Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/05/2024
 

Estado

Estado discute o cuidado a gestantes com secretários de Porto Alegre, Gravataí e Canoas

Redação

Publicado

em

O cuidado às gestantes da Região Metropolitana foi tema de reunião na quinta-feira, 18, entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, os secretários municipais de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, de Canoas, Mauro Sparta, e de Gravataí, Régis Fonseca, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Cacildo Goulart Delabary.

Um dos pontos discutidos foi a ampliação dos ambulatórios para gestantes de alto risco em Alvorada e Cachoeirinha. Além disso, falou-se sobre a possibilidade de abertura de um ambulatório em Gravataí. Arita ressaltou que, desde a posse da nova gestão, o Hospital de Alvorada já retomou a realização de partos, contando com uma UTI neonatal e servindo de referência para as gestantes de Viamão.

Também foi avaliada a possibilidade de realizar uma reunião com representantes das maternidades de Porto Alegre para uma avaliação dos casos em que o parto pode ser realizado no município de origem da gestante ou referenciado para outro hospital da Região Metropolitana.

“Vamos fazer um trabalho forte com os gestores municipais, fortalecendo a importância do pré-natal para fixar a gestante na sua unidade básica durante o período de gestação e orientá-la a fazer o parto no hospital de referência. Com isso, Porto Alegre poderá dar atendimento às gestantes de alto risco e às demais que são da sua referência”, explicou a titular da pasta a nível estadual.

ENCHENTE RS

Base Aérea de Canoas pode passar a realizar voos comerciais; datas não foram divulgadas

Redação

Publicado

em

Base Aérea de Canoas pode passar a realizar voos comerciais

Na terça-feira, 13, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovaram o uso da Base Aérea de Canoas para voos comerciais, já que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre está interditado por conta das enchentes no Rio Grande do Sul.

De acordo com Costa Filho, cabe agora à empresa Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, definir uma data para o início das operações na Base Aérea de Canoas. A expectativa é que os voos comerciais na base de Canoas comecem ainda nesta semana.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

TSE deve substituir urnas eletrônicas danificadas no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que será garantida a substituição de todas as urnas eletrônicas danificadas pelas enchentes que atingem a maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul.

O magistrado afirmou que a Justiça Eleitoral possui uma reserva técnica em número suficiente para repor todos os equipamentos danificados a tempo das eleições municipais deste ano. O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Ainda não se sabe quantas urnas foram afetadas.

“Reiteramos nossa solidariedade a todo o povo do Rio Grande do Sul”, disse Moraes, durante a sessão plenária da quinta-feira, 9. Ele acrescentou estar em contato permanente com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, e que o TSE se colocou à disposição para ajudar em várias frentes.

A sede do tribunal, em Porto Alegre, teve os trabalhos paralisados em razão da inundação da capital gaúcha pelo Rio Guaíba. O corpo d’água atingiu seu maior nível da história, acima dos cinco metros, dois metros a mais em relação à cota de inundação.

Nesta semana, o TSE também suspendeu a contagem de prazos em processos oriundos do Rio Grande do Sul. O plenário da Corte eleitoral ainda aprovou uma prorrogação de 8 para 23 de maio no prazo para emissão, regularização ou transferência do título de eleitor nos cartórios eleitorais gaúchos.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

DESASTRE NO RS: Prefeitura de Porto Alegre pede a moradores da zona norte de deixem casas após dique extravasar

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Prefeitura de Porto Alegre pede a moradores da zona norte de deixem casas após dique extravasar

Na madrugada deste sábado, 4, a Prefeitura de Porto Alegre pediu a moradores do Bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegreque deixassem suas casas após o extravasamento do dique do Arroio Feijó.

O dique do Arroio Feijó, que se localiza próximo à Fiergs, foi extravasado, ou seja, a água teria ultrapassado a barreira de contenção. Residências e comércios do bairro encontram-se submersos, assim como parte da Avenida Assis Brasil – que atravessa o bairro –, em razão do acúmulo de água que tanto pelo Rio Gravataí quanto pelo Arroio Feijó no dique.

O prefeito Sebastião Melo pediu cuidado ao compartilhar notícias falsas, pontuando que, além de causar pânico, atrapalharia as atividades de resgate em andamento. A prefeitura afirmou, ainda, que “equipes trabalham intensamente nos últimos dias para elevar o nível da estrutura, com enchimentos e pedras”.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm