Conecte-se conosco

header-top







 

04/07/2026
 

Geral

Búfalos na fazenda escola da Ulbra Canoas

Redação

Publicado

em

Búfalos na fazenda escola da Ulbra

Tem bubalinos no campo da fazenda escola na Medicina Veterinária da Ulbra Campus Canoas. Os animais, que são utilizados em aulas práticas de várias disciplinas, são considerados um dos diferenciais do curso para aprendi7agem e preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

O projeto inédito na Ulbra é uma parceria com a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu). Na Expointer, nesta semana, os acadêmicos da Ulbra estão realizando visitas técnicas aos criadores de bubalinos.

É um momento em que os acadêmicos estão estudando na prática a diferença entre bovinos e bubalinos para entender um pouco mais dessa espécie, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares.

“São duas fêmeas e um macho de búfalos [na fazenda]. A partir deste ano somos criadores de bubaEnos”, afirma. Estes sendo preparados para contato com grande público, mas o objetivo futuro é expor os animais na Expointer.

Mercado O mercado de bubalinos está se reestruturando nos últimos anos. Um dos grandes diferenciais é a inserção em pequenas propriedades, onde a espécie se encaixa muito bem.

O búfalo é um animal mais rústico, explica Soares. Há áreas onde os produtores não têm como controlar parasitas, por exemplo, e ele se adapta melhor nessas regiões. “Os bubalinos estão passando por um processo de transformaçãomuito grande.

A cadeia vem se modificando e se reestruturando, rejuvenescendo através dos processos de sucessão nas empresas”, revela o coordenador.

A presidente da Ascribu, Desireé Mõller, diz que “a parceria com a Ascribu é urna oportunidade para mostrar aos alunos quem é o búfalo e as alternativas de mercado, de produção”, explica ela, que é egressa da instituição.

“O búfalo está melhorando o nível no Brasil. Tem uma carne muito magra e um leite com o dobro de rendimento. Hoje o mercado da vaca leiteira está em queda. O leite da búfala está em alta”, afirma. Além da Ulbra, a Ascribu também mantém parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Policial

Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio em estacionamento de supermercado em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Policia Civil

A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta sexta-feira, 3, mais um suspeito de envolvimento no homicídio de um homem executado a tiros no estacionamento de um supermercado em Canoas, na Região Metropolitana. A ação faz parte da Operação Migração, que também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Sapucaia do Sul. Durante as diligências, foram apreendidos fuzis e pistolas.

O crime ocorreu em 28 de maio. Um dos investigados já havia sido preso poucas horas após a execução. Conforme a delegada Graziela Zanelli, ele permanece preso. Na ocasião, os policiais localizaram com o suspeito armamento de alto calibre, incluindo fuzis e coletes à prova de balas.

De acordo com as investigações, a vítima foi morta por ocupantes de uma Range Rover Evoque preta, que deixou o local logo após os disparos. Posteriormente, o veículo utilizado na ação foi encontrado abandonado em Sapucaia do Sul.

Segundo o diretor da Divisão Metropolitana de Homicídios, delegado Rafael Pereira, as investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no caso.

“Os executores, mandantes e, principalmente, os líderes que estiverem envolvidos nas mortes serão investigados e responsabilizados”, afirmou o delegado.

Continuar a ler

Geral

Canoas assina contrato de financiamento de R$ 150 milhões para obras de infraestrutura e serviços públicos

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas assinou, na manhã de quinta-feira, 2, um contrato de financiamento de R$ 150 milhões com o Banco do Brasil para investimentos em infraestrutura urbana e serviços públicos. A assinatura ocorreu no Auditório Sady Schwitz e contou com a participação do prefeito Airton Souza, do vereador Juares Hoy e de secretários municipais.

De acordo com a administração municipal, os recursos serão destinados à execução de obras em diferentes regiões da cidade. Entre os projetos previstos estão a recuperação e qualificação de vias, a implantação do projeto Rua Inteligente na Rua Coronel Vicente, a construção de novas praças e do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), além de outras iniciativas consideradas prioritárias pelo município.

Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza comentou a assinatura do contrato e os investimentos previstos.

“Este é um marco para o futuro da nossa cidade. Estamos garantindo recursos que vão transformar a infraestrutura urbana, ampliar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a vida da população. Teremos ruas revitalizadas, novos espaços de convivência, investimentos na saúde e em projetos que tornarão Canoas uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, afirmou.

Continuar a ler

Geral

TJRS abre conciliação de precatórios de Canoas com adesão entre julho e agosto de 2026

Redação

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul publicou na terça-feira, 1º, o edital que abre o procedimento de conciliação de precatórios do Município de Canoas.

Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Canoas, o período para que os credores manifestem interesse vai de 3 a 30 de julho de 2026. O prazo é fixo e não será prorrogado. Podem participar credores de precatórios em que o município figure como devedor.

A manifestação deve ser feita apenas dentro do sistema eproc2G, diretamente nos autos de cada processo. O pedido, uma vez registrado, segue válido até 1º de julho de 2028, dentro do período de análise previsto no edital.

Os acordos poderão ser fechados com deságio de 40% sobre o valor bruto atualizado do crédito.

A Procuradora-Geral Adjunta do Município e presidente da Câmara de Conciliação de Precatórios, Patrícia Leandro Teixeira, afirmou que a medida abre a possibilidade de antecipação no recebimento dos valores pelos credores e também ajuda na organização dos passivos judiciais do município.

Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público após decisão judicial definitiva, quando não há mais possibilidade de recurso. O pagamento segue regras constitucionais, respeitando ordem cronológica e prioridades legais.

Em Canoas, conforme a Lei Municipal nº 6.883/2025, valores de até sete salários mínimos são pagos por Requisição de Pequeno Valor, o chamado RPV, que tem trâmite mais rápido. Acima disso, o pagamento ocorre via precatório.

A conciliação funciona como uma alternativa para encerrar a dívida de forma negociada, permitindo ao credor receber antes do prazo normal, dentro das condições previstas no edital.

“A abertura desse procedimento de conciliação representa uma oportunidade para que os credores antecipem o recebimento de seus créditos, de forma segura e transparente. Ao mesmo tempo, o Município fortalece a gestão responsável dos precatórios, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e para o cumprimento das decisões judiciais de maneira planejada”, destaca a Procuradora-Geral Adjunta do Município, Dra. Patrícia Leandro Teixeira.

Confira o Edital.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques