Geral
Recuperação do asfalto já beneficiou 80 km de ruas e avenidas da cidade
A Prefeitura de Canoas anunciou que ainda neste mês prosseguirá com a frente de trabalho para asfaltamento de mais 44 ruas não pavimentadas da cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras tem recuperado também a pavimentação de ruas que há décadas não recebiam benfeitorias. Não apenas vias com asfalto antigo, mas também algumas que tinham antigas pavimentações de paralelepípedo, como a Rua Cacilda Becker, que foi asfaltada nesta quinta-feira, 15.
O secretário municipal de Obras, Guilherme Rosa, destacou que a Rua Cacilda Becker recebeu asfalto produzido pela usina municipal, assim como já tem acontecido com outras vias. “Nossa usina de asfalto está em funcionamento e a produção tem sido utilizada para pavimentar ruas na cidade. Um bom exemplo desta utilização é a ligação das ruas Esperança e Armando Fajardo. Era uma obra muito pedida pela população e que foi executada com asfalto produzido por nós”, explicou Guilherme.
De acordo com o vidraceiro Lucas Pires, que mora e trabalha na Rua Cacilda Becker, o asfaltamento foi muito benéfico para quem reside na área. “Olha, o paralelepípedo já é muito ruim para quem tem carro, e em boa parte da rua ele nem existia mais. Como essa rua tem muito fluxo de caminhões, o pavimento antigo e precário já tinha sido destruído há muito tempo. Agora com o asfalto, vai reduzir bastante os gastos com manutenção do veículo, além de que vai parar de entrar poeira nas nossas casas. Fico muito feliz vendo essa obra sendo realizada”, disse o vidraceiro.
As obras de revitalização do asfalto de Canoas, de acordo com o último balanço divulgado pela Prefeitura, já alcançaram 80 km de ruas e avenidas da cidade beneficiadas pelo projeto. As obras se concentram nas principais vias da cidade, aquelas que têm maior fluxo de veículos e que estão com suas pavimentações mais desgastadas, visando trazer mais segurança e fluidez na mobilidade urbana.
Recuperação do asfalto
A Prefeitura de Canoas está aplicando parte do valor do financiamento contraído pela gestão anterior para a implantação de apenas 4 km de aeromóvel em um projeto de mobilidade mais amplo, que beneficia toda a cidade. O valor atualizado, que é de R$ 223 milhões, está sendo investido na recuperação do asfalto das principais vias municipais, entre outras melhorias na cidade. É importante pontuar que o dinheiro obtido através deste financiamento só pode ser utilizado em obras de mobilidade urbana.
No primeiro balanço do ano, em março, quando as obras chegaram a 40 km, já era possível identificar a recuperação de importantes vias, como o viaduto da Avenida Rio Grande do Sul, a Avenida Boqueirão (entre as ruas A. J. Renner e Alexandre de Gusmão), a Avenida Santos Ferreira, a Rua Brasil e a Rua Florianópolis. Agora, depois de mais 40 km pavimentados, entram também na lista outras ruas e avenidas fundamentais, que tiveram sua pavimentação refeita desde março. Dentre elas, estão as ruas Fernando Ferrari, República, Araguaia, Ramiro Barcelos e Saldanha da Gama, assim como as avenidas Farroupilha e Inconfidência.
Além disso, a Boqueirão teve mais um trecho asfaltado. Todo o trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Liberdade recebeu nova pavimentação, algo que os moradores e comerciantes da área esperavam há mais de 20 anos.
Geral
12ª Parada Livre de Canoas acontece domingo no Parque Eduardo Gomes
A 12ª edição da Parada Livre de Canoas ocorre no domingo, 15, a partir das 15 horas, no Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima). Na programação do evento, apresentações artísticas e musicais, além das performances de drag queens. O local receberá praça de alimentação, com 15 food trucks, e feira de artesanato.
A Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição de preservativos e realizará autotestes de HIV, além de distribuir material informativo e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. A atividade ocorre mesmo com chuva.
Segundo o secretário da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Israel Valladas, a Parada Livre deste ano tem como tema “Unidos na reconstrução”.
“É uma frase que traduz perfeitamente o momento que vivemos. Após a enchente devastadora de maio, nossa cidade foi desafiada a se reerguer, a cuidar uns dos outros e a construir juntos um futuro mais resiliente e inclusivo”, afirma.
Valladas acrescenta que a parada deste ano também é um convite à reflexão sobre o papel da diversidade na recuperação da cidade.
“Cada um de nós, com nossas diferenças e histórias de vida, traz uma perspectiva única para os desafios que enfrentamos. Reconstruir não é apenas sobre tijolos e cimento; é sobre reconstruir laços, fortalecer nossas conexões e garantir que ninguém fique para trás, especialmente aqueles que historicamente têm sido marginalizados”, considera.
O secretário entende que eventos como a Parada Livre são cruciais para conscientizar sobre a luta por direitos e igualdade.
“Apesar de muitos avanços, ainda enfrentamos preconceito, violência e exclusão. Este é um espaço para visibilidade, para dizer que estamos aqui, somos parte da cidade e queremos contribuir para torná-la um lugar mais justo para todos”, reforça.
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Geral
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul
Como adotar uma cartinha:
- Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
- Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
- Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
- Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
- Agência Correios Empresa (avenida Sertório, 4222)
Municípios participantes no RS em 2024:
Campanha acontece em todo o Brasil
- Educação1 semana atrás
Ir. Paulo Fossatti e reitores de universidades comunitárias do RS cobram lei de regulamentação em Brasília
- Saúde5 dias atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival: A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social
- Saúde5 dias atrás
Nova sede da Unidade de Saúde Prata é entregue à população no bairro Fátima
- Saúde5 dias atrás
UPA Geraldo Gilberto Ludwig, no bairro Niterói, volta a funcionar 24h
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
Granpal agracia prefeito Jairo Jorge com troféu por atuação nas enchentes
- Geral1 semana atrás
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul