Geral
Expoulbra Xperience 2023 abre portas para o mundo da inovação

Os visitantes da Expoulbra Xperience 2023 poderão explorar o percurso da feira que representará uma viagem para diferentes destinos, que são as áreas do conhecimento nas quais estão inseridas as atividades acadêmicas e comunitárias da Universidade de forma dinâmica, criativa e interativa.
O evento, de 6 a 10 de novembro, no andar térreo do prédio do Parque Tecnológico Ulbratech, no campus da Ulbra Canoas, é aberto à comunidade. É uma oportunidade para estudantes do Ensino Médio vivenciar diferentes experiências que auxiliem na escolha da carreira profissional.
Os alunos de Ensino Médio terão acesso a conteúdo de cursos de graduação, rotinas de estudos e preparação para a busca de estágio e emprego.
Além disso, precisam perceber que a vida na universidade vai além de estarem presentes na sala de aula regularmente, pois também inclui participação em projetos de iniciação científica, projetos de extensão e responsabilidade social, ações de empreendedorismo e inovação, intercâmbios, entre outras atividades.
Já uma instituição de Ensino Superior também precisa dar perspectiva aos seus acadêmicos de socializarem com o público geral o seu aprendizado em eventos científicos de grande porte, como a Expoulbra Xperience 2023
Oportunidade para vislumbrar o futuro
Para a pró-reitora Acadêmica da Ulbra, professora Adriana Ziemer Gallert, a feira dá essa oportunidade de conhecimento, em relação à sua proposta pedagógica, desse universo que a Instituição disponibiliza para diversos públicos com seus múltiplos interesses pessoais e profissionais sobre carreiras e mercado de trabalho.
Estruturar o evento com um conceito de viagem significa que o visitante irá embarcar no amplo mundo da educação, vivendo experiências significativas, que possam fazer sentido para ele.
No final do percurso, com a satisfação de ter vislumbrado opções para o seu futuro, vai participar de um momento de festa, alegrias e descontração.
Segundo o professor e arquiteto Diego Willian Nascimento Machado, o ambiente da feira representará as experiências de aeroporto, de embarque em avião, passagem pelas nuvens (processo de transformação que o jovem vivencia) e de aterrissagem.
“Neste espaço, haverá oportunidade para cumprirem diversas atividades e interações significativas de aprendizado sobre carreira, mundo do trabalho, empreendedorismo e conexões”.
Simbolicamente, os visitantes passarão por ambientes com check-in, sala vip, cafezinho, check-out etc. No final, o visitante poderá comemorar essa viagem e as experiências, acessando um ambiente de celebração e de festa.
Toda a Expoulbra Xperience tem como plano de fundo o espelhamento do que os alunos vivenciam nas aulas e nas atividades com os professores, tanto nas escolas quanto nos campi da Rede Ulbra.
O estudante do Ensino Médio visitante ou o público em geral terá a oportunidade de obter conhecimentos para planejar uma formação com propósito para o seu projeto de vida profissional.
Internacionalização e mercado
Na abertura oficial da Expoulbra Xperience 2023, às 19h do dia 6 de novembro, o diretor de relações internacionais do Centro Europeu-Canadense de Inovação, Manfred Zeuch, fará uma participação por teleconferência, diretamente do Canadá, abordando o tema Decolando em sua Vida e Carreira.
Será uma oportunidade para trocar informações práticas com o público, especialmente porque ele é brasileiro com experiência internacional. Zeuch já integrou o quadro docente da Ulbra e hoje é professor da Universidade Concórdia, de Edmonton, onde também exerceu o cargo de pró-reitor.
Inovação em IOT e IA será o tema da palestra (teleconferência) de encerramento da feira, às 19h dia 10 de novembro, a ser abordado por Régis Sell Haubert, CEO da Exatron, empresa líder de mercado em automação predial e residencial, eleita em 2022 entre a 50 empresas mais inovadoras da Região Sul.
Haubert é conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da Fiergs, Sesi e Senai, diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e diretor de Inovação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS).
Ainda no encerramento, ocorrerá a premiação do Salão de Iniciação Científica, com Certificação da Agenda Ulbra Promoção da Saúde.
Oportunidades para estudantes da Rede Ulbra
Tradicionalmente, a Universidade proporciona aos seus estudantes de graduação e pós-graduação a exposição livre de ideias, a partir da apresentação de seus trabalhos nos salões acadêmicos que compõem a Expoulbra Xperience.
Sendo a Ulbra uma rede de ensino, as escolas também estarão representadas com trabalhos de iniciação científica dos seus alunos desde a Educação Infantil. A professora Cristine Dossin Bastos Fischer, integrante da equipe da Pró-reitoria Acadêmica, ressalta que
“as crianças e os adolescentes estarão socializando o seu aprendizado e vivenciando os espaços da feira que são um mundo incrível de educação mais amplo e que possibilita uma visão de futuro para eles”.
Espaços de exposição
Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e Salão de Iniciação Científica Júnior:
Espaço científico para a divulgação e socialização dos resultados de pesquisas realizadas por estudantes de graduação da Ulbra e de outras instituições de Ensino Superior; de institutos de ciência e tecnologia; e por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica:
Estudantes de pós-graduação e egressos da graduação que desenvolveram monografias ou trabalhos de conclusão de curso, bem como por professores e pesquisadores.
Mostra das Ciências:
Espaço para promover a integração de escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental com a Ulbra, por meio da apresentação de projetos e atividades realizadas nas escolas.
Salão de Extensão:
Espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento de projetos de extensão e da curricularização da extensão nas instituições de Ensino Superior.
SERVIÇO
Evento: Expoulbra Xperience 2023
Data: dias 6 a 10 de novembro de 2023
Local: Ulbra Canoas – Prédio da Ulbratech
Site com a programação: www.ulbra.br/expoulbra
Inovação e Empreendedorismo
Na sequência da Expoulbra, a Rede Ulbra de Inovação recebe, no mesmo espaço da Ulbratech, no campus Canoas, nos dias 11 e 12 de novembro, o evento Techstars Startup Weekend IOT, organizado com o Sebrae e outros parceiros, incluindo a Ulbra.
Policial
Operação Notre Dame combate grupo criminoso especializado em roubos a residências

Na quarta-feira, 29, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, deflagrou a Operação Notre Dame, uma ofensiva contra uma organização criminosa interestadual especializada em roubos a residências com restrição da liberdade das vítimas.
A ação contou com apoio da Inteligência da Brigada Militar e da colaboração das Polícias Civis de São Paulo e do Ceará. Ao todo, foram cumpridas quatro ordens de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará.
As diligências ocorreram nos municípios de Lajeado, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taboão da Serra e Embu das Artes. Quatro suspeitos foram presos, sendo dois no Rio Grande do Sul e dois em São Paulo. Durante as buscas, foram apreendidos materiais que devem contribuir para o andamento das investigações.
O inquérito policial teve origem em um roubo violento registrado em fevereiro deste ano, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na ocasião, criminosos invadiram um imóvel, renderam funcionários e os mantiveram amarrados enquanto levavam joias, relógios e outros itens de alto valor.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação apontou a existência de um esquema organizado, no qual criminosos vindos de São Paulo atuavam na execução dos assaltos com apoio logístico de comparsas no Rio Grande do Sul.
O delegado Marco Guns ressaltou que a rapidez nas diligências preliminares foi o divisor de águas para o esclarecimento do caso.
“O monitoramento técnico e o uso de inteligência nos permitiram mapear cada passo da associação criminosa”, afirmou.
O diretor regional, delegado Cristiano Reschke, enfatizou o impacto psicológico desse tipo de delito.
“A repressão ao roubo a residência deve ser enérgica e exemplar. Este crime viola o asilo inviolável do cidadão: seu lar. Quando vítimas são rendidas em seu momento de repouso e proteção, o dano psíquico é imensurável. Nossa resposta hoje reafirma que a integração entre as instituições de segurança é a barreira intransponível contra o crime organizado”, declarou.
Policial
Operação Cerco Fechado prende 13 pessoas e mira esquema de tráfico de drogas em Butiá

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (4ªDIN/Denarc), deflagrou na manhã desta quarta-feira, 29, a Operação Cerco Fechado. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no município de Butiá.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial. Até o momento, 13 pessoas foram presas. Durante a operação, drogas, munições e outros materiais foram apreendidos.
Segundo a delegada Ana Flávia Leite, a investigação começou em maio de 2025 a partir de denúncias anônimas que apontavam que um homem, mesmo preso, continuava comandando o tráfico na região.
“A investigação teve início em maio de 2025, a partir do recebimento de informações anônimas que indicavam que um indivíduo, mesmo recolhido ao sistema prisional, continuava exercendo papel de liderança no tráfico de entorpecentes, coordenando a distribuição de drogas, o fluxo financeiro da atividade ilícita e a atuação de comparsas em liberdade”, explicou a delegada.
Ela também destacou que o grupo mantinha apoio externo para garantir a continuidade das atividades criminosas.
As primeiras diligências ocorreram em endereços de Butiá e também dentro da unidade prisional onde estava o suspeito apontado como liderança. Nessas ações, foram apreendidos cocaína, porções de maconha, armas de fogo, munições, celulares, balança de precisão, dinheiro em espécie, materiais usados para fracionamento de drogas, anotações do tráfico e um veículo. Um dos investigados chegou a ser preso em flagrante.
Ainda no presídio, os policiais encontraram celulares, chips e uma porção semelhante a crack, reforçando a suspeita de comunicação ilícita a partir do cárcere.
Com o avanço da investigação, a análise dos celulares apreendidos permitiu aprofundar a estrutura do grupo. A partir da extração de dados, os policiais identificaram a divisão de funções, pontos de venda e a forma como eram feitos os repasses e ordens.
As conversas revelaram negociações de drogas, vendas diretas, cobrança de dívidas e transferências via Pix. Também mostraram a atuação organizada dos envolvidos, com funções específicas dentro do esquema.
Outro ponto identificado foi o monitoramento da atuação policial. Os investigados trocavam informações sobre viaturas e movimentações de agentes na região.
“A apuração demonstrou que, quando um ponto estava temporariamente inativo, compradores eram encaminhados a outros locais, mantendo a continuidade da mercancia ilícita e evidenciando a estabilidade da associação criminosa”, explicou a delegada Ana Flávia.
Mesmo preso, o investigado apontado como liderança seguia influenciando o esquema, segundo a polícia, controlando valores, pagamentos e ordens repassadas a comparsas em liberdade.
A investigação também encontrou registros financeiros paralelos, com anotações de nomes, valores e cálculos, além de movimentações consideradas suspeitas.
De acordo com a delegada, os elementos reunidos mostram uma estrutura criminosa organizada e estável.
“A Operação Cerco Fechado integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações de repressão qualificada ao tráfico de entorpecentes e à atuação de associações criminosas no Rio Grande do Sul”, completou Ana Flávia Leite.
Policial
Operação Nacional Proteção Integral IV prende três pessoas por crimes sexuais infantojuvenis no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul participou, na manhã desta terça-feira, 28, da Operação Nacional Proteção Integral IV, coordenada pela Polícia Federal e realizada simultaneamente nos 27 estados do país. No estado, três pessoas foram presas, sendo duas em flagrante e uma por prisão preventiva.
A ação contou com a atuação do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), por meio de policiais da Divisão Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), com apoio de equipes do próprio departamento e de peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
No Rio Grande do Sul, a operação foi coordenada pelo diretor da Deca, delegado André Ciardullo Mocciaro, com apoio das delegadas Sabrina Doris Teixeira, titular da 2ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (2ª DPCA), e Alice Jantsch Fernandes, titular da 3ª DPCA.
Durante as investigações, o Núcleo de Operações Cibernéticas (NOC/Deca) monitorou suspeitos de armazenar e compartilhar arquivos de abuso sexual infantojuvenil. Dois homens foram presos em flagrante.
Um deles, de 58 anos e sem antecedentes policiais, foi detido por armazenamento de conteúdo ilegal. O outro, de 41 anos, que já possuía antecedentes por estupro de vulnerável, foi preso por armazenar e compartilhar centenas de arquivos de abuso sexual infantojuvenil.
Nas residências dos suspeitos, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos, que serão encaminhados ao Núcleo de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infantojuvenil (Nucope), do IGP, para perícia.
Além disso, a 2ª DPCA cumpriu a prisão preventiva de um homem de 36 anos, sem antecedentes policiais, investigado por aliciar virtualmente uma adolescente de 13 anos e posteriormente cometer estupro de vulnerável.
Na casa dele, também foi cumprido mandado de busca e apreensão, com a apreensão de um celular que passará por perícia.
Segundo a Polícia Civil, após os procedimentos legais, os três presos serão encaminhados ao sistema prisional e permanecerão à disposição da Justiça.

Cultura7 dias atrásAssociação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

Clima1 semana atrásChuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

Habitação3 dias atrásPrefeitura de Canoas publica lista com mais 100 suplentes para o Residencial Quero-Quero

Cultura7 dias atrásSemana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita até dia 29 de abril

Sem categoria1 semana atrásPagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS começa nesta sexta-feira

Feminicídio1 semana atrásRS registra 28º feminicídio de 2026 após morte de jovem em Sapucaia do Sul
Fazenda3 dias atrásIPVA 2026: prazo final termina na próxima quinta-feira, 30, no RS

Saúde4 dias atrásAnvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave


























































