Geral
JBS já acolhe 1,8 mil imigrantes em sua força de trabalho no RS, incluindo Canoas
A empresa de alimentos JBS ultrapassou a marca de 6,8 mil imigrantes atuando em seus escritórios e unidades produtivas no Brasil. Com isso, a Companhia passa a contar com 4% de sua força de trabalho formada por pessoas de outras nacionalidades.
Somente no Rio Grande do Sul, são 1834 imigrantes, 26% do total, que atuam em unidades de 10 cidades gaúchas: Canoas, Caxias do Sul (Desvio Rizzo e Ana Rech), Garibaldi, Montenegro, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Roca Sales, Seberi, Três Passos e Trindade do Sul.
A JBS conta com mais de 145 mil colaboradores em mais de 130 municípios. No Rio Grande do Sul o total de colaboradores ultrapassa 18 mil, nas 22 cidades gaúchas em que a empresa está presente.
Para Fernando Meller, diretor-executivo de Gente e Gestão da JBS, a Companhia considera que seu sucesso se baseia nas habilidades coletivas e nas experiências de seus colaboradores, razão pela qual valoriza e estimula a diversidade de origens, idiomas e culturas de suas equipes.
Projeto de Integração
Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho inclusivo aos imigrantes que ingressam na empresa, a JBS desenvolveu um sistema de integração diferenciado em que os colaboradores têm acesso a informes da Companhia em vários idiomas e dialetos, incluindo informações sobre benefícios, instruções de segurança e materiais de treinamento.
Cada unidade da empresa oferece ainda acesso ao Language Lines, base com mais de 200 idiomas para comunicação clara nos postos de trabalho. Os profissionais de outros países têm acesso aos mesmos benefícios concedidos a todos os demais colaboradores.
Intercâmbio de conhecimento
O diretor-executivo de Gente e Gestão relata que a empresa conta também com um projeto denominado “JBS Sem Fronteiras”, que visa levar colaboradores do Brasil para trabalhar em operações da Companhia no exterior, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e experiências em diferentes unidades no mundo.
Na edição deste ano do programa foram abertas 1.500 oportunidades, em diversas funções nas áreas produtivas e administrativas, para atuação na JBS Australia.
“O JBS Sem Fronteiras é um programa que, além de proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, é mais uma forma de fortalecer nossa cultura e estratégia de formar equipes com experiências e vivências diversas em todas as nossas unidades”, pontua Meller.
A JBS, que hoje atende clientes em mais de 190 nações ao redor do mundo, conta globalmente com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e China, entre outros.
Geral
Defesa Civil de Porto Alegre apresenta totens e Centro de Monitoramento e Alerta a subprefeituras
A Defesa Civil de Porto Alegre organizou, nesta segunda-feira, 20, uma reunião estratégica que contou com a participação de representantes de oito subprefeituras da Capital.
O encontro teve como objetivo apresentar o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec) e os novos totens de proteção e monitoramento instalados em áreas vulneráveis da cidade.
As subprefeituras envolvidas foram as contempladas com os totens, que têm como função alertar e orientar a população em situações de risco, como enchentes e deslizamentos. Os gestores receberam instruções sobre a operação do equipamento e sua importância como ferramenta de conscientização e prevenção.
O diretor-geral da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues Junior, destacou o papel fundamental da integração entre as subprefeituras e a órgão na proteção dos cidadãos.
“O trabalho em conjunto fortalece nossa capacidade de resposta e amplia a segurança da população. É fundamental que todos compreendam a função dos totens e a importância de disseminar essas informações nas comunidades,” afirmou o coronel.
O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, também participou do encontro e ressaltou a relevância do alinhamento entre os subprefeitos e as instituições de defesa.
“Muitas vezes, o subprefeito é o primeiro a chegar em uma ocorrência. Essa proximidade com a comunidade faz com que a subprefeitura seja uma ponte essencial entre a população e a Defesa Civil,” disse Trogildo.
Integração reforçada
O Cemadec foi apresentado como uma central estratégica para o monitoramento de riscos e emissão de alertas, atuando de forma integrada com as equipes de campo. Já os totens instalados nas comunidades foram apontados como ferramentas inovadoras, capazes de fornecer informações em tempo real e guiar ações preventivas.
A reunião encerrou com um alinhamento entre os participantes para fortalecer as ações educativas e de engajamento, garantindo que as comunidades estejam preparadas para agir em situações de emergência.
Geral
Escoteiros de Canoas participam do maior evento de 2025 no sul do Brasil
Os cinco grupos escoteiros de Canoas (Inhanduí, Canoas, Mboabá, Tibiriçá e Ouro Negro) levaram 53 pessoas, entre jovens e adultos para o maior encontro escoteiro do Sul do país, o VII CAMPOREE SUL. Estavam reunidos 4500 participantes entre os dias 15 e 19/01/2025. Foram momentos de fraternidade, desafios e muita diversão.
Os 44 jovens entre 11 e 20 anos participaram de jogos, desafios, confraternizações e momentos de servir à comunidade local com doação de material escolar e plantio de árvores.
O organizador da delegação Canoense, Rodrigo Camargo Nascimento, refere que a participação em eventos deste porte proporciona maior autonomia e o desenvolvimento de responsabilidade, já que os jovens estão longe dos pais e sobre a responsabilidade dos escotistas e a integração entre participantes do movimento escoteiro de todo Brasil. Em anexo foto do embarque e foto em Soledade.
Geral
Prefeitura de Canoas alerta população sobre golpe de e-mails falsos alegando irregularidades no alvará
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) alerta que estão sendo enviados e-mails falsos notificando empresários por apresentar possíveis irregularidades no alvará de funcionamento, a partir de uma suposta denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras.
De acordo com a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, a mensagem faz menção a uma pasta que não possui tal responsabilidade de fiscalização e ainda utiliza de modo criminoso o nome da Prefeitura de Canoas, que por sua vez, não envia esse tipo de instrução por correio eletrônico.
O texto dos estelionatários informa ainda que “de acordo com a legislação vigente, todas as empresas precisam estar em conformidade com as normas de licenciamento e o alvará de funcionamento devidamente atualizado. O prazo para regularização é até o dia 9/2.
A não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada”. Um link não oficial é apontado para que o empreendedor tenha acesso a lista de possíveis irregularidades identificadas durante uma análise preliminar.
O acesso pode resultar em vírus no computador para tomar informações pessoais para cometer fraudes ou mesmo guias com cobranças indevidas. A secretária Patrícia faz um alerta.
“A SMDEI não faz esse tipo de contato e os nossos e-mails oficiais possuem a extensão @canoas.rs.gov.br. Além disso, as fiscalizações da SMDEI são presenciais e com a identificação e matrícula do responsável”, descreve.
Dúvidas e informações podem ser obtidas junto ao Escritório do Empreendedor (Dr. Barcelos, 969, Centro), ou através do telefone (51) 3425 7604.
Recentemente, a SMDEI já havia sido comunicada que estelionatários vêm aplicando o golpe do MEI, a fim de lesar microempreendedores individuais do município. Neste caso, mensagens de e-mail, WhatsApp ou SMS, sugerem irregularidades no alvará de funcionamento de estabelecimento ou na situação do MEI.
Os sites falsos imitam as identidades visuais dos portais do governo para enganar as vítimas do ramo empresarial.
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