Geral
JBS já acolhe 1,8 mil imigrantes em sua força de trabalho no RS, incluindo Canoas

A empresa de alimentos JBS ultrapassou a marca de 6,8 mil imigrantes atuando em seus escritórios e unidades produtivas no Brasil. Com isso, a Companhia passa a contar com 4% de sua força de trabalho formada por pessoas de outras nacionalidades.
Somente no Rio Grande do Sul, são 1834 imigrantes, 26% do total, que atuam em unidades de 10 cidades gaúchas: Canoas, Caxias do Sul (Desvio Rizzo e Ana Rech), Garibaldi, Montenegro, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Roca Sales, Seberi, Três Passos e Trindade do Sul.
A JBS conta com mais de 145 mil colaboradores em mais de 130 municípios. No Rio Grande do Sul o total de colaboradores ultrapassa 18 mil, nas 22 cidades gaúchas em que a empresa está presente.
Para Fernando Meller, diretor-executivo de Gente e Gestão da JBS, a Companhia considera que seu sucesso se baseia nas habilidades coletivas e nas experiências de seus colaboradores, razão pela qual valoriza e estimula a diversidade de origens, idiomas e culturas de suas equipes.
Projeto de Integração
Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho inclusivo aos imigrantes que ingressam na empresa, a JBS desenvolveu um sistema de integração diferenciado em que os colaboradores têm acesso a informes da Companhia em vários idiomas e dialetos, incluindo informações sobre benefícios, instruções de segurança e materiais de treinamento.
Cada unidade da empresa oferece ainda acesso ao Language Lines, base com mais de 200 idiomas para comunicação clara nos postos de trabalho. Os profissionais de outros países têm acesso aos mesmos benefícios concedidos a todos os demais colaboradores.
Intercâmbio de conhecimento
O diretor-executivo de Gente e Gestão relata que a empresa conta também com um projeto denominado “JBS Sem Fronteiras”, que visa levar colaboradores do Brasil para trabalhar em operações da Companhia no exterior, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e experiências em diferentes unidades no mundo.
Na edição deste ano do programa foram abertas 1.500 oportunidades, em diversas funções nas áreas produtivas e administrativas, para atuação na JBS Australia.
“O JBS Sem Fronteiras é um programa que, além de proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, é mais uma forma de fortalecer nossa cultura e estratégia de formar equipes com experiências e vivências diversas em todas as nossas unidades”, pontua Meller.
A JBS, que hoje atende clientes em mais de 190 nações ao redor do mundo, conta globalmente com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e China, entre outros.
Geral
Em parceria com a Petrobras, projeto social vai atender crianças na região metropolitana

O Projeto Primeiro Saque recebe a partir de segunda-feira, 7, crianças em situação de vulnerabilidade social em dois novos núcleos. As unidades irão funcionar nas cidades de Canoas e Esteio com um total de 240 vagas. Os núcleos irão operar com recursos do Programa Petrobras Socioambiental. Os valores somam mais de 07 milhões de reais e serão distribuídos ao longo de 36 meses através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Em Canoas a nova sede fica no bairro Guajuviras, na Praça Nelson Mandela. Serão atendidas 120 crianças divididas em 02 turnos: manhã e tarde. Outras 120 vagas são para o núcleo da cidade de Esteio. O prédio localizado no bairro Novo Esteio, foi um dos locais mais atingidos pela enchente de maio de 2024.
“Em Esteio, o prédio ficou embaixo d ‘água. Pouco mais de um ano depois, o sentimento é de reconstrução. Estamos felizes por atender uma população que sofreu tanto com a enchente. Uma das marcas do nosso projeto é o envolvimento com a comunidade. Nossas ações são pensadas no bem-estar e segurança das crianças e das suas famílias. Nas contratações para dar apoio ao núcleo, priorizamos profissionais da própria comunidade”, destaca a coordenadora do Primeiro Saque, Michele Jubin.
As vagas são destinadas para alunos da rede pública indicados pela assistência social dos municípios. A captação começou em junho nas escolas dos bairros. A prioridade é atender crianças em situação de vulnerabilidade social que necessitam de reforço no aprendizado escolar.
Além dos reforços escolares, o projeto Primeiro Saque oferece modalidades esportivas em dias alternados como tênis, futebol e capoeira, além de oficinas de autoconhecimento, cultura e artes e sustentabilidade
O Primeiro Saque, projeto social localizado na cidade de Canoas, oferece atividades nas áreas do esporte, cultura e educação para crianças em situação de vulnerabilidade social no turno inverso ao escolar. Em operação desde abril de 2015, o projeto já atendeu mais de 1000 crianças e tem como principal sede instalações dentro do Canoas Tênis Clube.
“O convênio com a Petrobras possibilitou ampliarmos o número de crianças que atendemos, expandindo atividades para outras localidades carentes da região metropolitana”, explica o coordenador Matheus Triska, que idealizou o projeto há 10 anos.
Para atender as necessidades das crianças, o Primeiro Saque conta com uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, além de profissionais na área da educação básica, educação física e colaboradores de áreas de apoio
Esteio: Núcleo Novo Esteio
- Bombonera
- Rua Cacequi, 121
- Bairro Novo Esteio
- Funcionamento: terças, quartas e quintas (manhã e tarde)
- Atividades: (tênis, capoeira, futebol, dança, teatro, reforço escolar, oficinas de sustentabilidade e atendimento com psicóloga)
Canoas: Núcleo Guajuviras
- Praça Nelson Mandela
- Rua Maria Faustino, Corrêa, 618
- Bairro Guajuviras – Canoas
- Funcionamento: terças, quartas e quintas (manhã e tarde)
- Atividades: (tênis, capoeira, futebol, dança, teatro, reforço escolar, oficinas de sustentabilidade e atendimento com psicóloga)
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
- Política6 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Educação6 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade6 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Canoas3 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- Economia6 dias atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Canoas7 dias atrás
Defesa Civil de Canoas monitora níveis dos rios para evitar possíveis inundações
- Educação7 dias atrás
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual
- Comunidade1 semana atrás
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras