Geral
Búfalos na fazenda escola da Ulbra Canoas

Tem bubalinos no campo da fazenda escola na Medicina Veterinária da Ulbra Campus Canoas. Os animais, que são utilizados em aulas práticas de várias disciplinas, são considerados um dos diferenciais do curso para aprendi7agem e preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
O projeto inédito na Ulbra é uma parceria com a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu). Na Expointer, nesta semana, os acadêmicos da Ulbra estão realizando visitas técnicas aos criadores de bubalinos.
É um momento em que os acadêmicos estão estudando na prática a diferença entre bovinos e bubalinos para entender um pouco mais dessa espécie, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares.
“São duas fêmeas e um macho de búfalos [na fazenda]. A partir deste ano somos criadores de bubaEnos”, afirma. Estes sendo preparados para contato com grande público, mas o objetivo futuro é expor os animais na Expointer.
Mercado O mercado de bubalinos está se reestruturando nos últimos anos. Um dos grandes diferenciais é a inserção em pequenas propriedades, onde a espécie se encaixa muito bem.
O búfalo é um animal mais rústico, explica Soares. Há áreas onde os produtores não têm como controlar parasitas, por exemplo, e ele se adapta melhor nessas regiões. “Os bubalinos estão passando por um processo de transformaçãomuito grande.
A cadeia vem se modificando e se reestruturando, rejuvenescendo através dos processos de sucessão nas empresas”, revela o coordenador.
A presidente da Ascribu, Desireé Mõller, diz que “a parceria com a Ascribu é urna oportunidade para mostrar aos alunos quem é o búfalo e as alternativas de mercado, de produção”, explica ela, que é egressa da instituição.
“O búfalo está melhorando o nível no Brasil. Tem uma carne muito magra e um leite com o dobro de rendimento. Hoje o mercado da vaca leiteira está em queda. O leite da búfala está em alta”, afirma. Além da Ulbra, a Ascribu também mantém parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Policial
Menino de 3 anos morre após agressões em Viamão; pai, missionário norte-americano, segue preso

A Polícia Civil confirmou, na madrugada desta quinta-feira, 9, a morte de Oliver Golden Grayson, de 3 anos, que estava internado em estado gravíssimo após ser violentamente agredido em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O principal suspeito é o próprio pai da criança, Dandre Jermaine Grayson, missionário norte-americano de 33 anos, que permanece preso preventivamente.
Durante depoimento à polícia, o investigado admitiu ter cometido as agressões e afirmou que a violência foi motivada porque o filho não lhe deu “bom dia”.
Conforme a delegada Luana Tamiozzo Medeiros, responsável pela investigação, Dandre Jermaine Grayson confessou ter desferido socos no tórax e no abdômen da criança, além de bater a cabeça do menino contra o chão. O caso ocorreu no distrito de Águas Claras, onde a família residia.
Após as agressões, o próprio pai levou o menino ao hospital de Viamão, no último domingo, 5. Em razão da gravidade dos ferimentos, a vítima foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde não resistiu.
Ao identificar diversas lesões compatíveis com violência, a equipe médica acionou o 18º Batalhão de Polícia Militar. Dandre Jermaine Grayson foi preso em flagrante ainda na unidade hospitalar. No dia seguinte, durante audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva.
As investigações também apontam que outros filhos do casal podem ter sido vítimas de maus-tratos. Segundo a Polícia Civil, há registros em pelo menos dois estados brasileiros indicando que três crianças, de 5, 7 e 9 anos, apresentaram indícios de agressões semelhantes. A situação de um bebê de um ano segue sendo apurada e, até o momento, não há confirmação de que ele tenha sofrido violência.
Por determinação do Conselho Tutelar, os cinco filhos do casal foram encaminhados para acolhimento institucional. Além das suspeitas de maus-tratos contra as crianças, a Polícia Civil investiga possíveis episódios de violência doméstica praticados contra a esposa do investigado, para quem foi solicitada uma medida protetiva.
De acordo com as autoridades, a família mora no Brasil há cerca de nove anos e havia se estabelecido em Viamão aproximadamente seis meses antes do crime.
Geral
Canoas promove mais uma edição da Feira do Trem nas estações Mathias Velho e Niterói

Canoas promove, entre os dias 8 e 10 de julho, mais uma edição da Feira do Trem nas estações Mathias Velho e Niterói. O evento será realizado das 9h às 20h e contará com a participação de artesãos e empreendedores locais.
Segundo o Executivo Municipal, a feira reunirá produtos artesanais produzidos no município e ocorrerá simultaneamente nas duas estações da Trensurb. A programação é aberta ao público.
Geral
Nova Santa Rita empossa novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A Prefeitura de Nova Santa Rita realizou, na última semana, a eleição e a posse das novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) para a gestão 2026-2028.
O conselho é formado por representantes do poder público e da sociedade civil e atua na formulação, acompanhamento e fortalecimento de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, da igualdade de oportunidades e do enfrentamento à violência de gênero.
Segundo a prefeitura, a nova composição inicia um ciclo de trabalho voltado à construção de ações para ampliar a proteção, a participação e a garantia dos direitos das mulheres no município.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância do conselho para a participação social.
“O COMDIM é um importante instrumento de diálogo entre o poder público e a sociedade. Seguiremos apoiando iniciativas que promovam a igualdade, o respeito e a garantia dos direitos das mulheres, fortalecendo políticas públicas cada vez mais efetivas para Nova Santa Rita.”
A coordenadora municipal das Mulheres e da Igualdade Racial, Daiane de Oliveira, também ressaltou o papel das novas conselheiras.
“A posse das novas conselheiras representa o fortalecimento da rede de proteção e da participação feminina nas decisões do município. Nosso compromisso é trabalhar de forma coletiva pela defesa dos direitos das mulheres e pelo enfrentamento à violência, promovendo ações que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária.”
Ainda de acordo com a administração municipal, o COMDIM seguirá atuando como espaço de participação e controle social, contribuindo para a construção de políticas públicas voltadas à garantia de direitos, proteção e oportunidades para as mulheres de Nova Santa Rita.

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS cria força-tarefa para atender regiões das Missões, Noroeste e Norte com previsão de temporais

Emprego1 semana atrásCanoas recebe ação com oportunidades de emprego no bairro Rio Branco nesta quarta-feira

Geral1 semana atrásEleições do Sistema Confea/Crea e Mútua definem novos dirigentes nesta sexta-feira, 3
Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Porto Alegre emite alerta preventivo para risco de elevação do nível do Guaíba até domingo

Emprego1 semana atrásCanoas prorroga inscrições para processo seletivo de estagiários até 15 de julho

Geral1 semana atrásMostra Curta FECIC exibe 17 curtas de estudantes de Canoas em programação gratuita no Sesc
Fazenda1 semana atrásPrazo para pagar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta terça-feira, 30
Clima1 semana atrásInmet emite alertas de tempestades, chuvas intensas e geada para RS, SC e PR
























































