Conecte-se conosco

header-top







 

27/11/2025
 

Cultura

CARNAVAL RIO: União da Ilha e Unidos de Padre Miguel são favoritas da série ouro

Redação

Publicado

em

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

O sambódromo da Marquês de Sapucaí recebeu as últimas escolas da série ouro na noite de sábado. União da Ilha do Governador e Unidos de Padre Miguel realizaram desfiles candidatos ao título, que dá direito a subir para o grupo especial em 2025. Império Serrano fez grande apresentação em noite de nível alto para o segundo grupo do carnaval carioca.

União da Ilha

Com enredo inspirado na obra “Amoras”, de Emicida, a União da Ilha contou uma história infantil afro-brasileira sobre ancestralidade e luta antirracista. Com “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo”, o carnavalesco Cahê Rodrigues fez da Ilha forte candidata ao título, apresentando alegorias e fantasias com riqueza narrativa e bela plástica, executando muito bem o enredo.

Do um e Amora... a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Do um e Amora… a história afro infantil sobre a realeza e ancestralidade africana – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Unidos de Padre Miguel

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Na sequência, a Unidos de Padre Miguel se apresentou com imponência e beleza nas alegorias, falando de Padre Cícero sob a ótica dos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato. As alas traziam elementos relacionados ao sertão, ao imaginário nordestino e a crença nos milagres de Padim Ciço, em desfile considerado irretocável por muitos e que pode proporcionar à UPM o retorno ao grupo especial após mais de 50 anos.

Sereno de Campo Grande

A última noite de desfiles da série ouro teve início com o Sereno de Campo Grande, que subiu da série prata. Com um belo samba sobre Santa Bárbara – Iansã no sincretismo religioso – e bela ala de baianas em amarelo e ouro com o símbolo da escola, a coruja, a escola apresentou alegorias e fantasias com qualidade irregular e problemas de acabamento, além de dificuldades na evolução e harmonia.

Na sequência, o Em Cima da Hora desfilou exaltando as lutas dos trabalhadores contra a exploração. Com alegorias de nível irregular, com destaque positivo para o carro abre-alas, a escola realizou seu melhor desfile desde que subiu para o grupo em 2022.

Arranco do Engenho de Dentro

O Arranco do Engenho de Dentro, embora não dispute com as favoritas ao título, apresentou um dos desfiles de maior destaque da noite, devido à concepção e criatividade do jovem carnavalesco Nicolas Gonçalves. O enredo sobre Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento mental no Brasil, a escola trouxe alas criativas, elaboradas com materiais alternativos, esbanjou nas corres e se manifestou pela luta antimanicomial e pelo papel da arteterapia.

São Clemente

Já da tradicional São Clemente se esperava mais na homenagem ao compositor Zé Catimba. Um dos grandes nomes do samba-enredo e da história da Imperatriz Leopoldinense, o paraibano Zé Catimba que desfilou no carro abre-alas. A escola, entretanto, teve desempenho apenas médio, com alegorias e fantasias que contribuíram pouco no desenvolvimento do enredo.

Após os grandes desfiles da União da Ilha e da Unidos de Padre Miguel, a Unidos de Bangu realizou um desfile fraco, apesar de um bom samba sobre São Jorge da Capadócia. Com alas e alegorias repetitivas, o enredo teve pouco desenvolvimento narrativo e o canto da escola foi irregular. Por fim, uma das mais tradicionais escolas de samba, o Império Serrano, desfilou com estética imponente sobre a gira dos orixás.

Os grandes destaques foram o samba-enredo e a bateria do mestre Vitinho. Apesar de grandes, as alegorias trouxeram reaproveitamento de desfiles anteriores, o que deve deixar o Império entre as primeiras colocadas, mas com pouca chance de título. A campeã da série ouro será conhecida na apuração da quarta-feira de cinzas.

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

 

Cultura

Ex-Miss Brasil Deise Nunes debate racismo e inclusão em palestra do Mês da Consciência Negra

Redação

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique

A Secretaria de Cultura e Turismo realizou, na tarde desta quarta-feira, 26, a palestra “Racismo e Inclusão”, ministrada pela ex-Miss Brasil Deise Nunes, no auditório Sady Schivitz. A atividade integrou a programação do Mês da Consciência Negra e reuniu participantes interessados em discutir identidade, representatividade e inclusão.

Ao longo do encontro, Deise apresentou aspectos de sua trajetória pessoal e profissional. Ela iniciou a carreira de modelo aos 14 anos e, aos 18, tornou-se a primeira mulher negra a conquistar o título de Miss Brasil, em 1986, após vencer o Miss Rio Grande do Sul. No mesmo ano, representou o país em concursos internacionais, obtendo o terceiro lugar no Miss Sudamerica (Venezuela) e a sexta colocação no Miss Universo (Panamá). Também relembrou sua atuação na televisão em programas como Papos e Pratos, Terceiro Setor e participações em atrações como Os Trapalhões e Cassino do Chacrinha.

Durante a palestra, Deise destacou a necessidade de manter ativo o debate sobre identidade racial e os desafios enfrentados pela população negra. Segundo ela, apesar das conquistas, ainda há avanços a serem consolidados.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros, destacou a importância de promover encontros como este, que fortalecem o debate sobre representatividade e ampliam o acesso a referências positivas.

” A atividades do Mês da Consciência Negra contribuem para inspirar jovens, valorizar trajetórias e reforçar a construção de uma sociedade mais igualitária”.

Continuar a ler

Cultura

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Redação

Publicado

em

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

A 13ª Parada Livre de Canoas reuniu cerca de3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, na quinta-feira, 20. O evento contou com atividades ao longo de toda a tarde e início da noite, fortalecendo o espaço de visibilidade e expressão da comunidade LGBTQIA+.

Entre as ações disponíveis ao público, estiveram o feirão de emprego, impressão de currículos, serviços de saúde com testagem rápida e distribuição de preservativos, praça de alimentação, discotecagem com DJ Cabeção, além de performances, artistas e shows que animaram o público presente.

A Parada contou com presenças de destaque, como Fabulo Rosa, Nicole Balls, a coordenadora de Políticas Públicas do Governo do Estado, Pitty Barbosa, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Bianca Hilgr, presidente da OAB/RS, Luka Keller, que também é coordenadora da Parada Livre de Canoas e Miss Trans Diversidade do RS, além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros.

Luka Keller reforçou a importância do encontro para a comunidade LGBTQIA+: “A Parada Livre é um espaço de resistência, acolhimento e celebração das nossas identidades. Cada pessoa que participa fortalece essa luta.”

O secretário Caio Flávio Quadros ressaltou o impacto social positivo do evento. Em sua fala, destacou, ” A relevância de iniciativas que promovam respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo a construção de uma cidade mais aberta e acolhedora.”

Continuar a ler

Cultura

Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Redação

Publicado

em

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.

A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques