Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/12/2024
 

Política

1º encontro do Parlamento Metropolitano de Proteção, Direito e Bem-Estar Animal

Redação

Publicado

em

Na manhã do último sábado, 23, a Câmara Municipal de Canoas recebeu o primeiro encontro do Parlamento Metropolitano de Proteção, Direito e Bem-estar Animal. O encontro, que tem como principal objetivo a discussão de políticas públicas para a causa animal a nível estadual, contou com a presença de 17 vereadores atuantes nas pautas dos animais, representando 16 municípios. Representando o poder executivo de Canoas, o evento contou com a presença do Secretário Extraordinário dos Direitos dos Animais, Gabriel Gonçalves, que trouxe os avanços da pasta na atual gestão.

Durante o encontro, também foi eleita a mesa diretora do parlamento, composta por Cris Moraes (PV), de Canoas, como Presidente; Nilse Maria (MDB), de São Sebastião do Caí, como Vice-presidente; Dirceu Linden (PDB), de Igrejinha, como 1º Secretário, Greici Medina (PSD), de Sapiranga, como Secretária Geral; Veridiana Pacheco (PRTB), de Sapucaia, como Secretária de Relações Institucionais e Luirce Paz (PL), de Cruz Alta, como Membro Fiscal Convidado.

O Parlamento Metropolitano de Proteção, Direito e Bem-estar Animal surgiu através da ideia do vereador de Canoas, Cris Moraes (PV), com o intuito de juntar as forças parlamentares da região a fim de, juntos, buscarem avanços para a bandeira defendida. Cris, que foi o segundo vereador mais votado de Canoas em 2020, trabalha na estratégia e montagem do Parlamento desde maio deste ano, reunindo com parlamentares, organizando os eventos e fazendo os contatos políticos para tornar viável este projeto.

O Parlamento, que foi criado através de uma Resolução na Câmara Municipal de Canoas, traz como justificativa que, “nos dias atuais, a prática de agressão aos animais tem sido comprovadamente cada vez mais frequente. Na Região Metropolitana da Grande Porto Alegre, há uma estimativa de que existam 500 mil cães e gatos errantes, ou seja, animais em situação de abandono. E é com base neste número e seu aumento gradativo, que faz-se necessário a criação de um Parlamento Metropolitano de Proteção, Direito e Bem-estar Animal em nossa região”.

Além da troca de experiências entre os parlamentares, também houve a fala da advogada Nicolle Bittencourt, mestranda em Sociologia do Direito na Unilasalle, especialista em Direito Animal pela UNINTER em parceria com a ESMAFE/PR, pesquisadora na área do Direito Animal, Direito Tributário Ambiental e Sociologia do Direito é autora na obra coletiva “Direito Animal: novos rumos para uma nova década”.

Participaram do evento e fazem parte do conselho fiscal do movimento os seguintes parlamentares:

  • Oliane Santos, de Alvorada;
  • Fernando Medeiros, de Cachoeirinha;
  • Ale Alves, de Guaíba;
  • Jana França, de São Gabriel;
  • Brasil Oliveira, de São Leopoldo;
  • Débora da Silva, de Santa Rita;
  • Humberto de campos, de Triunfo;
  • Ana Paula Machado, Montenegro;
  • Gilberto Gomes, de Parobé;
  • Carmem Fontoura, de Taquara;
  • Ieda Maria de Ávila, de Santa Rita;
  • Nilse Maria, de São Sebastião do Caí;
  • Fabiane Pereira, de São Lorenço do Sul.

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico

Redação

Publicado

em

Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico

O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza, está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças desde sábado, 14, onde se recupera de complicações após ter feito um procedimento cirúrgico. Sob determinação médica de repouso absoluto até sexta-feira, 20, seu quadro é estável e a previsão de alta segue mantida para o final desta semana.

O que diz Airton Souza

“Canoas vive o pior momento de sua história na Saúde do Município e, por coincidência, no dia da minha diplomação estou internado no nosso Gracinha. Poderia estar em qualquer outro hospital, mas não sou melhor do que nenhum canoense. Neste dia 18 de dezembro de 2024, quero reafirmar o meu compromisso com todos de que usarei todos os momentos dos meus dias para fazer Canoas ser uma cidade de verdade”.

A assessoria do prefeito eleito reitera que o estado de saúde de Airton Souza não interfere na sua diplomação na data do dia 18 de dezembro de 2024. A reportagem não teve acesso ao nome do procedimento realizado.

Continuar a ler

Política

Lançado novo Plano Municipal de Segurança Pública de Canoas

Redação

Publicado

em

Lançado novo Plano Municipal de Segurança Pública de Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, durante uma cerimônia solene, na tarde desta terça-feira, 10, apresentou o Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social – Canoas Mais Segura 2024 a 2029.

O evento promovido no Auditório Sady Schiwitz teve ainda a apresentação do novo cercamento eletrônico – Leste/Oeste e sistema de monitoramento, o lançamento da nova identidade visual da Guarda Municipal (GM), a assinatura do reajuste do bolsa formação da GM e o descerramento de placa em homenagem aos servidores que atuaram na enchente.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância desse Plano Municipal de Segurança Pública para o Município.

“Não estamos falando de uma política de governo. Nós estamos falando de uma política de Estado, aqui no caso, uma ação do Município, com diversas metas e 66 ações. É importante dizer isso. Foi um longo processo de maturação e de discussão técnica”, disse.

Ele acrescenta ainda que Canoas possui uma tradição de anos em projetos relacionados a segurança pública.

“Me atrevo dizer que, talvez a única cidade do Brasil que têm três pesquisas de vitimização de ocorrências”, aponta.

O Plano de Segurança do Município sugere ações estratégicas para os próximos anos voltadas para a prevenção social à criminalidade. O planejamento a curto e longo prazo está estruturado em eixos temáticos e alinhado às diretrizes estaduais, nacionais e internacionais.

Além disso, ainda ajuda os agentes nas tomadas de decisões e na implementação de estratégias eficazes de segurança pública em conjunto com a população e as instituições públicas e privadas.

“O novo Plano de Segurança aprimora o modelo de operação e prestação de serviços à população, sendo ainda mais ágil e efetivo, e focado na proteção das pessoas e no desenvolvimento da cidade. A elaboração prezou, ao máximo, a participação qualificada de diversos setores da sociedade, incluindo Instâncias da administração municipal, das forças policiais e dos órgãos e instituições públicas e privadas e dos parceiros institucionais das esferas federal e estadual e, especialmente, da população”, explica o secretário de Segurança de Canoas, Álex Brandão.

O secretário adjunto de Segurança, Luís Fernando Linch, explica de que modo as ferramentas online ajudaram a colher as opiniões dos canoenses.

“Por meio do opinômetro abrimos um questionário que ficou durante dois meses aberto à população, de modo que os canoenses trouxessem o desejo da população. Ainda também constituímos conferências de segurança”, acrescenta.

Leia também: Assinado reajuste da Bolsa Formação da Guarda Municipal de Canoas
Continuar a ler

Política

Governo eleito enviará para Câmara proposta para estender prazo com desconto no pagamento IPTU

Redação

Publicado

em

Governo eleito enviará para Câmara extensão de prazo com desconto no pagamento IPTU

A gestão que assumirá a Prefeitura de Canoas a partir do dia 1º de janeiro de 2025 enviará para ser votado na Câmara de Vereadores um pedido para que seja prorrogado até dia 31 de janeiro o prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) com desconto em cota única. Atualmente, o prazo é dia 2 de janeiro.

Descontos

O desconto pode chegar a 15%, sendo 10% pela antecipação e mais 5% para quem não possui débitos com o município nos últimos dois anos; ou de 2,5% de desconto para quem não possui débitos no último ano.

Já os prazos do parcelamento permanecem os mesmos, sendo oito parcelas, que iniciam em fevereiro e finalizam em setembro, com vencimento no dia 10 de cada mês.

Atingidos pela enchente

A iniciativa, de acordo com o governo eleito, ainda garante a atual determinação de que os contribuintes cujos imóveis foram atingidos pela enchente, que pagaram as parcelas do IPTU de 2024 com vencimento a partir de maio, terão desconto correspondente a esses valores no IPTU e na TCL de 2025.

Para os contribuintes que pagaram a o IPTU/TCL 2024 em cota única, o desconto é no valor equivalente a estas cinco parcelas.

“Nós sabemos que a população de Canoas ainda passa por uma situação delicada. Foram muitas famílias que perderam tudo e precisaram recomeçar ou, então, que precisaram ajudar familiares ou tiveram sua fonte de renda prejudicada pela enchente. Essa é uma forma de dar ainda mais prazo para essas famílias garantirem o desconto”, explica prefeito eleito, Airton Souza.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm