Conecte-se conosco

header-top







 

13/11/2025
 

Saúde

Sindicatos enviam oficio à Câmara com reclamações contra Gamp

Avatar

Publicado

em

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Casas de Saúde do RS (Sindisaúde-RS), junto ao Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) e ao Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars) protocolou oficio endereçado à comissão de Saúde da Câmara de Vereadores durante a última semana. No documento, as entidades apontam “grave situação de relações trabalhistas com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp)”. Eles também afirmam que não foram homologadas demissões de funcionários vinculados aos sindicatos e que não foram indenizadas as demissões efetivadas. Além disso, o oficio aponta que o FGTS não tem sido recolhido. Há, novamente, denúncias de falta de equipamentos e insumos nos hospitais administrados pelo Gamp.

Sindisaúde

Arlindo Ritter, presidente da entidade, afirma que o sindicato irá realizar uma auditoria independente a partir das informações solicitadas no oficio. “O Gamp recebe em dia os repasses. Como pode o municio o município continuar repassando dinheiro?”, questiona Arlindo. Ele ainda afirma que os problemas trabalhistas já relatados em outras ocasiões permanecem.

Sergs

“Estamos há meses lutando em favor dos trabalhadores”, afirma Estevao Finger, presidente do Sergs. Ele comenta que o sindicato também tem recebido reclamações sobre a falta de repasses de valores do FGTS. “Nos preocupam as condições de trabalho. há denuncias de falta de equipamentos e insumos, que podem prejudicar a população. Há um risco e é muito grave”, comenta. O sindicalista ainda afirma que tem visitado os hospitais da cidade, onde verificou “inércia na gestão”. De acordo com ele, isso também motivou o encaminhamento do oficio à Câmara de Vereadores, como órgão de fiscalização.

Sindifars

O presidente do Sindifars, Masurquede de Azevedo Coimbra, afirma que a categoria é contrária ao atual modelo utilizado em Canoas. “Essa cedência deve ser revista pela Prefeitura, assim como as pendências trabalhistas”, diz Masurquede. Para ele, a Prefeitura deve assumir a gestão das unidades agora administradas pelo Gamp.

O que diz o Gamp

Em nota, o Gamp afirma que “tem respondido a todos apontamentos, mesmo que genéricos, feitos pelos sindicatos, porém, nas esferas pertinentes. O departamento jurídico não se manifesta publicamente sobre afirmações genéricas e ações que visam desgastar um trabalho sério em prol da sociedade. Não vamos fomentar atos pirotécnicos desprovidos de fins probos. Portanto, estamos à disposição da Câmara de Vereadores, das dignas autoridades Parlamentares da cidade de Canoas, bem como do MP, TCE, Judiciário e demais autoridades fiscalizadoras.”

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura afirma que “repassa mensalmente o valor de R$ 16,6 milhões, conforme termo de fomento com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp). Os pagamentos estão em dia. A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, através da Comissão de Fiscalização, que trabalha de forma permanente dentro do Gamp, não confirma o recebimento de denúncia sobre ocorrência de falta de insumos nos hospitais administrados pelo Gamp neste momento. Sobre a falta de equipamentos, o Gamp foi notificado para que tome as devidas providências.

Continuar a ler

Saúde

UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).

Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.

Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.

Continuar a ler

Saúde

Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Redação

Publicado

em

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.

A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.

Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.

“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.

Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,

“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.

A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.

Continuar a ler

Saúde

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Redação

Publicado

em

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.

O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.

“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques