Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Política

Câmara doa tampinhas arrecadadas na Casa Legislativa a Caminhos da Paz

Redação

Publicado

em

Na última quarta-feira, 3, a Câmara Municipal, representada pelo presidente Márcio Freitas, entregou, no gabinete da presidência, a arrecadação de tampinhas dos mês de de outubro a Associação Caminhos da Paz, representada por Luciano Koll. A ação é fruto da 2ª edição do Destine Bem, uma campanha socioambiental baseada na mobilização da sociedade canoense para o encaminhamento de materiais descartáveis a organizações sociais, nas quais o reaproveitamento desses itens torne-se benefício as mesmas. A iniciativa é promovida pela Parceiros Voluntários Canoas, com a parceria da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS).

Na Câmara, o projeto que foi capitaneado pela Escola do Legislativo em parceria com a Comissão de Qualidade e Produtividade, presidida pelo servidor Claudenir Tavares. A iniciativa também tem a participação do assessor da presidência, Denis Konrad e tem como objetivo coletar as tampinhas utilizadas pelos gabinetes e descartadas pela casa legislativa de abril a dezembro, beneficiando cinco entidades ao longo do ano.

COMO, ONDE E PARA QUEM DOAR?

Entidades beneficiadas e pontos de arrecadação:

Associação Pestalozzi de Canoas
Av. Guilherme Schell, 6206 – Centro, Canoas
De segunda a sexta – das 9h às 11h45min e das 14h às 17h
Fones: (51) 3466-5915 ou (51) 98406-3132

ACADEF
Rua Fernando Abbot, 100 – Nossa Senhora das Graças, Canoas
De segunda a sexta – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Fone: (51) 3466-9621

SOS Casas de Acolhida
Av. A. J. Renner, 1760, Estância Velha, Canoas
De segunda a sexta – das 9h às 12h e das 13h às 17h
Fone: (51) 3335-1333

Caminho da Paz
Rua 04, Quadra B, Setor 4, N° 08, Guajuviras, Canoas
De segunda a sexta – das 8h às 12h
Fone: (51) 3466-9044

ONG Chimarrão da Amizade
Rua Caçapava, 180 – Mathias Velho, Canoas
De segunda a sexta – das 13h às 15h30min
Fones: (51) 3059-0144 / (51) 3466-0146

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Projeto de reposição salarial dos servidores municipais é aprovado por unanimidade na Câmara

Redação

Publicado

em

O projeto de lei nº5, que prevê a reposição salarial dos servidores municipais foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 26.

Encaminhada pela Prefeitura no dia anterior, a proposta entrou na pauta do dia a pedido do executivo. O PL que autoriza a contratação temporária de professores, e o PL que propõe reformas no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (CanoasPrev) foram relacionados para a sessão de quarta-feira, 27.

Aprovação comemorada

A aprovação foi celebrada pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, que destaca os esforços feitos pela administração atual para que os reflexos das dificuldades financeiras não atinjam a remuneração dos servidores e dos demais agentes públicos. “Embora a presente correção se situe na margem da inflação acumulada, exigirá do município uma cota mais de esforço, justificado, contudo, tendo em vista que disto resultam os bens e serviços que prestamos à população canoense e, logo, estes precisam ser mantidos sem qualquer redução ou deficiência”, destaca.

O reajuste ao funcionalismo será de 4,62%, mesmo percentual de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do exercício de 2023. O percentual será parcelado, de abril a outubro.

Continuar a ler

Política

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, questiona e critica atual gestão municipal sobre déficit orçamentário

Redação

Publicado

em

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, Discute Déficit Orçamentário em Sessão da Câmara - Foto: Bruna Ourique

Na Câmara Municipal de Canoas, um grande expediente proposto pelos vereadores debateu as finanças da cidade. O ex-secretário da Fazenda, João Portela, foi convidado a participar do tema do déficit orçamentário, que tem sido amplamente discutido pela atual administração municipal.

Portela detalhou seu histórico de gestão, abrangendo períodos críticos da administração financeira de Canoas. Ele compartilhou insights sobre as várias fases da economia municipal, incluindo os anos de 2007-08, 2019-20, 2021-22 e seu recente retorno em 2023.

Durante a sessão, Portela abordou tópicos como a contabilidade pública, dívida consolidada, e a gestão fiscal e enfatizou a necessidade de transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos.

‘Desajustes e alertas’

O ex-secretário alertou sobre os desajustes financeiros previstos, resultantes da queda na arrecadação e do aumento das despesas, criticando a gestão atual pela demora em reconhecer e abordar esses problemas.

Ele detalhou como o déficit mensal de Canoas, oscilando entre 30 a 40 milhões, foi mascarado por decisões administrativas que levaram a uma dívida acumulada considerável.

Portela discutiu as estratégias utilizadas para cobrir o déficit, mencionando medidas como receitas extraordinárias e privatizações. Ele projetou um cenário desafiador até novembro de 2024, sublinhando a importância de um planejamento financeiro eficaz para mitigar futuras crises.

Críticas e Perspectivas

O ex-secretário criticou a atual gestão financeira de Canoas por sua abordagem tardia e ineficiente, oferecendo soluções para a crise financeira, que incluem tanto a busca por receitas extraordinárias quanto a redução de despesas.

Continuar a ler

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm