Comunidade
Clubes se reinventam para manter portas abertas

José Chagas Veloso, um dos principais presidentes da história do Canoas Tênis Clube. Foto: Bruno Lara/OT
Por Émerson Vasconcelos
Os clubes sociais foram os principais pontos de encontro, confraternização e lazer em Canoas durante várias décadas, mas desde os anos 1990 o setor tem enfrentado grande dificuldades para se manter. Embora a cidade tenha perdido algumas de suas principais agremiações, como o Grêmio Niterói e o Country Club, outros, como o Canoas Tênis Clube (CTC), continuam de portas abertas e oferecendo opções de entretenimento à população. Nossa equipe de reportagem conversou com Gercino dos Santos, atual presidente da entidade, e com José Chagas Veloso, um dos principais presidentes da história do CTC, a respeito do futuro destas instituições canoenses.
Mudança cultural
Veloso acredita que os clubes estão em um momento complicado em decorrência da mudança na cultura das pessoas. Se antes o clube era uma das únicas formas de diversão e de integração social possíveis, hoje em dia muitos condomínios oferecem o mesmo, sem custo adicional para os moradores. “Se a pessoa agora tem uma piscina, uma quadra esportiva, academia e outras várias possibilidades de lazer praticamente no pátio de casa, não tem mais muito sentido que ela se torne associada e pague para um clube mensalmente. Isso não significa que os clubes devem acabar, mas sim que todos precisam repensar a forma como se sustentam. Atualmente não dá mais para depender apenas dos associados, pois basicamente só alguns dos antigos se mantém e dificilmente surge algum novo”, explicou.
Gestão empresarial
Gercino pontuou que além dos condomínios oferecerem estruturas como piscinas, muitas vezes nem mesmo nos seus pátios as pessoas utilizam estas possibilidades. “Agora a pessoa tem uma facilidade maior de ir para a praia. Além disso toda a geração atual de jovens não tem a mesma cultura de frequentar clubes.”, disse. O atual presidente ressaltou ainda que não existe uma fórmula mágica para reerguer os clubes e sim a necessidade de uma mudança de visão de administração. “Estamos buscando agora uma parceria para que a administração do CTC seja empresarial. O presidente eleito continuará tendo poder de decisão, mas a parte administrativa precisa ser repassada para um administrador profissional, que possa repensar a gestão e ajudar a gerar novas receitas e fazer com que o clube volte a crescer”, avaliou.
Era de ouro
Personagem sempre presente nas principais atividades sociais canoenses, o colunista social Sony Sousa lembra de um período no qual os clubes da cidade viveram seus tempos áureos, uma realidade que não encontra paralelo nos dias de hoje: “Era uma época diferente, as pessoas se reuniam com os amigos nos bailes e nos jantares dos clubes. Alguns deles abrigavam festas nas quais o público só conseguia ingresso se comprasse um mês antes. Fico feliz por ver que alguns conseguem resistir, como o Canoas Tênis Clube. Por outro lado, é uma pena termos perdido alguns ótimos, como o Country Clube e o Grêmio Niterói. O que aconteceu nestes dois casos foi problema de gestão, além da debandada de sócios que já vinha ocorrendo”.
Comunidade
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.
A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.
De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.
Prefeitura na Tua Casa
- Data: Sábado (12)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
Comunidade
Mais um lote de beneficiários recebe apoio financeiro do programa Volta por Cima

O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira, 11, o terceiro lote dos recursos previstos pelo programa Volta por Cima para famílias vítimas das chuvas intensas no Rio Grande do Sul no período de 14 a 20 de junho de 2025. O benefício foi creditado no Cartão Cidadão de 159 famílias dos municípios de Agudo, Canoas, General Câmara, Jaguari, Manoel Viana, Santa Cruz do Sul e São Sebastião do Caí.
O valor do lote soma R$ 318 mil em apoio financeiro por parte do Executivo, totalizando mais de RS 2,3 milhões em repasses nesta edição do programa. Foram destinados R$ 2 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas, de acordo com os seguintes critérios:
- ter sido desabrigada ou desalojada em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235;
- residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
- ter sido identificada como moradora de área atingida a partir de mapeamento realizado pelo governo estadual;
- constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.
Para saber se foram contemplados com o benefício nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site do Volta por Cima.
O mapeamento de áreas atingidas está em constante atualização. Assim, famílias que atendam aos requisitos do programa e residam na mesma cidade podem receber o benefício em lotes diferentes.
O valor total dos recursos disponibilizados pelo governo para esta edição do Volta por Cima soma R$ 4 milhões, podendo ser ampliado conforme o número de famílias atingidas. A gestão do recurso do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Secretaria de Planejamento Governança e Gestão (SPGG) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), além do Banrisul.
Identificação das famílias beneficiárias
Famílias desalojadas ou desabrigadas serão automaticamente identificadas com base no cruzamento de dados oficiais de domicílio com o mapeamento das áreas atingidas.
Estão sendo usados satélites com tecnologia SAR, que permite a observação mesmo em condições de pouca ou nenhuma luz e através de nuvens e chuva. O levantamento é conduzido pelo Departamento de Economia e Estatística da SPGG, com apoio das prefeituras.
Em casos excepcionais, em que não ocorra a inclusão automática dos beneficiários, a Sedes orientará os municípios para o cadastramento das famílias.
O pagamento
O valor do benefício é creditado no Cartão Cidadão da pessoa de referência de cada núcleo familiar. Podem utilizar o recurso, a partir desta sexta-feira, os beneficiários do terceiro lote que já têm o Cartão Cidadão em mãos em função de outro programa do governo.
Aqueles beneficiários que não possuem o cartão terão o documento emitido automaticamente, podendo retirá-lo na agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 28 de julho. O prazo para retirada dos cartões com o valor do auxílio vai até 30 de novembro de 2025. Após essa data, os valores não resgatados retornarão aos cofres públicos.
Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.
Transparência e controle
Todas as informações sobre os repasses estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado, e denúncias podem ser encaminhadas pela Central do Cidadão.
Sobre o programa
O Volta por Cima é fundamentado na Lei 15.977/2023, que autoriza a concessão de auxílios em situações de emergência ou calamidade pública. Desde sua criação, o programa tem desempenhado papel fundamental na assistência às vítimas de eventos meteorológicos extremos.
Em 2023, o Volta por Cima beneficiou 23.533 famílias, com mais de R$ 37 milhões em repasses. Após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, a iniciativa atendeu mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, desalojadas ou desabrigadas, totalizando mais de R$ 250 milhões em recursos estaduais.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
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