Conecte-se conosco

header-top







 

03/07/2026
 

Geral

Castração Tá On: Abertas mais 100 vagas do programa nesta sexta-feira, 7

Redação

Publicado

em

Quem tem cachorro ou gato pode aproveitar a nova oportunidade de inscrições para a quarta edição do projeto Castração Tá On. Devido a um problema técnico no preenchimento do formulário, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 6, a Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) abriu mais 100 vagas para a castração neste trimestre.

Interessados devem preencher o novo formulário, a partir das 8h desta sexta-feira, 7, no site da Prefeitura de Canoas: canoas.rs.gov.br/castracaocaninosfelinos

Para se inscrever, é necessário incluir RG, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do CadÚnico. O projeto Castração Tá On disponibiliza a castração gratuita de cães e gatos de famílias em vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico. Mesmo com o problema técnico, as 130 vagas previstas nesta quinta-feira (6) foram preenchidas. 20 delas são para o cadastro reserva, que garantem a participação na próxima edição.

A Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) informa que, para participar, os inscritos devem estar cadastrados no Cadúnico, apresentar renda familiar de até três salários mínimos e residir em Canoas. Cada família pode inscrever até três bichinhos, a partir de 6 meses (um formulário para cada animal), para que mais pessoas também tenham acesso ao serviço de controle populacional de animais.

Após a verificação dos inscritos, a Prefeitura faz contato com os selecionados. No dia agendado, o tutor deve apresentar CPF, RG, comprovante do CadÚnico e comprovante de residência. O animal deve estar em jejum total de 8 horas. O projeto integra o Programa Municipal de Esterilização de Animas de Canoas, que conta com mais quatro projetos e disponibiliza, anualmente, mais de 3 mil castrações.

Mitos e as Verdades sobre a esterilização, conforme a SEDA:

MITOS
1- Castração é algo doloroso?
Não, porque antes do procedimento cirúrgico, ele irá receber uma anestesia e não sentirá dor durante o a castração.

2- O cachorro fica mais agressivo quando é castrado?
Pelo contrário, a castração evita que o cachorro tenha comportamentos violentos e agressivos, que, muitas vezes, acontecem pela necessidade de acasalar ou por instinto territorial. Alguns machos melhoram muito o comportamento depois que são cadastrados.

3- O animal esterilizado engordará?
Não. O que engordará seu cão e seu gato é a falta de atividade física e o excesso de alimentação.

VERDADES
1- A esterilização prolonga a vida do animal?
Ela diminui os problemas de saúde, como câncer de testículo, mama e útero, evita o contágio de outras doenças como a imunodeficiência, leucemia, também impede o cio e a gravidez psicológica.

2- A esterilização é uma forma de prevenir o abandono?
Quanto menos animais nascerem, menos animais estarão sujeitos ao abandono e, de forma gradual, não teremos mais animais nas ruas.

3- Diminui a incidência de brigas?
Quanto menos animais perambulando nas ruas, menor o risco de ocorrerem disputa pelo território, que causam lesões e a até morte do animal.

Orientações para recuperação pós-operatório:
– Depois de passar por procedimento cirúrgico ou tratamento, é normal que o animal não tenha vontade de comer. Tente oferecer alimentos moles (“pastosos”) e água. Se essa situação durar dois ou mais dias, busque atendimento veterinário para nova avaliação.

– A equipe da SEDA destaca que o tutor não deve oferecer medicação diferente da que foi receitada pelo médico-veterinário.

– Se os pontos da cirurgia abrirem ou ocorrer sangramento excessivo (hemorragia), ou se o animal apresentar gengivas brancas, respiração ofegante, dificuldade para caminhar, sentar, ficar de pé, busque atendimento o mais breve possível.

– Mantenha o local da ferida cirúrgica e/ou ferimentos limpos para evitar que moscas pousem e causem miíase (“bicheira”). Caso sejam observados bichos, cortes ou furos no pelo do animal, solicite atendimento imediato à SEDA;

– O animal que passou por procedimento cirúrgico ou está doente deve ser mantido em ambiente seco, abrigado e com temperatura agradável. Bolsas de água quente, aquecedores, garrafas pet com água quente devem ser utilizadas somente no inverno rigoroso e com muito cuidado, pois podem causar queimaduras e hemorragias.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio em estacionamento de supermercado em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Policia Civil

A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta sexta-feira, 3, mais um suspeito de envolvimento no homicídio de um homem executado a tiros no estacionamento de um supermercado em Canoas, na Região Metropolitana. A ação faz parte da Operação Migração, que também cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Sapucaia do Sul. Durante as diligências, foram apreendidos fuzis e pistolas.

O crime ocorreu em 28 de maio. Um dos investigados já havia sido preso poucas horas após a execução. Conforme a delegada Graziela Zanelli, ele permanece preso. Na ocasião, os policiais localizaram com o suspeito armamento de alto calibre, incluindo fuzis e coletes à prova de balas.

De acordo com as investigações, a vítima foi morta por ocupantes de uma Range Rover Evoque preta, que deixou o local logo após os disparos. Posteriormente, o veículo utilizado na ação foi encontrado abandonado em Sapucaia do Sul.

Segundo o diretor da Divisão Metropolitana de Homicídios, delegado Rafael Pereira, as investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no caso.

“Os executores, mandantes e, principalmente, os líderes que estiverem envolvidos nas mortes serão investigados e responsabilizados”, afirmou o delegado.

Continuar a ler

Geral

Canoas assina contrato de financiamento de R$ 150 milhões para obras de infraestrutura e serviços públicos

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas assinou, na manhã de quinta-feira, 2, um contrato de financiamento de R$ 150 milhões com o Banco do Brasil para investimentos em infraestrutura urbana e serviços públicos. A assinatura ocorreu no Auditório Sady Schwitz e contou com a participação do prefeito Airton Souza, do vereador Juares Hoy e de secretários municipais.

De acordo com a administração municipal, os recursos serão destinados à execução de obras em diferentes regiões da cidade. Entre os projetos previstos estão a recuperação e qualificação de vias, a implantação do projeto Rua Inteligente na Rua Coronel Vicente, a construção de novas praças e do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), além de outras iniciativas consideradas prioritárias pelo município.

Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza comentou a assinatura do contrato e os investimentos previstos.

“Este é um marco para o futuro da nossa cidade. Estamos garantindo recursos que vão transformar a infraestrutura urbana, ampliar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a vida da população. Teremos ruas revitalizadas, novos espaços de convivência, investimentos na saúde e em projetos que tornarão Canoas uma cidade cada vez mais preparada para o futuro”, afirmou.

Continuar a ler

Geral

TJRS abre conciliação de precatórios de Canoas com adesão entre julho e agosto de 2026

Redação

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul publicou na terça-feira, 1º, o edital que abre o procedimento de conciliação de precatórios do Município de Canoas.

Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Canoas, o período para que os credores manifestem interesse vai de 3 a 30 de julho de 2026. O prazo é fixo e não será prorrogado. Podem participar credores de precatórios em que o município figure como devedor.

A manifestação deve ser feita apenas dentro do sistema eproc2G, diretamente nos autos de cada processo. O pedido, uma vez registrado, segue válido até 1º de julho de 2028, dentro do período de análise previsto no edital.

Os acordos poderão ser fechados com deságio de 40% sobre o valor bruto atualizado do crédito.

A Procuradora-Geral Adjunta do Município e presidente da Câmara de Conciliação de Precatórios, Patrícia Leandro Teixeira, afirmou que a medida abre a possibilidade de antecipação no recebimento dos valores pelos credores e também ajuda na organização dos passivos judiciais do município.

Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público após decisão judicial definitiva, quando não há mais possibilidade de recurso. O pagamento segue regras constitucionais, respeitando ordem cronológica e prioridades legais.

Em Canoas, conforme a Lei Municipal nº 6.883/2025, valores de até sete salários mínimos são pagos por Requisição de Pequeno Valor, o chamado RPV, que tem trâmite mais rápido. Acima disso, o pagamento ocorre via precatório.

A conciliação funciona como uma alternativa para encerrar a dívida de forma negociada, permitindo ao credor receber antes do prazo normal, dentro das condições previstas no edital.

“A abertura desse procedimento de conciliação representa uma oportunidade para que os credores antecipem o recebimento de seus créditos, de forma segura e transparente. Ao mesmo tempo, o Município fortalece a gestão responsável dos precatórios, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e para o cumprimento das decisões judiciais de maneira planejada”, destaca a Procuradora-Geral Adjunta do Município, Dra. Patrícia Leandro Teixeira.

Confira o Edital.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques