Conecte-se conosco

header-top







 

05/06/2026
 

Saúde

Funcionários do HU de Canoas começam a receber pendências e têm promessa de pagamento do salário de fevereiro ainda nesta quarta-feira

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário de Canoas paga salários e regulariza situação com fornecedores

De acordo com a Prefeitura de Canoas, começaram a ser colocadas em dia as pendências financeiras do Hospital Universitário de Canoas (HU), além disso, a atual gestão garantiu o pagamento em dia da folha salarial de fevereiro, de aproximadamente R$ 6 milhões. Os depósitos iniciaram ainda na manhã desta quarta-feira, 6, e seguirão ao longo do dia.

“Começamos a regularizar os débitos com fornecedores, como o consumo de gás, a nutrição e efetuar os créditos do complemento do piso da enfermagem, que já está na conta desses servidores. Com transparência, responsabilidade e agilidade, garantimos os pagamentos, contornando mais um problema herdado da desastrosa gestão Funam, que trouxe prejuízos assistenciais e financeiros para o Município”, pontua o secretário da Fazenda e interventor no HU, Luis Davi Vicensi.

Pagamentos atrasados

Os atrasos com fornecedores teriam resultado do bloqueio da conta corrente da instituição de saúde desde o dia 19 de fevereiro, e o pagamento do complemento do piso da enfermagem, correspondente a janeiro, já havia sido depositado para o hospital, mas acabou sendo retido.

Diante dos desafios impostos pela situação, o Executivo adotou medidas administrativas cabíveis para regularizar os compromissos financeiros e garantir a quitação da folha mensal dos funcionários, como habitualmente ocorre no quinto dia útil.

“A busca de soluções da Prefeitura é, justamente, para não haver impactos negativos para a área assistencial, nem suspensões em atendimentos. Muito embora, por transparência, o hospital tem dado publicidade ao bloqueio enfrentado”, esclarece Luis Davi. Ele ainda completa: “além de rodar os pagamentos dos funcionários, começamos a colocar em dia os débitos com os fornecedores”.

Funam

Ainda conforme o texto do governo municipal, o bloqueio da conta do hospital resulta de problemas relacionados à antiga gestora do hospital, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), que se tornou ré em uma ação trabalhista no Espírito Santo.

Desde maio de 2022, a Prefeitura realiza a gestão do HU, enquanto faz nova licitação para a seleção de empresa gestora.

“As ações, que estão tramitando na justiça por parte do hospital pedindo o desbloqueio, objetivam a devolução dos valores retidos, de cerca de 1,5 milhão, e para que não haja mais a indisponibilização da conta”, explica o secretário.

A Prefeitura continua trabalhando para liberar a conta e, assim, restabelecer de forma definitiva a situação financeira da instituição de saúde.

 

Saúde

Panvel inaugura primeira unidade de farmácia em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

A rede de farmácias Panvel inaugurou sua primeira unidade em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A loja está localizada na Rua Juvenal Machado, nº 1, esquina com a Avenida Santa Rita, na área central do município.

Segundo o diretor executivo da rede, Roberto Coimbra, a chegada da empresa ao município faz parte da estratégia de ampliar a presença da marca na região.

“Nossa chegada a Nova Santa Rita faz parte de um movimento da Panvel de estar presente onde as pessoas vivem, com uma experiência de compra completa, acessível e conectada”, afirmou.

Com a abertura da unidade, os moradores passam a contar com serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações sobre o uso de medicamentos, realizados por profissionais da área.

Além da comercialização de medicamentos, a farmácia oferece produtos de higiene, beleza, cuidados pessoais, suplementos e itens de conveniência. A unidade também aceita convênios e programas de benefícios ligados ao setor farmacêutico.

A empresa informou ainda que os serviços também estão disponíveis em canais digitais, por meio do site, aplicativo e atendimento remoto, com opções de retirada na loja ou entrega em domicílio.

A loja funciona de segunda a sábado, das 7h às 23h. Aos domingos e feriados, o atendimento ocorre das 8h às 22h. A unidade está localizada na Rua Juvenal Machado, nº 1, esquina com a Avenida Santa Rita.

A Panvel possui mais de 660 lojas distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Universitário de Canoas promove mutirão de 300 consultas ginecológicas na próxima semana

Redação

Publicado

em

HospitaMédicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados l Universitário de Canoas adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

O Hospital Universitário de Canoas (HU) promoverá, entre os dias 9 e 13 de junho, um mutirão de consultas ginecológicas para pacientes que aguardam atendimento na fila da regulação municipal. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e prevê a oferta de 300 consultas, com 60 atendimentos por dia.

De acordo com o hospital, as pacientes que serão atendidas já estão cadastradas na fila interna de regulação e estão sendo contatadas para o agendamento das consultas.

A superintendente hospitalar do HU, Tatini Pacheco, informou que as mulheres que serão atendidas já fazem parte da fila de regulação da instituição.

“As mulheres que serão atendidas já se encontram na nossa fila interna de regulação. Estamos entrando em contato para chamá-las e é fundamental que as pacientes só confirmem se realmente puderem comparecer”, afirmou.

O mutirão ocorre após uma ação voltada à realização de laqueaduras, promovida no final de maio. Na ocasião, 230 mulheres foram chamadas para o procedimento e 132 realizaram a cirurgia.

Ao avaliar os resultados da iniciativa, Tatini destacou que, apesar das ausências registradas, a ação possibilitou a realização dos procedimentos previstos.

“Mesmo com a abstenção de quase cem mulheres, o saldo é positivo sim. A estratégia de concentrar esforços em ações específicas tem permitido acelerar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados. Nosso objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e oferecer respostas mais rápidas às demandas da comunidade”, disse.

Segundo o hospital, além de atender pacientes que aguardam consultas especializadas, o mutirão também permitirá o acompanhamento pós-operatório das mulheres que participaram da ação de laqueaduras.

Os mutirões integram uma estratégia adotada pela instituição para atender pacientes que aguardam consultas, exames e procedimentos especializados em Canoas e na Região Metropolitana.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de água mineral Crystal após presença de bactéria

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 3.

A medida também inclui a suspensão da comercialização e da distribuição do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126, produzido pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia, no estado de Goiás.

Segundo a Anvisa, o lote é composto por cerca de 374,4 mil garrafas de 500 ml, fabricadas em 20 de janeiro de 2026, com validade até 20 de janeiro de 2027.

A distribuição ocorreu principalmente no Distrito Federal, que recebeu mais de 230,4 mil unidades. Também foram enviadas 66,7 mil garrafas para cidades de Goiás, 75,7 mil para o interior de São Paulo e 1,4 mil para o Tocantins.

A empresa informou que não há registros de reclamações de consumidores relacionados ao lote. Também afirmou que iniciou o recolhimento imediato junto às distribuidoras e que cerca de 99,2% das unidades já não estão disponíveis para venda.

O problema foi identificado durante uma coleta de rotina feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação da presença da bactéria, a vigilância local interditou o lote e comunicou a Anvisa.

A orientação é para que consumidores que tenham produtos do lote afetado não consumam a água e aguardem as instruções da fabricante sobre devolução ou substituição.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques