Conecte-se conosco

header-top


 






 

22/03/2025
 

Comunidade

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

Avatar

Publicado

em

Raio x da coluna de uma menina de 14 anos que sofria de escoliose. Foto: Bruno Lara/OT.

Raio x da coluna de uma menina de 14 anos que sofria de escoliose. Foto: Bruno Lara/OT.

 

A saúde pública sempre foi um assunto recorrente nas páginas de O Timoneiro. O jornal nunca se esquivou de divulgar campanhas em prol de entidades de saúde que precisaram de auxílio ao longo destes 50 anos. No entanto, jamais deixou de publicar os problemas e as falhas destes mesmos locais, fossem elas administrativas ou técnicas.
O importante para nossa linha editorial sempre foi a defesa da manutenção do sistema público, de forma que os cidadãos canoenses pudessem ter o melhor tratamento possível. Se nos últimos anos o caos na saúde piorou, OT intensificou ainda mais sua atuação na cobertura de assuntos relacionados ao tema.

Século 21

O século 21 tem sido especialmente complicado para o atendimento de saúde dos canoenses. O Hospital de Pronto Socorro, que era visto como solução, e chegou a ser inaugurado como um modelo para o Estado em 2005, rapidamente passou a ser tratado como problema pela Prefeitura. OT acompanha a deterioração da qualidade do atendimento na instituição desde a sua abertura até o atual momento, no qual a gestão do hospital está com o Grupo Mãe de Deus, que está prestes a abandoná-la. Por muitas madrugadas, nossa equipe esteve no local nos últimos anos, dando voz aos pacientes que aguardaram por horas por uma simples consulta.

Paralelamente, contribuímos para a divulgação da verdade sobre o sistema de teleagendamento de consultas nos postos de saúde. Enquanto a administração municipal pregava que se tratava, mais um vez, de uma solução, a população procurava OT para denunciar que a forma de marcar consultas era um verdadeiro transtorno. Se no começo a secretaria municipal de saúde tentou desacreditar nossas fontes, logo isso se tornou impossível, quando o Ministério Público Federal (MPF) apertou o cerco e exigiu mudanças significativas no sistema. Mais uma vez este jornal trouxe a verdade aos olhos da sociedade enquanto a versão oficial dizia outra coisa e a preocupação do MPF comprovou isso.

Dramas individuais

Como muitos casos de pacientes, ao longo de nossa história, só chegaram à redação quando o problema já era grave e avançado, em centenas de reportagens focamos em dramas humanos, apresentando o calvário que estes nossos leitores enfrentaram para conseguir precedimentos dos mais complexos aos mais simples.

Percebemos o módus operandi dos governos ao longo das décadas, com as administrações resolvendo rapidamente as situações pontuais que publicamos em nossas páginas. Ou seja, o caso do paciente que foi até o jornal e apresentou o problema, em muitas ocasiões foi resolvido porque as gestões da Prefeitura temiam maiores repercussões. Embora OT tenha como missão servir a toda a comunidade e não descuidar de pautas como o sucateamento do SUS em âmbito geral, foram alguns destes casos pontuais, resolvidos depois da interferência do jornal, que mais marcaram nossa equipe. Algumas pessoas atribuem às nossas reportagens um ponto de virada em suas vidas e, por isso, não seria possível concluir este texto sem citar um destes casos.

O caso Mariana

Mariana Cardoso realizou a cirurgia no HU. Foto: divulgação

Mariana Cardoso realizou a cirurgia no HU. Foto: divulgação

Um caso recente e que ilustra o impacto que as reportagens de saúde de OT tem sobre a vida das pessoas é o da menina Mariana Cardoso, 15 anos. Em 2015, sua mãe, Adriana Cardoso, procurou o jornal para expor a situação da filha. A curvatura da coluna era de 60 graus em junho de 2014. Em julho deste ano, a curvatura já está em 72 graus. “Os órgãos vitais estão sendo pressionados, fazendo com que ela corra risco de morte. A SAÚDE desse ESTADO está matando minha filha, estou perdendo minha filha”, afirmava Adriana em e-mail.

Depois de uma série de reportagens produzidas pelo repórter Bruno Lara, a menina finalmente foi operada. Atualmente ela está bem e descreve sua relação com o jornal: “Tudo melhorou depois da cirurgia. Meu físico, minha vida e minha história. Eu pensava que nada iria adiantar, mas pela persistência da minha mãe e graças a ajudas como a do jornal O Timoneiro e do Bruno Lara, hoje estou com muito feliz e sei que posso ajudar outras pessoas também. Posso pular, correr e dançar. Me sinto linda agora”.

 

LEIA MAIS

OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”

OT 50 anos – MUITO OBRIGADO

OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos

OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais

OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas

Clubes se reinventam para manter portas abertas

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.

“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.

A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.

A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.

“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.

Atendimento

O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.

Confira nota na íntegra abaixo:

A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.

Continuar a ler

Comunidade

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

Redação

Publicado

em

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.

Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.

O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.

O que diz a Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:

“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques