Outubro Rosa ganha exposição no Canoas Shopping

Foto: Divulgação

A partir da próxima quinta-feira, 7, a exposição fotográfica da campanha Outubro Rosa 2021 da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Porto Alegre estará aberta para visitação do público no Canoas Shopping, (Av. Guilherme Schell, 6750, em Canoas. A abertura oficial ocorrerá às 10h. Desde o dia 1º de outubro, o shopping também está iluminado de rosa em alusão à campanha.

Exposição de fotos

A mostra reúne fotos de três usuárias da Associação, que enfrentam ou já enfrentaram o tratamento de Câncer de mama. O ensaio foi feito pela fotógrafa voluntária da Aapecan, Julia Natalina. Em 2021, o tema da campanha é “Prevenção inicia com autocuidado”.

“Cuidar do corpo, da mente e do espírito para mantermos a saúde, o bem estar e a nossa qualidade de vida, é fundamental para prevenirmos muitas doenças ou, ao menos, reduzirmos a influência dos fatores de risco ao desenvolvimento delas”, avalia a supervisora da Psicologia da Aapecan, a especialista em psicossomática, Fernanda Pupe, que defende o viés do cuidado integral quando o assunto é prevenção.

A dica da Campanha da Aapecan para o Outubro Rosa, em cuidados integrais para nos mantermos saudáveis ou mantermos qualquer tratamento com melhores resultados, é cuidar do corpo, da mente e da espiritualidade. Este último que possa ser alimentado de uma vida cheia de sentido e significado.

“Temos um corpo físico, temos nossa mente e seus aspectos psicológicos, e temos a nossa espiritualidade que nos dá sentido à existência. Todos estes fatores influenciam e são influenciados na nossa saúde e também no nosso adoecer. Nenhum dos aspectos desta tríade – corpo, mente e espírito – podem ser negligenciados, pois a nossa saúde depende do equilíbrio dessas instâncias que são interligadas, e uma responde na outra.”

Segundo a profissional, no que se refere a pessoas com Câncer, manter cuidados integrais é de suma importância, considerado como um fator de prognóstico positivo. Ou seja, o paciente por meio de uma equipe interdisciplinar será cuidado sob todos os aspectos tendo resultados positivos no seu tratamento.

Aapecan Porto Alegre também abrange Canoas

A Unidade sede da Aapecan, na capital do Estado, a Associação recebe, em suas 24 acomodações na Casa de Apoio, usuários de todas as regiões onde a entidade atua no Rio Grande do Sul. Desde que foi aberta em julho de 2008, a entidade em Porto Alegre oferece atendimento padrão nas áreas de Serviço Social, Psicologia e ainda grupos de apoio. Benefícios materiais são fornecidos conforme avaliação.São desenvolvidas junto aos usuários atividades como grupo de musicalidade e coral, oficina de arte, Yoga, terapia de Reiki, fisioterapia, palestras informativas e orientações nutricionais, assessoria jurídica.

A Unidade Porto Alegre da Aapecan abrange, além da capital, os seguintes municípios: Cachoerinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Eldorado do Sul, Alvorada, Viamão, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Itati, Taquara, Parobé.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here