Conecte-se conosco

header-top







 

17/06/2026
 

Saúde

Vereadores e Jairo Jorge se reúnem com vice-governador do Estado para tratar da saúde de Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique

Uma comitiva composta por 19 dos 21 vereadores de Canoas, acompanhados pelo prefeito Jairo Jorge, visitou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Foram dois encontros, que contaram com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, do deputado Adolfo Brito (Progressista) e do Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB).

Os deputados Miguel Rosseto e Adão Pretto, ambos do PT, também participaram da reunião, que teve como objetivo discutir a situação do programa Assistir no estado.

Programa Assistir

O programa Assistir tem sido alvo de preocupações por parte da Prefeitura de Canoas, visto que a cidade vem enfrentando desafios na área de saúde, incluindo problemas de abastecimento e atrasos em cirurgias.

A prefeitura, que atende 150 municípios, viu uma redução de quase 20 milhões de reais, só no último ano, provenientes do programa, e isso tem impactado diretamente a capacidade de atendimento à população.

A perspectiva é que esse valor triplique até outubro do ano que vem, atingindo a marca de 3,6 milhões de reais retirados da cidade mensalmente.

Reunião

Durante a reunião, o prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância de se rediscutir o impacto do programa Assistir, que tirou recursos essenciais da cidade de Canoas.

Ele destacou que os efeitos da crise não se limitam à cidade de Canoas, mas afetam também cidades vizinhas, incluindo Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha.

A superlotação nos hospitais em Porto Alegre, por exemplo, é uma consequência direta da crise enfrentada por Canoas e pelas outras cidade, uma vez que a população que não encontra atendimento eu seu município, migra para a capital.

O vereador Cris Moraes também expressou sua preocupação com a situação da saúde em Canoas, ressaltando que os vereadores têm a responsabilidade de lidar com os problemas de saúde que afetam a população diariamente.

Ele enfatizou a necessidade de interromper a retirada de recursos para que a cidade possa fornecer atendimento adequado à comunidade.

O vice-governador Gabriel Souza expressou seu apreço por Canoas e se comprometeu a levar a questão do programa Assistir ao núcleo do governo, incluindo o Governador, para discussões detalhadas.

Ele agradeceu a visita da comitiva de Canoas e reconheceu a defasagem na tabela SUS. Gabriel Souza também abordou questões financeiras do estado e a influência do governo federal nesse contexto.

Saúde

Confira quais produtos Ypê foram liberados pela Anvisa e quais seguem com restrições

Redação

Publicado

em

Foto: Química Amparo/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o status dos produtos da marca Ypê que haviam sido alvo de suspensão cautelar. A medida envolve detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados pela Química Amparo Ltda. (CNPJ 43.461.789/0001-90), especialmente aqueles com lotes cuja numeração termina em 1.

De acordo com a Anvisa, permanecem suspensos e não devem ser utilizados os detergentes líquidos e desinfetantes Ypê produzidos antes de 1º de março deste ano. No caso dos lava-roupas líquidos, a restrição segue válida para os produtos fabricados antes de 1º de abril.

A atualização ocorre após a empresa apresentar laudos considerados satisfatórios para os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de março. Com isso, esses produtos foram liberados para comercialização e uso.

Já em relação aos lava-roupas líquidos, a liberação vale apenas para os itens fabricados a partir de 1º de abril. Os demais lotes continuam sob restrição determinada pela agência reguladora.

As novas medidas foram publicadas pela Anvisa no Diário Oficial da União (DOU), atualizando a decisão anunciada inicialmente em 1º de abril.

Produtos que permanecem suspensos:

Detergentes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;

Desinfetantes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;

Lava-roupas líquidos Ypê fabricados antes de 1º de abril.

A orientação da Anvisa é para que consumidores verifiquem a data de fabricação e a identificação dos lotes antes de utilizar os produtos abrangidos pela medida.

Continuar a ler

Saúde

Paciente com suspeita de ebola tem resultado negativo para a doença no RS

Redação

Publicado

em

Foto: Reprodução

O exame realizado para investigar a suspeita de ebola em um paciente transferido de Novo Hamburgo para Porto Alegre apresentou resultado negativo. A confirmação foi recebida pelo Grupo Hospitalar Conceição na noite de sábado, 13, após análise conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O paciente, um homem de 64 anos que esteve recentemente em Uganda, país da África Oriental que enfrenta um surto da doença, inicialmente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, em Novo Hamburgo. Em razão do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, ele permaneceu em isolamento enquanto eram realizados os procedimentos de investigação.

Além da suspeita de ebola, o homem teve diagnóstico confirmado para malária causada pelo parasita Plasmodium falciparum. Segundo as equipes médicas, ele apresentava quadro clínico estável. Na sexta-feira, 12, foi encaminhado para Porto Alegre, onde segue internado.

Em nota divulgada neste domingo, 14, o Grupo Hospitalar Conceição informou que, com a exclusão da hipótese de ebola, o paciente poderá receber todos os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis na instituição para o tratamento adequado da malária. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A investigação mobilizou profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Ministério da Saúde. As amostras coletadas foram levadas ao Rio de Janeiro em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino ao laboratório responsável pela análise.

A Secretaria Estadual da Saúde destacou que a rápida adoção dos protocolos previstos para casos suspeitos demonstra a capacidade de resposta do sistema de saúde diante de situações que exigem atenção especial. O acompanhamento do paciente continua sendo realizado pelas equipes de assistência e vigilância em saúde.

Continuar a ler

Saúde

RS investiga caso suspeito de Ebola em paciente atendido em Novo Hamburgo

Redação

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul acompanha a investigação de um caso suspeito de doença pelo vírus Ebola em um homem de 64 anos, que esteve recentemente em Uganda, país localizado na África Oriental.

O paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo. De acordo com a pasta, diante do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, foram adotadas imediatamente as medidas previstas nos protocolos nacionais de vigilância e resposta para casos suspeitos da doença.

Durante a investigação, foi realizado um teste rápido para malária, que teve resultado positivo para Plasmodium falciparum. O tratamento específico foi iniciado logo após a confirmação do diagnóstico. Apesar disso, o caso segue em investigação para Ebola, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O descarte definitivo da suspeita dependerá do resultado dos exames laboratoriais realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório nacional de referência para esse tipo de análise.

Seguindo os protocolos clínicos, o paciente será transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, unidade de referência estadual para acompanhamento especializado e coleta de amostras para exames complementares. Caso a infecção pelo vírus Ebola seja confirmada, ele será encaminhado para um hospital de referência nacional.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que o caso foi comunicado ao Ministério da Saúde e que as ações estão sendo conduzidas em conjunto com as autoridades municipais e federais, conforme os protocolos de vigilância, assistência e biossegurança.

Também foi iniciado o rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente. Os contactantes serão monitorados por um período de 30 dias para a identificação precoce de possíveis sintomas. As equipes dos serviços de saúde envolvidos receberam orientações sobre as medidas de prevenção e controle de infecções previstas nos protocolos vigentes.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques