Conecte-se conosco

header-top







 

10/06/2026
 

Saúde

Mutirão da saúde vai realizar mais de 16 mil consultas e procedimentos cirúrgicos

Redação

Publicado

em

As últimas semanas estão sendo de intensa movimentação no Hospital Municipal de Canoas (Hospital da Ulbra). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando um mutirão de procedimentos cirúrgicos e consultas em áreas específicas que iniciou no mês passado e vai até o final de dezembro. Mais de 16 mil atendimentos devem ser realizados para acolher à demanda represada durante o ápice da pandemia do novo coronavírus na cidade.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, Canoas passou pelo pior momento da pandemia e o sucesso do enfrentamento, até então, permite agora o aumento no número dos procedimentos eletivos em diversas especialidades, como os voltados para a cardiologia, traumatologia, cirurgia vascular, pneumologia, ginecologia e proctologia. “A diminuição considerável do número de casos, gerada principalmente pela excelência dos Hospitais de Campanha, que atenderam mais de 17 mil canoenses, permitiu que nossos profissionais pudessem recuperar todas aquelas cirurgias e procedimentos represados”, explica.

Até mesmo as consultas e cirurgias referentes às áreas de neurologia e cardiologia, por exemplo, não foram comprometidas na totalidade durante a pandemia. No entanto, a demanda, que outrora tinha como média 5 mil pessoas por mês, não foi a mesma. Diversos pacientes, por se enquadrarem no grupo de risco da Covid-19, permaneceram em suas casas para não correr o risco da infecção.

Para auxiliar no atendimento à população sem que haja qualquer prejuízo às operações que já ocorrem em dias de semana, a Prefeitura de Canoas promove os procedimentos aos sábados, domingos e nos horários noturnos para pacientes previamente agendados. Cerca de 8.820 consultas já estão marcadas para esse período.

O Hospital Municipal de Canoas, referência para o tratamento da covid-19 no estado, recebeu reforma em 100% de suas instalações, como alas, quartos, sanitários e corredores. No último andar reformado, o oitavo, as reformas ocorreram sem sem qualquer intercorrência aos pacientes internados. Desde 2017, a reestruturação e o aparelhamento do hospital oferecem maior qualidade e conforto ao quadro de funcionários, pacientes e familiares.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Nova Santa Rita oferece Implanon gratuitamente pelo SUS; veja como solicitar o implante

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita está oferecendo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração com eficácia superior a 99% na prevenção da gravidez.

O Implanon é um pequeno implante subdérmico inserido sob a pele do braço. O dispositivo libera hormônios do tipo progesterona e pode atuar por até três anos. O procedimento de colocação é realizado com anestesia local e, após a retirada do implante, a fertilidade retorna rapidamente.

Para ter acesso ao método pelo SUS no município, é necessário ter entre 14 e 49 anos e realizar uma pré-consulta de enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Durante essa etapa, as pacientes recebem orientações sobre o procedimento, passam por avaliação clínica e fazem o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, as aplicações para quem já concluiu a pré-consulta começam a partir da próxima sexta-feira, 12, e serão realizadas nas unidades de saúde do município.

A Secretaria de Saúde orienta que as interessadas procurem a UBS de referência para obter mais informações sobre o processo e verificar os critérios necessários para a inserção do implante.

 

Continuar a ler

Saúde

Ministério da Saúde suspende temporariamente vacinação contra a dengue após investigação de reações

Redação

Publicado

em

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 8, a suspensão temporária e preventiva da vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV, desenvolvido pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada após o registro de reações adversas graves que estão sendo investigadas pelas autoridades sanitárias.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante coletiva de imprensa em Brasília. Segundo a pasta, foram identificados 42 casos de reações severas entre os vacinados, além de dois óbitos que seguem sob investigação para determinar se há relação com a aplicação da vacina.

De acordo com o ministério, os eventos observados não haviam sido registrados nos estudos clínicos que embasaram a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes da liberação, a vacina foi testada em cerca de 16 mil voluntários acompanhados durante cinco anos.

Entre janeiro e 30 de maio deste ano, foram aplicadas 501.044 doses da vacina. O público-alvo incluía pessoas entre 15 e 59 anos, além de profissionais da área da saúde.

Casos investigados

O Ministério da Saúde informou que foram registradas 3.703 notificações de eventos inesperados com sintomas semelhantes aos da dengue, representando cerca de 0,7% do total de vacinados.

Entre os registros, 42 pessoas apresentaram sinais de alerta, como dores abdominais intensas, vômitos persistentes e sangramentos. Três casos foram classificados como graves.

Um deles envolveu uma mulher de 39 anos que apresentou febre, dores musculares e náuseas seis dias após receber a vacina. O quadro evoluiu para sintomas de dengue grave, com necessidade de internação em unidade de terapia intensiva (UTI). A paciente recebeu alta posteriormente.

Os dois casos que resultaram em morte também seguem sendo analisados. Uma mulher de 48 anos desenvolveu sintomas compatíveis com dengue grave e comprometimento neurológico 19 dias após a vacinação. O quadro evoluiu para óbito.

O segundo caso envolveu um homem de 58 anos que apresentou febre cinco dias após receber a dose. A condição evoluiu rapidamente para um quadro grave, com choque refratário, resultando em morte. Segundo o ministro, os óbitos ocorreram nos meses de março e abril.

Padilha ressaltou que, até o momento, não existem evidências suficientes para comprovar uma relação direta entre a vacina e os casos graves registrados.

Vacinação permanece suspensa

A suspensão permanecerá em vigor até a conclusão das investigações conduzidas pelo Ministério da Saúde, Anvisa, estados e municípios.

As doses já distribuídas continuarão armazenadas nos estados e municípios até que uma decisão definitiva seja tomada sobre a retomada da campanha.

Segundo o governo federal, os três casos graves ocorreram entre profissionais da Atenção Primária à Saúde vacinados pela estratégia destinada a esse público. Nenhum deles foi registrado nos municípios que participaram da ampliação da vacinação.

Orientação para quem recebeu a vacina

O Ministério da Saúde orienta que pessoas vacinadas nos últimos 21 dias procurem uma unidade de saúde caso apresentem sintomas como:

Febre;
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Tontura;
Sangramentos;
Sonolência excessiva;
Irritabilidade;
Sinais de desidratação;
Piora do estado geral.

A pasta também informou que realizará reuniões com estados e municípios para intensificar a busca ativa de casos e ampliar o monitoramento dos eventos adversos.

Primeira vacina brasileira contra dengue

A vacina Butantan-DV foi aprovada pela Anvisa em novembro de 2025. O imunizante é considerado a primeira vacina contra a dengue de dose única do mundo e a primeira desenvolvida integralmente no Brasil.

Em nota, o Instituto Butantan afirmou que a interrupção temporária segue orientação do Ministério da Saúde e da Anvisa e tem como objetivo garantir a segurança da população enquanto os casos são analisados.

A instituição destacou que os três casos graves foram registrados em um universo de aproximadamente 500 mil pessoas vacinadas e que ainda não há confirmação de vínculo entre os eventos adversos e a aplicação do imunizante.

Continuar a ler

Saúde

Panvel inaugura primeira unidade de farmácia em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

A rede de farmácias Panvel inaugurou sua primeira unidade em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A loja está localizada na Rua Juvenal Machado, nº 1, esquina com a Avenida Santa Rita, na área central do município.

Segundo o diretor executivo da rede, Roberto Coimbra, a chegada da empresa ao município faz parte da estratégia de ampliar a presença da marca na região.

“Nossa chegada a Nova Santa Rita faz parte de um movimento da Panvel de estar presente onde as pessoas vivem, com uma experiência de compra completa, acessível e conectada”, afirmou.

Com a abertura da unidade, os moradores passam a contar com serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações sobre o uso de medicamentos, realizados por profissionais da área.

Além da comercialização de medicamentos, a farmácia oferece produtos de higiene, beleza, cuidados pessoais, suplementos e itens de conveniência. A unidade também aceita convênios e programas de benefícios ligados ao setor farmacêutico.

A empresa informou ainda que os serviços também estão disponíveis em canais digitais, por meio do site, aplicativo e atendimento remoto, com opções de retirada na loja ou entrega em domicílio.

A loja funciona de segunda a sábado, das 7h às 23h. Aos domingos e feriados, o atendimento ocorre das 8h às 22h. A unidade está localizada na Rua Juvenal Machado, nº 1, esquina com a Avenida Santa Rita.

A Panvel possui mais de 660 lojas distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques