Conecte-se conosco

header-top







 

28/05/2026
 

Geral

Médicos canoenses reclamam falta de pagamento de salários

Redação

Publicado

em

Recebemos na redação do jornal Timoneiro, na tarde desta quarta-feira, 9, Margarete Lemos, Sócia-gerente e advogada da empresa Emmed Serviços em Saúde S/S Ltda., que prestava serviços para ao Hospital Nossa Senhora das Graças, desligada após término do Contrato 64.
A Emmed, que conta com o apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), alega que os médicos ligados à empresa não receberam os salários de junho e julho de 2019 e que vêm tentando conversar com a Prefeitura sobre estes pagamentos, mas que os acordos não estão sendo cumpridos. Ainda, que os atuais profissionais do Instituto IDEAS, que assumiu a UPA Guajuviras, já recebeu o mês de agosto. Ou seja, antes da quitação de junho e julho dos profissionais desligados.
De acordo com o grupo, e o próprio Graças, a situação da inadimplência ocorre pela falta de repasse financeiro da gestão municipal ao hospital. “O processo de junho já está liberado na Sefaz há tempos, até onde sabemos, e há alguma pendência de análise no processo de julho”, relatou a empresa em nota.
“A Prefeitura substitui as empresas sem honrar os contratos. É importante lembrar que não são máquinas que realizam estes serviços, e sim pessoas, que têm suas vidas e suas contas para pagar”, destaca Margarete.

O que diz a Prefeitura

Contatada pela nossa equipe, a Prefeitura se manifestou através da seguinte nota:
“A Secretaria da Saúde de Canoas mantém contato com o Hospital Nossa Senhora das Graças, responsável pela contratação da empresa. A Secretaria informa que está analisando o caso, e que há preocupação em não deixar pagamentos pendentes ou a população desassistida”.

Continuar a ler

Policial

Avô é preso após ser condenado por abusar da neta e transmitir HIV; saiba mais

Redação

Publicado

em

Redes Sociais: Delegado Maurício Barison

Um homem de 59 anos foi preso na manhã de terça-feira, 26, pelos policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenados pelo delegado Maurício Barison. O indivíduo foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua neta, no bairro Mathias Velho.

A investigação teve inicio em 2018, quando a mãe da vítima registrou ocorrência policial relatando que o investigado, avô da menina, havia praticado reiteradamente abusos sexuais contra a criança ao longo de aproximadamente dois anos, aproveitando-se dos momentos em que ficava sozinho com ela. Em decorrências dos abusos, a vítima foi contaminada com o vírus HIV, doença da qual o investigado era portador. A contaminação por transmissão vertical foi descartada por exames médicos, confirmando a origem dos abusos como única via possível de contágio.

“A prisão deste condenado representa a conclusão de um longo processo investigativo e judicial. Este resultado demostra a eficiência e o comprometimento da Polícia Civil e do Sistema da Justiça na proteção integral de crianças e adolescentes em nossa região”, diz o delegado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é encontrada morta no Guaíba com sinais de violência em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil - Divulgação

Uma mulher foi encontrada morta na manhã de terça-feira, 26, no Guaíba, em Porto Alegre. A vítima não teve a identidade divulgada até o momento.

De acordo com as informações iniciais, o corpo foi localizado por pescadores nas proximidades da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, bairro Arquipélago, por volta das 10h50. A mulher estava boiando e foi retirada da água por uma embarcação do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), no Cais do Porto.

A vítima apresentava ferimentos provocados por arma branca no rosto, na cabeça e nas costas. No momento em que foi encontrada, estava vestindo apenas calcinha e sutiã.

A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Civil, da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O caso será investigado pela 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil realiza operação contra facções suspeitas de controlar condomínio em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Polícia Civil realiza, na manhã desta quarta-feira, 27, nove mandados de busca e apreensão contra integrantes de facções criminosas suspeitos de controlar um condomínio residencial em Canoas. Do total de ordens judiciais, seis são executadas dentro do próprio condomínio investigado.

Segundo a investigação, moradores do residencial estariam sendo coagidos por lideranças de dois grupos criminosos que atuam no local. A Polícia Civil apurou que um dos chefes da facção monitorava a movimentação do condomínio à distância, fora do Rio Grande do Sul, por meio de câmeras de segurança instaladas no empreendimento.

As investigações também apontam que os criminosos impunham regras internas aos moradores, expulsavam famílias de apartamentos para acomodar integrantes das facções e ofereciam benefícios como distribuição de cestas básicas e cursos à comunidade. Em conversas analisadas pela polícia em grupos de WhatsApp, um dos grupos chegou a consultar os moradores sobre o interesse em pagar a taxa condominial.

Além das buscas realizadas no condomínio, os agentes executam ainda dois mandados na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Região Carbonífera, contra detentos apontados como integrantes das facções. Outra ordem judicial é realizada em Porto Alegre.

A ofensiva integra a segunda fase da Operação Revoada, deflagrada inicialmente em março deste ano para investigar uma dupla tentativa de homicídio registrada em janeiro, no bairro Rio Branco, em Canoas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques