Conecte-se conosco

header-top







 

05/08/2026
 

Geral

Castração Tá On: Abertas mais 100 vagas do programa nesta sexta-feira, 7

Redação

Publicado

em

Quem tem cachorro ou gato pode aproveitar a nova oportunidade de inscrições para a quarta edição do projeto Castração Tá On. Devido a um problema técnico no preenchimento do formulário, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 6, a Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) abriu mais 100 vagas para a castração neste trimestre.

Interessados devem preencher o novo formulário, a partir das 8h desta sexta-feira, 7, no site da Prefeitura de Canoas: canoas.rs.gov.br/castracaocaninosfelinos

Para se inscrever, é necessário incluir RG, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do CadÚnico. O projeto Castração Tá On disponibiliza a castração gratuita de cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico. Mesmo com o problema técnico, as 130 vagas previstas nesta quinta-feira (6) foram preenchidas. 20 delas são para o cadastro reserva, que garantem a participação na próxima edição.

A Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) informa que, para participar, os inscritos devem estar cadastrados no Cadúnico, apresentar renda familiar de até três salários mínimos e residir em Canoas. Cada família pode inscrever até três bichinhos, a partir de 6 meses (um formulário para cada animal), para que mais pessoas também tenham acesso ao serviço de controle populacional de animais.

Após a verificação dos inscritos, a Prefeitura faz contato com os selecionados. No dia agendado, o tutor deve apresentar CPF, RG, comprovante do CadÚnico e comprovante de residência. O animal deve estar em jejum total de 8 horas. O projeto integra o Programa Municipal de Esterilização de Animas de Canoas, que conta com mais quatro projetos e disponibiliza, anualmente, mais de 3 mil castrações.

Mitos e as Verdades sobre a esterilização, conforme a SEDA:

MITOS
1- Castração é algo doloroso?
Não, porque antes do procedimento cirúrgico, ele irá receber uma anestesia e não sentirá dor durante o a castração.

2- O cachorro fica mais agressivo quando é castrado?
Pelo contrário, a castração evita que o cachorro tenha comportamentos violentos e agressivos, que, muitas vezes, acontecem pela necessidade de acasalar ou por instinto territorial. Alguns machos melhoram muito o comportamento depois que são cadastrados.

3- O animal esterilizado engordará?
Não. O que engordará seu cão e seu gato é a falta de atividade física e o excesso de alimentação.

VERDADES
1- A esterilização prolonga a vida do animal?
Ela diminui os problemas de saúde, como câncer de testículo, mama e útero, evita o contágio de outras doenças como a imunodeficiência, leucemia, também impede o cio e a gravidez psicológica.

2- A esterilização é uma forma de prevenir o abandono?
Quanto menos animais nascerem, menos animais estarão sujeitos ao abandono e, de forma gradual, não teremos mais animais nas ruas.

3- Diminui a incidência de brigas?
Quanto menos animais perambulando nas ruas, menor o risco de ocorrerem disputa pelo território, que causam lesões e a até morte do animal.

Orientações para recuperação pós-operatório:
– Depois de passar por procedimento cirúrgico ou tratamento, é normal que o animal não tenha vontade de comer. Tente oferecer alimentos moles (“pastosos”) e água. Se essa situação durar dois ou mais dias, busque atendimento veterinário para nova avaliação.

– A equipe da SEDA destaca que o tutor não deve oferecer medicação diferente da que foi receitada pelo médico-veterinário.

– Se os pontos da cirurgia abrirem ou ocorrer sangramento excessivo (hemorragia), ou se o animal apresentar gengivas brancas, respiração ofegante, dificuldade para caminhar, sentar, ficar de pé, busque atendimento o mais breve possível.

– Mantenha o local da ferida cirúrgica e/ou ferimentos limpos para evitar que moscas pousem e causem miíase (“bicheira”). Caso sejam observados bichos, cortes ou furos no pelo do animal, solicite atendimento imediato à SEDA;

– O animal que passou por procedimento cirúrgico ou está doente deve ser mantido em ambiente seco, abrigado e com temperatura agradável. Bolsas de água quente, aquecedores, garrafas pet com água quente devem ser utilizadas somente no inverno rigoroso e com muito cuidado, pois podem causar queimaduras e hemorragias.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nova Santa Rita apresenta indicadores da segurança pública e lança Plano Municipal nesta quarta-feira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza, nesta quarta-feira, 5, às 17h30, uma reunião do Conselho de Segurança Urbana e Rural. O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Marinho Peixoto, nº 45, no Centro, e será aberto à participação da comunidade.

Durante a reunião, serão apresentados os indicadores da segurança pública referentes ao primeiro semestre de 2026, com dados sobre as ações desenvolvidas no município no período.

Também está previsto o lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública, documento que reúne diretrizes, metas e estratégias para orientar as ações da área nos próximos anos.

O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que o plano busca ampliar o planejamento das políticas públicas voltadas à segurança.

“A segurança pública é construída com planejamento, investimentos e participação da sociedade. O Plano Municipal representa mais um passo importante para consolidarmos políticas públicas eficientes, sempre com transparência e diálogo com a população”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Pública, Moacir Godoi, destacou que a reunião também será um espaço para apresentar os resultados do primeiro semestre e discutir as ações previstas para os próximos anos.

“O Conselho de Segurança é um espaço de diálogo e construção coletiva. Além de apresentarmos os resultados alcançados no primeiro semestre, vamos lançar um plano que orientará as ações da segurança pública nos próximos anos. A presença da comunidade fortalece esse trabalho e contribui para que as políticas estejam cada vez mais alinhadas às necessidades da população”, destacou.

Continuar a ler

Geral

Nova Santa Rita realiza novo sorteio da campanha Premiada e contempla participante com geladeira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realizou o sorteio referente ao mês de julho da campanha “Nova Santa Rita Premiada”. O contemplado foi Guilherme Fortuna de Souza, que recebeu como prêmio uma geladeira Frost Free de 387 litros.

De acordo com a administração municipal, o vencedor havia cadastrado cinco notas fiscais na campanha. O resultado demonstra que o número de notas registradas não é um critério determinante para a contemplação, já que todos os cupons cadastrados conforme o regulamento participam dos sorteios.

A campanha foi criada para estimular os consumidores a solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal durante compras realizadas no comércio local. A iniciativa também busca incentivar a emissão de notas fiscais e contribuir para o fortalecimento da arrecadação municipal.

O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que a campanha tem impacto tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos comerciais do município.

“O Nova Santa Rita Premiada fortalece nosso comércio, incentiva a emissão de notas fiscais e ainda recompensa quem prestigia as empresas do município. E o sorteio deste mês mostra que todos têm chances de ganhar. Basta participar e pedir o CPF na nota”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, destacou que o resultado do sorteio reforça que a quantidade de notas cadastradas não garante maior possibilidade de contemplação.

“O exemplo do Guilherme demonstra que não é preciso cadastrar centenas de notas para ser contemplado. Com apenas cinco notas fiscais ele foi o grande vencedor do mês. Por isso, nossa orientação é que todos peçam o CPF na nota e façam o cadastro”, afirmou.

Segundo a prefeitura, novos sorteios serão realizados ao longo do ano. Entre os próximos prêmios previstos estão um fogão de quatro bocas e um tablet. Ao final da campanha, haverá ainda o sorteio de um automóvel 0 km.

Para participar, os consumidores devem realizar compras em estabelecimentos de Nova Santa Rita, solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal e cadastrar os cupons de acordo com as regras estabelecidas no regulamento da campanha.

Continuar a ler

Geral

Canoas retira toneladas de resíduos em ação contra descarte irregular no Mathias Velho

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

A Prefeitura de Canoas realizou, na segunda-feira, 3, uma força-tarefa de limpeza na Rua Curitiba, no bairro Mathias Velho. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, removeu resíduos e entulhos descartados de forma irregular em um dos pontos da região.

De acordo com a prefeitura, a operação contou com uma retroescavadeira e três caminhões truck. O serviço faz parte das ações permanentes de limpeza urbana desenvolvidas no município. Segundo a administração municipal, cerca de 1.400 toneladas de resíduos e entulhos são recolhidas semanalmente em diferentes bairros.

O secretário adjunto operacional da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Márcio Oliveira, afirmou que o descarte irregular de lixo compromete o sistema de drenagem da cidade.

“Estamos retirando uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular. Quando chove, esse material é levado para as bocas de lobo e acaba chegando às casas de bombas, comprometendo o funcionamento do sistema e aumentando o risco de alagamentos. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que a população também colabore, descartando corretamente seus resíduos e preservando os espaços públicos”, disse.

Moradora da Rua São Gabriel há mais de 20 anos, Marli Terezinha relata que o descarte irregular é frequente na região e que o problema se intensifica em dias de chuva.

“Moro aqui há mais de 20 anos e vejo muitas pessoas jogando lixo nesse local. Sempre que chove, os alagamentos aparecem e quem sofre somos nós, moradores. A Prefeitura realiza a limpeza constantemente, mas, sem a colaboração da população, o problema continua. Precisamos que cada um faça a sua parte”, afirmou.

Segundo a prefeitura, a ação integra o programa Cidade Limpa, voltado à orientação sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e ao combate ao descarte irregular em vias e espaços públicos.

O município também mantém o programa “Quem Suja, Paga a Conta”, que prevê fiscalização e aplicação de multas para quem descartar lixo ou entulho de forma irregular. Conforme a administração municipal, a prática é considerada infração administrativa pela Lei Municipal nº 4.980/2005 (Código Municipal de Limpeza Urbana).

As multas variam de 50 a 400 Unidades de Referência Municipal (URMs), conforme a gravidade da infração. Atualmente, cada URM corresponde a R$ 4,62, de acordo com o Decreto Municipal nº 008/2026.

Como denunciar

Quem flagrar o descarte irregular de lixo ou entulho pode fazer denúncias pelos seguintes canais:

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): 0800 510 1234;

WhatsApp da Diretoria de Limpeza Urbana: (51) 98255-2777;

E-mail: atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques