Saúde
EPIDEMIA DE DENGUE: Canoas montará hospital de campanha para triagem de contaminados

Para desafogar o atendimento dos casos de dengue no sistema de saúde, a Prefeitura de Canoas anunciou que estabeleceu seis medidas para enfrentamento imediato à epidemia da doença.
Entre as ações, está prevista a implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, com acolhimento e triagem dos pacientes, para diminuir a pressão dos atendimentos no local. A região registra o maior número de casos em Canoas.
Ainda de acordo com a nota, será oferecido também atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h.
O objetivo é tirar os idosos da fila das outras UPAs, garantindo um pronto atendimento no local. A UPA do Idoso é atendida pela linha de ônibus circular dos hospitais.
Testes rápidos
Para acelerar o diagnóstico dos casos, serão adquiridos 40 mil testes rápidos e haverá a retomada da Central de Testagem, junto à Estação Canoas. As ações diárias dos agentes de endemias, como o fumacê, serão intensificadas nas próximas semanas, além da contratação imediata de 15 agentes.
Outra medida é a ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, justamente as que atendem a região com maior número de casos. Serão alocados dois médicos a mais em cada um desses serviços, com atendimento até às 19h.
Superlotação das UPAs
O prefeito Jairo Jorge destaca a importância de garantir uma resposta ao aumento dos casos na cidade.
“A população está sofrendo com a superlotação nas UPAs e precisa de respostas e de ação. Estamos trabalhando para que o canoense tenha o pronto atendimento. Por isto, a urgência em implantar um pacote de medidas que abrange tanto o combate da dengue através da prevenção quanto a ampliação dos atendimentos”, reforçou.
O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, reforça a necessidade de dar uma resposta para o grande número de casos de dengue na cidade.
“Não podemos deixar a população desassistida. Definimos medidas que vão nos ajudar, já no curto prazo, a ter resultados imediatos, ampliando o acesso aos serviços de saúde, intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito e ofertando mais testes rápidos, além de um local adequado para acelerar o diagnóstico dos casos”, salienta.
Nova UPA
Outro importante anúncio é a inauguração da UPA Niterói, que será entregue até o final deste mês, com funcionamento das 7h às 23h.
“A entrega desta nova UPA será muito importante para o sistema de saúde da região, facilitando o acesso dos munícipes com casos de média e alta complexidade, sem que precisem se deslocar até outro bairro ou um dos hospitais”, frisa Sparta.
Confira as 6 medidas anunciadas:
- Implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras;
2. Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada;
3. Atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h;
4. Compra de 40 mil testes rápidos e retomada da Central de Testagem junto à Estação Canoas;
5. Intensificação das ações diárias dos agentes de endemias e contratação de 15 novos profissionais;
6. Inauguração da UPA Niterói até o final de abril, com funcionamento das 7h às 23h.
Dengue em Canoas
Atualmente, Canoas registra 2.269 casos, sendo 2.259 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior incidência são Estância Velha (862 casos), Guajuviras (432) e Nossa Senhora das Graças (180).
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a partir da eliminação da água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção.
Saúde
Porto Alegre confirma primeiro caso de mpox em 2026; paciente contraiu vírus fora do Estado
Saúde
Farmácia Básica do CAIC estará fechada até a próxima quarta-feira, 18, para reformas

A Farmácia Básica do CAIC, no bairro Guajuviras, estará fechada ao público entre sábado, 14, e quarta-feira, 18, para a realização de reformas no prédio. O atendimento será retomado na quinta-feira, 19, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Durante o período de fechamento, serão feitas melhorias na estrutura do espaço, como a troca do piso da recepção e do depósito, reparos em infiltrações nas paredes e pintura interna.
A Farmácia Básica é um serviço público municipal responsável pela distribuição gratuita de medicamentos essenciais, incluindo remédios de uso contínuo. O município conta com unidades em diferentes bairros. A unidade do CAIC fica na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11

Serviços5 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Policial1 semana atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Segurança Pública5 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação1 semana atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Educação2 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Habitação7 dias atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Esporte5 dias atrásCanoas abre inscrições para uso de quadras e centros esportivos em 2026

Fazenda1 semana atrásDetranRS alerta para golpes no pagamento de IPVA e licenciamento por PIX


























































