Conecte-se conosco

header-top






 

01/07/2024
 

Clima

Lago Guaíba segue estável em Porto Alegre, com tendência de baixa nos próximos dias

Redação

Publicado

em

O nível do lago Guaíba, principal referência para enchentes em Porto Alegre, teve alta de 3,55 metros entre a noite da setxa-feira, 28, e o começo do sábado, 29.

O nível de inundação do curso d’água é de 3,6 metros.

Entretanto, a tendência para o restante do final de semana é de baixa, segundo o portal de meteorologia MetSul.

A alta ocorreu por conta da descida das águas do Rio Jacuí, que tiveram níveis de inundação em cidades como Rio Pardo, e se manteve com o vento Sul, que represa a vazão do Guaíba.

Até o fim do domingo, 30, o vento deve virar a Oeste e Noroeste, facilitando a queda nos níveis.

Esse nível, entretanto, faz com que ocorram inundações nas ilhas do lago Guaíba e também em bairros da Zona Sul de Porto Alegre, como o Guarujá e o Lami.

Boletins meteorológicos também descartam chuva para os próximos dias em todo o Estado, por conta da massa de ar polar que causou queda abrupta de temperatura. Esse tipo de corrente é fria, mas seca.

Na próxima semana, podem ocorrer precipitações leves na capital e na Região Metropolitana, na quinta-feira, 4 de julho, e no próximo sábado, 6.

Clima

Frio segue intenso nos próximos dias no RS; podendo haver geada na serra

Redação

Publicado

em

Frio segue intenso nos próximos dias no RS

A Sala de Situação do RS atualiza a previsão de frio para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 28, o ar frio perde intensidade no Estado, elevando as mínimas para 7-11°C no Oeste, Campanha, Sul, Norte, Serra gaúcha e RMPOA.

Em pontos altos da Serra, pode haver geada. As máximas alcançam 12-18°C, chegando a 10°C na Serra.

No sábado, 29, o ar frio novamente ganha força e as temperaturas da manhã ficam com mínimas de 0-4°C no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Vales e Serra, favorecendo geadas pontuais. As máximas variam entre 6-12°C em todo o Estado.

No domingo, 30, o frio se intensifica mais, com mínimas de -4 a 0°C em várias regiões, exceto no litoral. Há possibilidade de geada na maioria das áreas. As máximas seguem baixas, entre 7-11°C.

Na segunda-feira, 1º, o ar frio continua, com mínimas de -2 a 1°C na Serra e Sul, e entre 1-4°C nas demais áreas, persistindo a condição de geada. As máximas variam de 9-15°C.

Na terça-feira, 2, de manhã, mínimas de 0-5°C, com possibilidade de geada no Oeste, Campanha, Sul, Vales e Serra. As máximas variam entre 13-17°C na maioria das regiões.

Na quarta-feira, 3, o frio predomina, com mínimas entre 1-8°C e máximas de 13-19°C.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população durante as temperaturas mais baixas, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua.

É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas.

Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água. Quando as noites apresentarem temperaturas muito baixas, é recomendado abrigar animais domésticos.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite alerta para risco de cheias em praticamente todo o estado

Redação

Publicado

em

Defesa Civil emite alerta para risco de cheias em praticamente todo o estado

A última atualização da Sala de Situação informou que a condição hidrológica atual é de níveis elevados na região hidrográfica do Guaíba, com os rios Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro), Sinos (Taquara a São Leopoldo) e Jacuí (Dona Francisca a Rio Pardo) acima da cota de inundação com Sinos e Jacuí em lenta elevação.

Os demais rios da região estão em limiares de atenção a alerta. Na Região Hidrográfica do Uruguai, os rios apresentam condição variando entre normalidade e atenção.

Alerta

Devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 20 e 23 de junho, recomenda-se a condição de ALERTA (regiões em amarelo no mapa) para praticamente todo o estado, atentando para o risco de para cheias em arroios, córregos e rios menores.

Por conta das chuvas recentes, algumas bacias do estado já mostram níveis de rios acima da cota de inundação, assim é indicada a condição de INUNDAÇÃO (regiões em laranja) e risco de novas subidas de rios devido à possibilidade de mais chuvas nas regiões afetadas.

As bacias são: Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí e Baixo Uruguai.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil RS alerta para instabilidades climáticas no Estado nos próximos dias

Redação

Publicado

em

Defesa Civil RS alerta para instabilidades climáticas no Estado nos próximos dias

De acordo com a Defesa Civil, na quinta-feira, 20, instabilidades atuam sobre áreas da metade Norte do Estado, Centro e Costa Doce. Os volumes variam entre 15 e 25 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 35 mm/dia no Noroeste, Norte e parte da Serra.

No decorrer da noite, o fluxo de umidade vindo do norte do país também traz chuva e vento fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo no Noroeste, Missões, Centro e Oeste gaúcho. Com o avanço das instabilidades, os ventos devem passar dos 65 km/h.

Previsão do final de semana

Na sexta-feira, 21, as instabilidades se espalham novamente sobre todo o RS, com chuvas fortes a intensas acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 70 km/h.

Os acumulados ficam entre 30 a 45 mm/dia, podendo ficar acima dos 80 mm/dia no Oeste, Missões, parte da Campanha, Centro, Vales e RMPOA.

No sábado, 22, as condições favorecem as instabilidades com chuva e vento pontualmente fortes sobre a metade Sul. Na Campanha, Sul e Costa Doce, há risco de chuva forte, queda de granizo e ventos acima dos 80 km/h.

Os acumulados pontuais podem chegar aos 25 mm/dia, especialmente no Sul gaúcho.

No domingo, 23, persistem as instabilidades com chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo sobre a maioria das regiões.

Na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e Vale do Rio Pardo, os acumulados variam entre 15 e 25 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 40 mm/dia.

Chuvas seguem na segunda-feira

A tendência é que, na segunda-feira, 24, as chuvas moderadas a pontualmente fortes tendem a seguir atuando sobre a metade Norte do Estado, com volumes passando dos 80 mm/dia no Centro-Norte, Vales, Serra e Litoral Norte.

Alerta         

Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 50 e 70 mm sobre o Estado, devendo passar pontualmente dos 150 mm no Oeste, Missões, Campanha, Centro, Vale do Rio Pardo, Costa Doce, parte da Região Metropolitana e Litoral Médio. Na sexta e domingo, devem ser registrados os maiores volumes do período.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm