Conecte-se conosco

header-top







 

23/06/2026
 

Saúde

Vereadores e Jairo Jorge se reúnem com vice-governador do Estado para tratar da saúde de Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique

Uma comitiva composta por 19 dos 21 vereadores de Canoas, acompanhados pelo prefeito Jairo Jorge, visitou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Foram dois encontros, que contaram com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, do deputado Adolfo Brito (Progressista) e do Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB).

Os deputados Miguel Rosseto e Adão Pretto, ambos do PT, também participaram da reunião, que teve como objetivo discutir a situação do programa Assistir no estado.

Programa Assistir

O programa Assistir tem sido alvo de preocupações por parte da Prefeitura de Canoas, visto que a cidade vem enfrentando desafios na área de saúde, incluindo problemas de abastecimento e atrasos em cirurgias.

A prefeitura, que atende 150 municípios, viu uma redução de quase 20 milhões de reais, só no último ano, provenientes do programa, e isso tem impactado diretamente a capacidade de atendimento à população.

A perspectiva é que esse valor triplique até outubro do ano que vem, atingindo a marca de 3,6 milhões de reais retirados da cidade mensalmente.

Reunião

Durante a reunião, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância de se rediscutir o impacto do programa Assistir, que tirou recursos essenciais da cidade de Canoas.

Ele destacou que os efeitos da crise não se limitam à cidade de Canoas, mas afetam também cidades vizinhas, incluindo Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha.

A superlotação nos hospitais em Porto Alegre, por exemplo, é uma consequência direta da crise enfrentada por Canoas e pelas outras cidade, uma vez que a população que não encontra atendimento eu seu município, migra para a capital.

O vereador Cris Moraes também expressou sua preocupação com a situação da saúde em Canoas, ressaltando que os vereadores têm a responsabilidade de lidar com os problemas de saúde que afetam a população diariamente.

Ele enfatizou a necessidade de interromper a retirada de recursos para que a cidade possa fornecer atendimento adequado à comunidade.

O vice-governador Gabriel Souza expressou seu apreço por Canoas e se comprometeu a levar a questão do programa Assistir ao núcleo do governo, incluindo o Governador, para discussões detalhadas.

Ele agradeceu a visita da comitiva de Canoas e reconheceu a defasagem na tabela SUS. Gabriel Souza também abordou questões financeiras do estado e a influência do governo federal nesse contexto.

Saúde

Hospital Universitário de Canoas amplia cirurgias eletivas e passa a realizar procedimentos aos sábados

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário realiza primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas neste sábado

O Hospital Universitário de Canoas (HU) iniciou neste mês uma ampliação na oferta de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de junho, os procedimentos também passaram a ser realizados aos sábados, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento e reduzir a fila de espera por cirurgias.

A medida foi adotada após a ampliação da estrutura do bloco cirúrgico e o reforço das equipes assistenciais. Até então, as cirurgias eletivas eram concentradas nos dias úteis, enquanto os finais de semana ficavam destinados exclusivamente aos atendimentos de urgência e emergência.

De acordo com a direção do hospital, a nova estratégia busca otimizar a utilização das salas cirúrgicas e acelerar o acesso da população aos procedimentos que aguardam agendamento.

Segundo a superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão da unidade, Tatiani Pacheco, a ampliação da estrutura permitiu o aumento da oferta de cirurgias. Ela explica que anteriormente o hospital contava com apenas duas salas cirúrgicas em funcionamento, o que fazia com que os procedimentos eletivos fossem frequentemente impactados pela necessidade de priorizar casos de urgência.

“Hoje contamos com uma estrutura ampliada e equipes contratadas e capacitadas, o que nos permite aumentar a oferta de cirurgias e avançar na redução das filas”, afirmou.

Neste primeiro momento, a iniciativa está em fase de testes e prioriza procedimentos de cirurgia geral, especialidade que apresenta demanda reprimida significativa.

O diretor técnico do Hospital Universitário, Fernando Farias, informou que a etapa inicial tem como foco a avaliação dos fluxos de trabalho e da integração entre as equipes. Segundo ele, o objetivo é garantir segurança e qualidade assistencial durante a expansão do serviço.

“Estamos avaliando fluxos, processos e a integração das equipes para assegurar que toda a assistência seja realizada com excelência. Essa etapa é fundamental para que possamos consolidar o funcionamento dos sábados de forma permanente”, destacou.

A ampliação das atividades aos sábados faz parte de um projeto mais amplo de expansão da capacidade cirúrgica do hospital. A previsão é que, após a consolidação da nova rotina, os testes sejam estendidos para os domingos e, futuramente, para o período noturno.

A proposta segue modelos já adotados por hospitais públicos de grande porte e busca ampliar o número de procedimentos realizados sem a necessidade de novas estruturas físicas, utilizando de forma mais intensa os espaços e equipes já disponíveis na instituição.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa suspende lotes de creatina e outros suplementos por irregularidades sanitárias

Redação

Publicado

em

Foto: IDNLabs

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso de 11 lotes de suplementos alimentares da empresa IDNLabs. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 19, após a empresa comunicar voluntariamente à agência o recolhimento dos produtos.

Entre os itens suspensos estão suplementos de creatina em pó, beta-alanina, BCAA em comprimidos e produtos multivitamínicos e multiminerais. Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após a identificação de uma série de irregularidades relacionadas aos requisitos sanitários.

De acordo com o órgão regulador, foram constatados problemas como descumprimento de normas sanitárias, irregularidades na identificação dos produtos, ausência de advertências obrigatórias nos rótulos, dificuldade de visualização das informações e uso de alegações não autorizadas.

A Anvisa também informou que análises de estabilidade apresentaram resultados abaixo dos limites mínimos ou das especificações declaradas pela empresa. Além disso, a agência apontou que a recomendação de uso da beta-alanina divulgada pela fabricante estaria em desacordo com os limites e condições autorizados.

Os lotes suspensos são:

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0147.05.2025;

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0285.05.2025;

Suplemento alimentar de multivitamínicos e multiminerais em comprimidos revestidos — lote 005.01.2026;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 0267.08.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 003.01.2025;

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0148.05.2025;

Suplemento alimentar de multivitamínicos e multiminerais em comprimidos revestidos — lote 0211.07.2025;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 079.02.2025;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 0149.05.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 044.01.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 004.01.2025.

A agência informou que as medidas foram baseadas em infrações à legislação brasileira de alimentos, incluindo a Lei nº 9.986/1969, além de resoluções da própria Anvisa relacionadas à rotulagem de alimentos embalados e aos requisitos sanitários para suplementos alimentares.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita promove vacinação contra HPV e meningite em escolas da rede pública

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita promove, entre os meses de junho e julho, uma ação de vacinação contra o HPV e a meningite em escolas da rede pública do município. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes por meio da aplicação dos imunizantes diretamente nas instituições de ensino.

Para receber a vacina, os estudantes deverão apresentar a carteira de vacinação e uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a estratégia busca facilitar o acesso da população às vacinas.

“Levar a vacinação para dentro das escolas é uma forma de facilitar o acesso das famílias e garantir que mais crianças e adolescentes estejam protegidos. A prevenção continua sendo uma das ferramentas mais importantes para promover saúde e qualidade de vida”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, destacou que a ação também tem o objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância da imunização.

“As vacinas salvam vidas e são fundamentais para prevenir doenças graves. Com essa iniciativa, aproximamos os serviços de saúde da comunidade escolar e reforçamos a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada”, disse.

As equipes de saúde atenderão as escolas conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre no horário das 9h às 11h.

Cronograma de vacinação

11 de junho – EEEM Nova Sociedade

16 de junho – EEEB Santa Rita

18 de junho – EMEF Alfredo Antônio Amorim

23 de junho – EMEF Miguel Couto

25 de junho – EMEF Homero Fraga

30 de junho – EMEF Victor Aggens

2 de julho – EEEF Barão de Teresópolis

7 de julho – EMEF Tiradentes

9 de julho – EMEF Vasconcelos Jardim

14 de julho – EMEF José Bonifácio

16 de julho – EMEF Santa Rita de Cássia

21 de julho – EMEF Hélio Fraga

23 de julho – EMEF Rui Barbosa

28 de julho – EMEF Campos Salles

30 de julho – EMEF Álvaro Almeida

A vacinação escolar integra as estratégias de imunização voltadas ao público infantojuvenil e tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas recomendadas para essa faixa etária.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques