Saúde
Vereadores e Jairo Jorge se reúnem com vice-governador do Estado para tratar da saúde de Canoas

Uma comitiva composta por 19 dos 21 vereadores de Canoas, acompanhados pelo prefeito Jairo Jorge, visitou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Centro Administrativo Fernando Ferrari.
Foram dois encontros, que contaram com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, do deputado Adolfo Brito (Progressista) e do Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB).
Os deputados Miguel Rosseto e Adão Pretto, ambos do PT, também participaram da reunião, que teve como objetivo discutir a situação do programa Assistir no estado.
Programa Assistir
O programa Assistir tem sido alvo de preocupações por parte da Prefeitura de Canoas, visto que a cidade vem enfrentando desafios na área de saúde, incluindo problemas de abastecimento e atrasos em cirurgias.
A prefeitura, que atende 150 municípios, viu uma redução de quase 20 milhões de reais, só no último ano, provenientes do programa, e isso tem impactado diretamente a capacidade de atendimento à população.
A perspectiva é que esse valor triplique até outubro do ano que vem, atingindo a marca de 3,6 milhões de reais retirados da cidade mensalmente.
Reunião
Durante a reunião, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância de se rediscutir o impacto do programa Assistir, que tirou recursos essenciais da cidade de Canoas.
Ele destacou que os efeitos da crise não se limitam à cidade de Canoas, mas afetam também cidades vizinhas, incluindo Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha.
A superlotação nos hospitais em Porto Alegre, por exemplo, é uma consequência direta da crise enfrentada por Canoas e pelas outras cidade, uma vez que a população que não encontra atendimento eu seu município, migra para a capital.
O vereador Cris Moraes também expressou sua preocupação com a situação da saúde em Canoas, ressaltando que os vereadores têm a responsabilidade de lidar com os problemas de saúde que afetam a população diariamente.
Ele enfatizou a necessidade de interromper a retirada de recursos para que a cidade possa fornecer atendimento adequado à comunidade.
O vice-governador Gabriel Souza expressou seu apreço por Canoas e se comprometeu a levar a questão do programa Assistir ao núcleo do governo, incluindo o Governador, para discussões detalhadas.
Ele agradeceu a visita da comitiva de Canoas e reconheceu a defasagem na tabela SUS. Gabriel Souza também abordou questões financeiras do estado e a influência do governo federal nesse contexto.
Saúde
Anvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão total de medicamentos que contenham a substância clobutinol no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 27, e tem efeito imediato.
A decisão abrange todas as etapas relacionadas aos produtos, incluindo fabricação, importação, distribuição, comercialização, propaganda e uso, retirando completamente a substância do mercado brasileiro.
Segundo a agência, a medida foi baseada em avaliação técnica da área de farmacovigilância, que identificou riscos relevantes à saúde. De acordo com o parecer, medicamentos com clobutinol podem causar arritmias cardíacas graves, associadas ao prolongamento do intervalo QT – alteração na atividade elétrica do coração que pode resultar em desmaios e, em casos mais graves, morte súbita.
O clobutinol é um princípio ativo utilizado principalmente em antitussígenos, como xaropes indicados para o alívio da tosse e outros sintomas respiratórios. Com a nova determinação, esses medicamentos deixam de ser permitidos no país.
A Anvisa informou que pacientes que utilizam produtos com a substância devem interromper o uso e buscar orientação médica para substituição por alternativas seguras. A agência não especificou marcas afetadas, destacando que a proibição vale para todos os medicamentos que contenham clobutinol, independentemente do fabricante.
A decisão segue o princípio de avaliação de risco-benefício adotado pela regulação sanitária. Conforme o entendimento técnico da agência, os riscos associados ao uso da substância superam seus possíveis benefícios terapêuticos, justificando a suspensão total.
Saúde
Anvisa amplia uso do Mounjaro para tratamento de diabetes tipo 2 a partir dos 10 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira ,22, a ampliação da indicação terapêutica do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2. A medida consta na Resolução-RE nº 1.592, de 17 de abril de 2026.
Com a mudança, o medicamento passa a ser indicado também para pacientes pediátricos a partir de 10 anos de idade. Antes, o uso aprovado para diabetes tipo 2 era restrito à população adulta. As demais indicações terapêuticas já autorizadas permanecem sem alteração.
Segundo a Anvisa, pedidos de inclusão de novas faixas etárias ou ampliação de indicações passam por avaliação regulatória, com base em dados técnico-científicos que comprovem qualidade, segurança e eficácia para o uso pretendido.
Saúde
Direção de hospital confirma controle de surto de bactéria em UTI neonatal em Porto Alegre

A presença da bactéria Acinetobacter baumannii na UTI neonatal do Hospital Fêmina, em Porto Alegre, está sob controle, conforme informou nesta quarta-feira, 22, a diretora de Atenção à Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, Rosana Reis Nothen.
“O surto está contido. A gente não tem nenhum indicativo de que ele vai ter qualquer tipo de disseminação para além do que já houve. Consideramos que a situação está totalmente dentro do controle.”
A bactéria identificada é classificada como multirresistente. Até agora, quatro recém-nascidos tiveram diagnóstico positivo. Um deles não resistiu e morreu. Os outros três permanecem internados, em estado grave, mas com quadro estável.
Segundo a direção, esse tipo de microrganismo pode ser encontrado em ambientes hospitalares, porém representa maior risco em pacientes mais frágeis, como prematuros.
“No cenário de pacientes que tenham comprometimento imunológico, principalmente os prematuros, ela tende a causar infecções. Mas identificamos que é sensível a algumas substâncias que já estão sendo administradas nos bebês.”
Outros dois bebês que estavam na mesma unidade são monitorados por terem tido contato com os casos confirmados. Todos seguem isolados, com atendimento realizado por equipes exclusivas.
A UTI neonatal está interditada desde a última quinta-feira, 16, e a previsão é de que permaneça fechada por mais uma semana. A situação é acompanhada pela Vigilância em Saúde do município.
Gestantes de alto risco estão sendo encaminhadas para outras instituições, como o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, conforme a disponibilidade de vagas. Os demais atendimentos do hospital seguem sem alterações.

Empresas & Negócios1 semana atrásReunião do Fórum das Entidades discute revisão do Plano Diretor, novas adesões e demandas institucionais

Oportunidade1 semana atrásQualificação profissional em Canoas tem atualizações em cursos e segue com inscrições abertas

Cultura3 dias atrásAssociação Canoense de Escritores promove atividade da Semana do Livro

Clima4 dias atrásChuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

Acidente1 semana atrásAcidente em parque de diversões deixa 11 feridos em Guaíba

Saúde1 semana atrásRio Grande do Sul confirma primeiro óbito por dengue em 2026

Cultura3 dias atrásSemana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita até dia 29 de abril

Feminicídio6 dias atrásRS registra 28º feminicídio de 2026 após morte de jovem em Sapucaia do Sul
























































