Campanha Máscara Roxa ajuda mulheres vítimas de agressão em farmácias

Foi lançada, nesta quarta-feira, 10, a Campanha Máscara Roxa, que permite que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social.

Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional, que já estará capacitado, dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

ElesPorElas

A campanha é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e se concretiza a partir de um termo de cooperação assinado em conjunto com órgãos ligados aos poderes Executivo e Judiciário e entidades ligadas à pauta das mulheres.

Para a Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, “o isolamento social tem sido mais um desafio no combate à violência contra a mulher. Por isso, novas ferramentas foram lançadas pela Polícia Civil como a ampliação da Delegacia Online para registros de fatos de violência doméstica e a criação de um número de WhatsApp para denúncias – 51 984440606. O serviço digital de denúncias fará parte da campanha, engajando a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres”.

Adesão à campanha

Além das farmácias que já estão na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho ElesPorElas: 051 991993641 | [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here