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14/07/2025
 

Comunidade

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

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Raio x da coluna de uma menina de 14 anos que sofria de escoliose. Foto: Bruno Lara/OT.

Raio x da coluna de uma menina de 14 anos que sofria de escoliose. Foto: Bruno Lara/OT.

 

A saúde pública sempre foi um assunto recorrente nas páginas de O Timoneiro. O jornal nunca se esquivou de divulgar campanhas em prol de entidades de saúde que precisaram de auxílio ao longo destes 50 anos. No entanto, jamais deixou de publicar os problemas e as falhas destes mesmos locais, fossem elas administrativas ou técnicas.
O importante para nossa linha editorial sempre foi a defesa da manutenção do sistema público, de forma que os cidadãos canoenses pudessem ter o melhor tratamento possível. Se nos últimos anos o caos na saúde piorou, OT intensificou ainda mais sua atuação na cobertura de assuntos relacionados ao tema.

Século 21

O século 21 tem sido especialmente complicado para o atendimento de saúde dos canoenses. O Hospital de Pronto Socorro, que era visto como solução, e chegou a ser inaugurado como um modelo para o Estado em 2005, rapidamente passou a ser tratado como problema pela Prefeitura. OT acompanha a deterioração da qualidade do atendimento na instituição desde a sua abertura até o atual momento, no qual a gestão do hospital está com o Grupo Mãe de Deus, que está prestes a abandoná-la. Por muitas madrugadas, nossa equipe esteve no local nos últimos anos, dando voz aos pacientes que aguardaram por horas por uma simples consulta.

Paralelamente, contribuímos para a divulgação da verdade sobre o sistema de teleagendamento de consultas nos postos de saúde. Enquanto a administração municipal pregava que se tratava, mais um vez, de uma solução, a população procurava OT para denunciar que a forma de marcar consultas era um verdadeiro transtorno. Se no começo a secretaria municipal de saúde tentou desacreditar nossas fontes, logo isso se tornou impossível, quando o Ministério Público Federal (MPF) apertou o cerco e exigiu mudanças significativas no sistema. Mais uma vez este jornal trouxe a verdade aos olhos da sociedade enquanto a versão oficial dizia outra coisa e a preocupação do MPF comprovou isso.

Dramas individuais

Como muitos casos de pacientes, ao longo de nossa história, só chegaram à redação quando o problema já era grave e avançado, em centenas de reportagens focamos em dramas humanos, apresentando o calvário que estes nossos leitores enfrentaram para conseguir precedimentos dos mais complexos aos mais simples.

Percebemos o módus operandi dos governos ao longo das décadas, com as administrações resolvendo rapidamente as situações pontuais que publicamos em nossas páginas. Ou seja, o caso do paciente que foi até o jornal e apresentou o problema, em muitas ocasiões foi resolvido porque as gestões da Prefeitura temiam maiores repercussões. Embora OT tenha como missão servir a toda a comunidade e não descuidar de pautas como o sucateamento do SUS em âmbito geral, foram alguns destes casos pontuais, resolvidos depois da interferência do jornal, que mais marcaram nossa equipe. Algumas pessoas atribuem às nossas reportagens um ponto de virada em suas vidas e, por isso, não seria possível concluir este texto sem citar um destes casos.

O caso Mariana

Mariana Cardoso realizou a cirurgia no HU. Foto: divulgação

Mariana Cardoso realizou a cirurgia no HU. Foto: divulgação

Um caso recente e que ilustra o impacto que as reportagens de saúde de OT tem sobre a vida das pessoas é o da menina Mariana Cardoso, 15 anos. Em 2015, sua mãe, Adriana Cardoso, procurou o jornal para expor a situação da filha. A curvatura da coluna era de 60 graus em junho de 2014. Em julho deste ano, a curvatura já está em 72 graus. “Os órgãos vitais estão sendo pressionados, fazendo com que ela corra risco de morte. A SAÚDE desse ESTADO está matando minha filha, estou perdendo minha filha”, afirmava Adriana em e-mail.

Depois de uma série de reportagens produzidas pelo repórter Bruno Lara, a menina finalmente foi operada. Atualmente ela está bem e descreve sua relação com o jornal: “Tudo melhorou depois da cirurgia. Meu físico, minha vida e minha história. Eu pensava que nada iria adiantar, mas pela persistência da minha mãe e graças a ajudas como a do jornal O Timoneiro e do Bruno Lara, hoje estou com muito feliz e sei que posso ajudar outras pessoas também. Posso pular, correr e dançar. Me sinto linda agora”.

 

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Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

Redação

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Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.

A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.

De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.

Prefeitura na Tua Casa

  • Data: Sábado (12)
  • Horário: 9h às 12h
  • Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
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Mais um lote de beneficiários recebe apoio financeiro do programa Volta por Cima

Redação

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Mais um lote de beneficiários recebe apoio financeiro do programa Volta por Cima

O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira, 11, o terceiro lote dos recursos previstos pelo programa Volta por Cima para famílias vítimas das chuvas intensas no Rio Grande do Sul no período de 14 a 20 de junho de 2025. O benefício foi creditado no Cartão Cidadão de 159 famílias dos municípios de Agudo, Canoas, General Câmara, Jaguari, Manoel Viana, Santa Cruz do Sul e São Sebastião do Caí.

O valor do lote soma R$ 318 mil em apoio financeiro por parte do Executivo, totalizando mais de RS 2,3 milhões em repasses nesta edição do programa. Foram destinados R$ 2 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas, de acordo com os seguintes critérios:

  • ter sido desabrigada ou desalojada em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235;
  • residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
  • ter sido identificada como moradora de área atingida a partir de mapeamento realizado pelo governo estadual;
  • constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.

Para saber se foram contemplados com o benefício nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site do Volta por Cima.

O mapeamento de áreas atingidas está em constante atualização. Assim, famílias que atendam aos requisitos do programa e residam na mesma cidade podem receber o benefício em lotes diferentes.

O valor total dos recursos disponibilizados pelo governo para esta edição do Volta por Cima soma R$ 4 milhões, podendo ser ampliado conforme o número de famílias atingidas. A gestão do recurso do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Secretaria de Planejamento Governança e Gestão (SPGG) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), além do Banrisul.

Identificação das famílias beneficiárias

Famílias desalojadas ou desabrigadas serão automaticamente identificadas com base no cruzamento de dados oficiais de domicílio com o mapeamento das áreas atingidas.

Estão sendo usados satélites com tecnologia SAR, que permite a observação mesmo em condições de pouca ou nenhuma luz e através de nuvens e chuva. O levantamento é conduzido pelo Departamento de Economia e Estatística da SPGG, com apoio das prefeituras.

Em casos excepcionais, em que não ocorra a inclusão automática dos beneficiários, a Sedes orientará os municípios para o cadastramento das famílias.

O pagamento

O valor do benefício é creditado no Cartão Cidadão da pessoa de referência de cada núcleo familiar. Podem utilizar o recurso, a partir desta sexta-feira, os beneficiários do terceiro lote que já têm o Cartão Cidadão em mãos em função de outro programa do governo.

Aqueles beneficiários que não possuem o cartão terão o documento emitido automaticamente, podendo retirá-lo na agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 28 de julho. O prazo para retirada dos cartões com o valor do auxílio vai até 30 de novembro de 2025. Após essa data, os valores não resgatados retornarão aos cofres públicos.

Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.

Transparência e controle  

Todas as informações sobre os repasses estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado, e denúncias podem ser encaminhadas pela Central do Cidadão.

Sobre o programa

O Volta por Cima é fundamentado na Lei 15.977/2023, que autoriza a concessão de auxílios em situações de emergência ou calamidade pública. Desde sua criação, o programa tem desempenhado papel fundamental na assistência às vítimas de eventos meteorológicos extremos.

Em 2023, o Volta por Cima beneficiou 23.533 famílias, com mais de R$ 37 milhões em repasses. Após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, a iniciativa atendeu mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, desalojadas ou desabrigadas, totalizando mais de R$ 250 milhões em recursos estaduais.

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Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

Redação

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Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.

Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.

Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,

“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”

Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”

Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.

Locais de retirada a partir de 2 de julho:

  • Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
  • Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h

Mais informações e tele busca de doações:

– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805

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