Saúde
Mutirão da saúde vai realizar mais de 16 mil consultas e procedimentos cirúrgicos

As últimas semanas estão sendo de intensa movimentação no Hospital Municipal de Canoas (Hospital da Ulbra). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando um mutirão de procedimentos cirúrgicos e consultas em áreas específicas que iniciou no mês passado e vai até o final de dezembro. Mais de 16 mil atendimentos devem ser realizados para acolher à demanda represada durante o ápice da pandemia do novo coronavírus na cidade.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, Canoas passou pelo pior momento da pandemia e o sucesso do enfrentamento, até então, permite agora o aumento no número dos procedimentos eletivos em diversas especialidades, como os voltados para a cardiologia, traumatologia, cirurgia vascular, pneumologia, ginecologia e proctologia. “A diminuição considerável do número de casos, gerada principalmente pela excelência dos Hospitais de Campanha, que atenderam mais de 17 mil canoenses, permitiu que nossos profissionais pudessem recuperar todas aquelas cirurgias e procedimentos represados”, explica.
Até mesmo as consultas e cirurgias referentes às áreas de neurologia e cardiologia, por exemplo, não foram comprometidas na totalidade durante a pandemia. No entanto, a demanda, que outrora tinha como média 5 mil pessoas por mês, não foi a mesma. Diversos pacientes, por se enquadrarem no grupo de risco da Covid-19, permaneceram em suas casas para não correr o risco da infecção.
Para auxiliar no atendimento à população sem que haja qualquer prejuízo às operações que já ocorrem em dias de semana, a Prefeitura de Canoas promove os procedimentos aos sábados, domingos e nos horários noturnos para pacientes previamente agendados. Cerca de 8.820 consultas já estão marcadas para esse período.
O Hospital Municipal de Canoas, referência para o tratamento da covid-19 no estado, recebeu reforma em 100% de suas instalações, como alas, quartos, sanitários e corredores. No último andar reformado, o oitavo, as reformas ocorreram sem sem qualquer intercorrência aos pacientes internados. Desde 2017, a reestruturação e o aparelhamento do hospital oferecem maior qualidade e conforto ao quadro de funcionários, pacientes e familiares.
Saúde
Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.
Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.
Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.
A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.
Saúde
Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.
Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.
De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.
A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.
Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.
Saúde
Anvisa apreende lotes falsificados do Mounjaro e proíbe venda de produtos sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira, 10, a apreensão de lotes falsificados do medicamento Mounjaro. A medida foi adotada após a empresa responsável pelo registro do produto identificar no mercado unidades com características diferentes das encontradas no medicamento original.
De acordo com a Anvisa, os lotes que não podem ser comercializados, distribuídos ou utilizados são:
Mounjaro 10 mg: lote 855044;
Mounjaro 15 mg: lotes D880403, MJR 257 e D854901.
Entre as irregularidades identificadas estão a utilização de lotes que não são reconhecidos pela fabricante, casos de numeração serial incompatível com o lote informado, dispositivos diferentes do modelo original e erro de grafia na embalagem. Em um dos lotes, a palavra “solution” foi substituída por “soluction” na rotulagem.
Anvisa também proíbe produtos sem registro
A agência também determinou a apreensão de medicamentos e produtos sem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa. A medida envolve itens fabricados por empresas sem Autorização de Funcionamento e impede a venda, distribuição, fabricação, divulgação e uso desses produtos.
Entre os produtos afetados estão todos os lotes fabricados pela empresa PSM Pennaforte Produtos Naturais Ltda. ME (CNPJ: 12.316.032/0001-80):
Dia Forte Lótus Nutri;
Tribulus Terrestris com Maca Natumix;
Amora Branca Natumix;
Sucupira Natumix;
Espinheira Santa Natumix;
Mounjaro Natumix;
Ora Pro Nóbis Natumix;
Ozempic Natural Natumix.
A mesma determinação foi aplicada aos produtos fabricados pela empresa Bálsamos Jes Suplemento Natural Ltda. (CNPJ: 48.244.369/0001-76). A lista inclui:
Calm Je’s;
Lipo Je’s;
Bálsamo Je’s Algas Marinhas;
Cura Je’s;
Milagroso;
Liberta Álcool Je’s;
Virtuosa Je’s;
Ouvido Bem Je’s;
Bálsamo Je’s Colmavit 2.
A resolução da Anvisa também alcança o produto Mega Viril Lótus Nutri, fabricado pela empresa Muwiz Indústria e Laboratório Ltda. (CNPJ: 08.787.804/0001-94).
A agência reforça que consumidores que encontrarem esses produtos devem evitar o uso e comunicar a ocorrência aos canais oficiais de fiscalização.

Assistência Social7 dias atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial7 dias atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas

Geral2 dias atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo
Policial1 semana atrásHomem é preso em Canoas durante operação da Polícia Federal contra esquema de apostas ilegais

Saúde3 dias atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Geral2 dias atrásCorsan terá atendimento nos Procons de Esteio e Sapucaia do Sul nesta terça-feira
- Policial7 dias atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas

Defesa Civil7 dias atrásFórum da Defesa Civil da Granpal reúne municípios da Região Metropolitana em Canoas



















































