anticorpos.
“No Divina, temos o protocolo de colostroterapia como rotina na UTI Neo para bebês prematuros, onde é realizada a administração de 0,1 ml de colostro em cada bochecha do recém-nascido prematuro para conferir estes benefícios”, explica a nutricionista da UTI Neonatal Mariéle Valentini.
Dentre tantas vantagens do leite materno, estão a facilidade na oferta e a nutrição completa, assim como a hidratação necessária para o bebê, sem a necessidade de oferta de outros líquidos até os seis meses de vida.
Crianças amamentadas com leite materno possuem menores riscos de desidratação, diarreia, alergias e doenças infecciosas. Mães de recém-nascidos prematuros, por exemplo, produzem leite com maior quantidade de proteínas, pois estes às necessitam em maior aporte.
As fotos fizeram parte da edição de 2023 da Exposição Fotográfica em prol do Aleitamento Materno: as duas mães fotografadas com seus bebês são enfermeiras do Hospital Divina. Com o menino é Elisa Rodrigues de Oliveira e com a menina, Lisiane Ferreira Dias.
Saúde
Confira quais produtos Ypê foram liberados pela Anvisa e quais seguem com restrições

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o status dos produtos da marca Ypê que haviam sido alvo de suspensão cautelar. A medida envolve detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados pela Química Amparo Ltda. (CNPJ 43.461.789/0001-90), especialmente aqueles com lotes cuja numeração termina em 1.
De acordo com a Anvisa, permanecem suspensos e não devem ser utilizados os detergentes líquidos e desinfetantes Ypê produzidos antes de 1º de março deste ano. No caso dos lava-roupas líquidos, a restrição segue válida para os produtos fabricados antes de 1º de abril.
A atualização ocorre após a empresa apresentar laudos considerados satisfatórios para os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de março. Com isso, esses produtos foram liberados para comercialização e uso.
Já em relação aos lava-roupas líquidos, a liberação vale apenas para os itens fabricados a partir de 1º de abril. Os demais lotes continuam sob restrição determinada pela agência reguladora.
As novas medidas foram publicadas pela Anvisa no Diário Oficial da União (DOU), atualizando a decisão anunciada inicialmente em 1º de abril.
Produtos que permanecem suspensos:
Detergentes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;
Desinfetantes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;
Lava-roupas líquidos Ypê fabricados antes de 1º de abril.
A orientação da Anvisa é para que consumidores verifiquem a data de fabricação e a identificação dos lotes antes de utilizar os produtos abrangidos pela medida.
Saúde
Paciente com suspeita de ebola tem resultado negativo para a doença no RS

O exame realizado para investigar a suspeita de ebola em um paciente transferido de Novo Hamburgo para Porto Alegre apresentou resultado negativo. A confirmação foi recebida pelo Grupo Hospitalar Conceição na noite de sábado, 13, após análise conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O paciente, um homem de 64 anos que esteve recentemente em Uganda, país da África Oriental que enfrenta um surto da doença, inicialmente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, em Novo Hamburgo. Em razão do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, ele permaneceu em isolamento enquanto eram realizados os procedimentos de investigação.
Além da suspeita de ebola, o homem teve diagnóstico confirmado para malária causada pelo parasita Plasmodium falciparum. Segundo as equipes médicas, ele apresentava quadro clínico estável. Na sexta-feira, 12, foi encaminhado para Porto Alegre, onde segue internado.
Em nota divulgada neste domingo, 14, o Grupo Hospitalar Conceição informou que, com a exclusão da hipótese de ebola, o paciente poderá receber todos os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis na instituição para o tratamento adequado da malária. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A investigação mobilizou profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Ministério da Saúde. As amostras coletadas foram levadas ao Rio de Janeiro em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino ao laboratório responsável pela análise.
A Secretaria Estadual da Saúde destacou que a rápida adoção dos protocolos previstos para casos suspeitos demonstra a capacidade de resposta do sistema de saúde diante de situações que exigem atenção especial. O acompanhamento do paciente continua sendo realizado pelas equipes de assistência e vigilância em saúde.
Saúde
RS investiga caso suspeito de Ebola em paciente atendido em Novo Hamburgo

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul acompanha a investigação de um caso suspeito de doença pelo vírus Ebola em um homem de 64 anos, que esteve recentemente em Uganda, país localizado na África Oriental.
O paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo. De acordo com a pasta, diante do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, foram adotadas imediatamente as medidas previstas nos protocolos nacionais de vigilância e resposta para casos suspeitos da doença.
Durante a investigação, foi realizado um teste rápido para malária, que teve resultado positivo para Plasmodium falciparum. O tratamento específico foi iniciado logo após a confirmação do diagnóstico. Apesar disso, o caso segue em investigação para Ebola, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O descarte definitivo da suspeita dependerá do resultado dos exames laboratoriais realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório nacional de referência para esse tipo de análise.
Seguindo os protocolos clínicos, o paciente será transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, unidade de referência estadual para acompanhamento especializado e coleta de amostras para exames complementares. Caso a infecção pelo vírus Ebola seja confirmada, ele será encaminhado para um hospital de referência nacional.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que o caso foi comunicado ao Ministério da Saúde e que as ações estão sendo conduzidas em conjunto com as autoridades municipais e federais, conforme os protocolos de vigilância, assistência e biossegurança.
Também foi iniciado o rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente. Os contactantes serão monitorados por um período de 30 dias para a identificação precoce de possíveis sintomas. As equipes dos serviços de saúde envolvidos receberam orientações sobre as medidas de prevenção e controle de infecções previstas nos protocolos vigentes.

Concursos5 dias atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Policial1 semana atrásInvestigação iniciada em Canoas leva à prisão de 14 suspeitos de golpes em empresas

Defesa Civil4 dias atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026
Acidente7 dias atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Geral5 dias atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Cultura6 dias atrásMostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

Política5 dias atrásCâmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto
Feminicídio5 dias atrásMulher de 25 anos é encontrada morta em Rio Grande e caso é investigado como possível feminicídio






















































