Morre o enxadrista Francisco Terres Tróis, aos 74 anos

O enxadrista canoense Francisco Terres Tróis, que representava a cidade em campeonatos por todo o mundo, faleceu na quarta-feira, 16, aos 74 anos. Além de ser um exímio praticante do esporte, Francisco era árbitro internacional da modalidade.

Reconhecimento em Canoas

Em sua trajetória na cidade, é também muito conhecido pela sua longa passagem como presidente da extinta Fundação Cultural Canoas, que funcionava na Antiga Estação do Trem até 2009.

No ano passado, recebeu a medalha Pinto Bandeira, a mais alta honraria do município, durante o evento que comemorou os 80 anos da cidade.

Francisco também era irmão do cofundador do jornal Timoneiro, o jornalista e escritor Canabarro Tróis filho, o Tonito, que ainda segue contribuindo com o semanário com uma coluna fixa.

Trajetória de sucesso

Em 2017, o já então reconhecido enxadrista acabava de chegar de sua viajem à Itália, onde participou da 27ª edição do Torneio Mundial de Xadrez Sênior, evento promovido pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). No dia 22 novembro daquele ano, Tróis visitou a redação do Timoneiro para contar sobre a experiência na Europa.

“Foi uma grande oportunidade”, relatou Francisco. Com uma pontuação de 6.5, o enxadrista figurou entre os jogadores que ficaram na 6ª colocação do torneio. A participação ainda rendeu a Tróis uma evolução em sua posição no ranking da Federação de Xadrez. Antes do torneio, o enxadrista canoense estava na posição 41. Ao final da competição, passou a ao ranking 34. Foram 11 partidas, onde Tróis venceu competidores da Polônia, Espanha, Suécia e outras nacionalidades.

Desde o ano de 1963, Francisco foi profissional no esporte. Dentre os méritos estão as participações nas Olimpíadas da Iugoslávia, Argentina, Malta, Emirados Árabes e Suíça, quando agregava a delegação brasileira. Em 2015, Francisco participou do Torneio Internacional de Xadrez realizado em Cuba. Na ocasião, somente dois brasileiros haviam sido convidados para o evento. Segundo ele, paixão surgiu na infância, ao ver os irmãos mais velhos jogando.

Além dos amigos, irmãos, sobrinha, Francisco deixa a filha Francieane e o neto Kevin.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here