Destaques
Dezenas se reúnem para retorno de Nedy à Prefeitura de Canoas, mas posse não acontece; entenda
O vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques (Avante), recebeu alta, na tarde de segunda-feira, 18, do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca e ficar internado por 44 dias.
Nas redes sociais, Nedy explicou que estaria na Prefeitura de Canoas na manhã desta terça-feira, 19, para assumir como prefeito pela segunda vez neste ano, após novo afastamento do prefeito eleito Jairo Jorge (PSD).
Atualmente, o prefeito interino é Cris Moraes (PV), que se encontra em Brasília, cumprindo agendas da gestão municipal.
Leia também: “Afastamento causa inúmeros transtornos e danos aos canoenses”, PSD lança nota em solidariedade a Jairo Jorge
Posse não aconteceu
Dezenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura para receber Nedy, mas a expectativa da posse foi frustrada por “questões jurídicas”, como explicou à nossa reportagem a assessoria de comunicação do vice-prefeito.
“Há uma discussão jurídica sobre o formato da posse, e por conta disso, dessa divergência jurídica, a posse foi transferida, e deve acontecer por cerca de 19h de hoje, após sessão especial na Câmara de Vereadores para tratar do assunto”, explicou a assessoria.
Leia também: TRF-4 determina novo afastamento do prefeito Jairo Jorge
Relembre os fatos
Na tarde de sexta-feira, 24 de novembro, tomou posse como prefeito interino de Canoas o então presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes, em cumprimento à Lei Orgânica Municipal (LOM), após novo afastamento de Jairo Jorge pelo TRF-4, e a impossibilidade, por motivos médicos, do vice-prefeito da cidade, Nedy de Vargas Marques, de assumir o cargo.
Livro ata que teria desaparecido
Após polêmica por conta do livro ata, que não teria sido achado, o que teria impedido Nedy de tomar posse mesmo internado no hospital, a Prefeitura enviou uma nota que dizia não “proceder a informação de que o livro ata teria desaparecido, pois ele sempre esteve no mesmo local, no Paço Municipal”. E que se trataria de “documento público, que não pode ser retirado do local ou ser entregue a qualquer pessoa, nem ser levado para outro município”.
Novo afastamento de Jairo Jorge
Na tarde de sexta-feira, 24 de novembro, o Gabinete do Prefeito (GP) recebeu uma ordem judicial sobre o afastamento do prefeito Jairo Jorge, que foi encaminhada à PGM para averiguar quais medidas deveriam ser tomadas.
Assim como ocorreu em 31 de março de 2022, no primeiro afastamento, a Câmara de Vereadores também recebeu a notificação e o presidente do Legislativo se encaminhou para a Prefeitura, a fim de dar posse ao vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques.
Segundo a gestão municipal, enquanto se aguardava a chegada do vice-prefeito, pessoas teriam tentando tirar o livro ata do seu local de origem, na tentativa de que o vice-prefeito tomasse posse de dentro do hospital, em outra cidade.
Nedy hospitalizado
A nota da Prefeitura ainda afirma que “Ao ter a informação de que Nedy estaria hospitalizado, após procedimento cardíaco, e em cumprimento à LOM, a PGM orientou que se fizesse contato pessoal com o vice-prefeito para que ele informasse se poderia tomar posse, o que foi feito tanto por servidores da Prefeitura quanto pelo próprio presidente da Câmara”.
E que, “após o não comparecimento do vice-prefeito e de diversas tentativas de contato pessoal, sem sucesso, seguiu-se os trâmites legais, cumprindo o Artigo 62, parágrafo primeiro, da Lei Orgânica Municipal. Assim, Cris Moraes assumiu interinamente como prefeito do município, até que o vice-prefeito tenha condições de tomar posse”.
“No final da tarde de sexta-feira, o oficial de Justiça esteve no Paço Municipal e verificou que o livro ata estava no local e que Nedy não estava presente para assumir. Não ocorreu, portanto, interferência entre os Poderes, e sim, apenas o cumprimento da Lei Orgânica, que indica que o presidente do Legislativo deve assumir em caso de impedimento conjunto do prefeito e do vice”.
Por fim, o texto fala sobre um atestado médico vencido de Nedy
“Além disso, o vice-prefeito tinha um atestado médico, que venceu na segunda-feira, dia 20. Como permaneceu hospitalizado, a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (SMAP) enviou um memorando solicitando a renovação do atestado, na quarta-feira (22). De acordo com o Decreto nº 77/2018, ele tem o prazo de cinco dias para apresentar o documento”.
Destaques
Prestes a completar 85 anos, Canoas olha para o passado para projetar o futuro
por Marcelo Grisa
marcelogrisa@gmail.com
A cidade de Canoas completa 85 anos de emancipação política no dia 27 de junho, enquanto ainda se recupera da maior tragédia de sua história.
As chuvas que atingiram o RS entre o final de abril e o começo de maio de 2024 entraram para a história em todo o Estado. Em Canoas, entretanto, mais de 60% da área urbana da cidade ficou debaixo d’água.
O Grupo O Timoneiro, no objetivo de discutir os rumos do município e para que a importância desse assunto não seja esquecida, foi atrás de histórias anteriores a que os canoenses vivem hoje.
Fala-se muito nas enchentes de 1941, que definiram políticas para as décadas seguintes em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entretanto, os mais antigos lembram-se também de 1967, quando muitos dos bairros que alagaram no mês passado.
Falamos com algumas dessas pessoas que já sabem, a 57 anos, o que é passar por uma enchente.
Primeiras memórias
Zenona Muzykant, de 85 anos, havia chegado a Canoas, vinda de Dom Feliciano, a menos de dois anos quando as águas atingiram a cidade.
Então moradora do Mathias Velho, ela se recorda de ficar confusa ao receber informações, já que pouco conhecia Canoas à época. “A gente ficava sabendo das coisas por quem passava na rua”, relata.
A água chegou até a metade das janelas da sua casa, na Rua Maceió. “O pessoal levantou tudo, não perdemos muita coisa. Mas muitos parentes meus perderam tudo que tinha em casa”, aponta Zenona.
A sensação que ela tem com a enchente de 2024 é bem diferente. “Parece que muito mais gente foi atingida dessa vez”, diz.
Entretanto, para a moradora do bairro Igara, o mais importante é a manutenção da vida. “O resto se batalha e consegue com garra, vontade e fé.”
Socorrista e resgatado
Samuel Eilert nasceu no bairro Rio Branco e, como ele mesmo diz, cresceu na beira do Rio Gravataí. Os diques estavam em construção, e a estrutura que foi afetada em 2024 não estava pronta em 1967.
Então com 23 anos, o professor aposentado saiu pelas ruas junto com seu pai, Douglas, fazendo o que muitos canoenses fizeram em 2024: o resgate dos vizinhos e amigos que não tinham como fazê-lo.
“Naquele momento, os lugares seguros eram dois: a Praça da Igreja ou os trilhos do trem. As pessoas acampavam por lá”, relembra.
Com menos informações a respeito dos rios do que hoje em dia, Samuel diz que não era possível prever o que aconteceria em seguida. “Auxiliávamos e esperávamos. Eu conhecia o terreno, mas nunca tinha visto algo assim”, explica.
Em 2024, o professor Samuca, como muitos ex-alunos o chamam, esteve do outro lado da mesma situação. No mês passado, ele foi resgatado em sua casa por um grupo de jovens em um barco.
“Me senti da mesma forma quando eu resgatava, lá em 67. A juventude salva”, afirma.
Samuel acredita que, assim como no passado, os fatos recentes farão com que os rios não se comportem mais da mesma forma. “A gente precisa que o poder público se prepare de outras formas agora”, diz.
Destaques
Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal
Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.
A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.
Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.
Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.
No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:
– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato
*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.
Destaques
DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos
Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.
De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
Risco de inundação extrema
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.
- Eleições 20241 semana atrás
Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense
- Eleições 20241 semana atrás
Homicídio é registrado próximo a colégio eleitoral em Canoas no dia de votação
- Eleições 20241 semana atrás
Márcio Freitas declara apoio a Airton Souza no 2º turno para prefeito de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Segundo turno entre Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD) definido em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Eleitores canoenses contam o que esperam do resultados das eleições
- Eleições 20241 semana atrás
Três vereadores mais votados de Canoas tiveram atuação forte nas enchente de maio
- Geral1 semana atrás
Sebrae vai levar empresários canoenses à Mercopar
- Eleições 20241 semana atrás
Candidatos à Prefeitura votam pela manhã em Canoas