Geral
“Ajudar não tem hora” arrecada agasalhos, cobertores e alimentos para carentes

Ação da Defesa Civil já destinou quase 10 mil roupas e 2,5 toneladas de mantimentos
A chegada do frio com a proximidade do inverno somada às dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do novo coronavírus exige uma atenção especial da população às famílias em situação de vulnerabilidade. Por isto, a campanha “Ajudar não tem hora”, realizada pela Prefeitura de Canoas, através da Defesa Civil, incentiva a solidariedade dos canoenses e a doação de alimentos, agasalhos, roupas em geral e cobertores. A entrega e retirada dos produtos ocorrem de segunda a sexta-feira, na sede do órgão municipal (Rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Sobre a campanha
“As comunidades necessitam auxílio o ano inteiro e Canoas é a única cidade no Rio Grande do Sul a realizar permanentemente, e não apenas durante o inverno, ações que auxiliam quem mais precisa”, afirma o secretário Especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco. Somente neste ano, cerca de 10 mil peças de roupas foram entregues a pessoas que buscaram auxílio do órgão. Mais de 2,5 toneladas de alimento foram destinadas aos cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A professora da rede municipal de ensino, Débora Ortiz, conheceu o serviço oferecido pelo município há três anos, quando decidiu doar roupas que não estavam mais sendo utilizadas em sua casa. Desde então, apaixonada pelo que faz, atua de forma voluntária e contribui com os esforços da equipe. “Gosto muito de estar aqui, é um ambiente procurado por famílias que precisam da nossa ajuda, na maioria das vezes, procurando doações para suas crianças”, explica.
Cuidados durante a pandemia
Devido ao ano atípico, a Defesa Civil adota cuidados de higienização e segurança para continuar prestando o serviço essencial aos moradores sem estimular a disseminação do novo coronavírus. Os interessados pelas doações, por exemplo, só podem acessar o local onde estão expostos os produtos depois de lavar corretamente as mãos e utilizar o álcool em gel. O acesso está restrito ao número de duas pessoas por vez, que podem retirar até dez peças evitando que haja fila do lado de fora.
Além dessas medidas, o uso da máscara no espaço é obrigatório e as famílias que não possuírem o acessório de proteção podem solicitá-lo à equipe de servidores. “Muitas pessoas não têm condições de comprar máscara, principalmente os moradores de rua. Então, nós confeccionamos mais de cem peças com pedaços de tecido e distribuímos para que todos fiquem protegidos”, diz a servidora de Canoas, Valéria da Silva.
Participe da campanha
As doações de alimentos, roupas em geral, agasalhos, cobertores, em boas condições de uso, poderão ser entregues apenas na sede da Defesa Civil, na Rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Como medida preventiva, não há recolhimento de donativos em residências e outros estabelecimentos.
Policial
Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.
Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.
Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.
O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.
Policial
Polícia Civil deflagra Operação Notre Dame fase II contra grupo envolvido em roubo a residência em Canoas

A Polícia Civil, por meio da DRACO de Canoas, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 24, a Operação Notre Dame – fase II no combate ao crime de roubo à residência, ocorrido no município de Canoas, em 27 de fevereiro do corrente. A ação teve apoio da DISE e do GOE de Taboão da Serra.
Ao todo, foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva e 7 de busca e apreensão nos municípios de Charqueadas, Itapecerica da Serra, Aguaí e Embu das Artes. Até o momento, 5 pessoas foram presas.
Segundo a investigação, a primeira fase da operação havia resultado em quatro prisões temporárias. Com o avanço dos trabalhos, os policiais conseguiram identificar todos os envolvidos no crime, incluindo três executores que teriam invadido a residência, rendido e amarrado as vítimas para subtrair os bens.
Na data do fato, dois indivíduos deram cobertura do lado de fora do imóvel, acompanhando o movimento das vias públicas próximas, além do terceiro indivíduo que organizou, de dentro do presídio de Charqueadas, toda a logística no estado do Rio Grande do Sul, para que os comparsas de São Paulo viessem praticar o crime em solo gaúcho.
O caso teve início após um planejamento detalhado do grupo contra a residência das vítimas. Os suspeitos teriam saído de São Paulo em um veículo locado, com apoio logístico em São Leopoldo antes do crime e em Gravataí após a ação, onde pernoitaram antes de retornar ao estado paulista com os objetos roubados.
Com o auxílio da Brigada Militar, através do setor de inteligência do CPC, de Policiais Civis do Estados (RS e SP), bem como com o auxílio de câmeras de monitoramento das proximidades, acrescido às diversas ferramentas de investigação criminal disponíveis, o serviço de investigação da Draco de Canoas conseguiu chegar a autoria de todos os envolvidos no crime – executores, motoristas dos dois veículos empregados, bem como do responsável pelo apoio logístico.
De acordo com o Delegado Gustavo, trata-se de investigação qualificada que teve por finalidade desarticular grupo criminoso interestadual especializado no roubo a imóveis de luxo, com a descoberta e encarceramento de todos os atuantes no episódio.
“Destaco, por oportuno, a excelente parceria com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, os quais acolheram as provas coletadas nos autos, a justificar as segregações cautelares dos criminosos”, declarou o Delegado.
O Delegado Regional, Dr. Cristiano Reschke, ressalta o compromisso da Polícia Civil de Canoas com a comunidade local, destacando, ainda, a queda significativa dos índices criminais de crimes praticados no município. Reforça, ainda, que crimes de natureza grave são prioridade na atual gestão, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública.
Policial
Operação Impostores em Canoas prende trio suspeito de arrastões e falsos policiais

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas, deflagrou na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Impostores para desarticular um grupo criminoso suspeito de praticar roubos a pedestres em série durante a madrugada em Canoas e outros municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação contou com apoio da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM) e integração com a Brigada Militar. O trabalho foi coordenado pelo delegado Rodrigo Caldas e cumpriu seis ordens judiciais, sendo três mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão.
Segundo a investigação, que durou cerca de três semanas, o grupo teria cometido ao menos 11 roubos em um intervalo de sete dias. Os crimes aconteciam entre 0h e 6h e tinham como alvo trabalhadores e estudantes em deslocamento.
Os suspeitos utilizavam uma abordagem para enganar as vítimas, se passando por policiais durante as ações.
“A rapidez na identificação desse grupo foi fundamental para frear a escalada da violência na região. Eles se aproveitavam da vulnerabilidade do horário e da boa-fé dos cidadãos, que acreditavam estar diante de forças de segurança”, destacou o delegado Rodrigo Caldas.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava um veículo HB20 cinza, locado por um dos envolvidos, para executar os crimes.
Os três suspeitos foram identificados e presos na operação. Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, que agora passam por análise para possível devolução às vítimas.
O diretor da 2ª DPRM, delegado Cristiano Reschke, destacou a gravidade das ações e a necessidade de resposta rápida.
“Eles agiam com extrema ousadia ao se passarem por policiais. Aproveitavam-se da madrugada, quando há pouco movimento, para abordar trabalhadores e estudantes, usando arma de fogo para intimidar e amedrontar as vítimas. Em apenas uma semana, fizeram pelo menos 11 vítimas. São crimes graves que, pelas circunstâncias de horário, local e modo de agir, exigem repressão enérgica, rápida e eficiente. Não podemos permitir que esse tipo de crime se espalhe. A melhor resposta é a inteligência e a investigação qualificada.”
A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas procurem a delegacia para registro de ocorrência e reconhecimento dos objetos apreendidos.

Canoas 87 anos6 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Defesa Civil7 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima6 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Clima7 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade5 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Clima1 semana atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Trânsito2 dias atrásPedágios da freeway, BR-101 e BR-386 terão reajuste de 20% a partir de sexta-feira no RS

Comunidade5 dias atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso





















































