Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/12/2024
 

Comunidade

Clubes se reinventam para manter portas abertas

Avatar

Publicado

em

José Chagas Veloso, um dos principais presidentes da história do Canoas Tênis Clube.  Foto: Bruno Lara/OT

José Chagas Veloso, um dos principais presidentes da história do Canoas Tênis Clube. Foto: Bruno Lara/OT

 

Por Émerson Vasconcelos

 

Os clubes sociais foram os principais pontos de encontro, confraternização e lazer em Canoas durante várias décadas, mas desde os anos 1990 o setor tem enfrentado grande dificuldades para se manter. Embora a cidade tenha perdido algumas de suas principais agremiações, como o Grêmio Niterói e o Country Club, outros, como o Canoas Tênis Clube (CTC), continuam de portas abertas e oferecendo opções de entretenimento à população. Nossa equipe de reportagem conversou com Gercino dos Santos, atual presidente da entidade, e com José Chagas Veloso, um dos principais presidentes da história do CTC, a respeito do futuro destas instituições canoenses.

Mudança cultural

Veloso acredita que os clubes estão em um momento complicado em decorrência da mudança na cultura das pessoas. Se antes o clube era uma das únicas formas de diversão e de integração social possíveis, hoje em dia muitos condomínios oferecem o mesmo, sem custo adicional para os moradores. “Se a pessoa agora tem uma piscina, uma quadra esportiva, academia e outras várias possibilidades de lazer praticamente no pátio de casa, não tem mais muito sentido que ela se torne associada e pague para um clube mensalmente. Isso não significa que os clubes devem acabar, mas sim que todos precisam repensar a forma como se sustentam. Atualmente não dá mais para depender apenas dos associados, pois basicamente só alguns dos antigos se mantém e dificilmente surge algum novo”, explicou.

Gercino dos Santos, presidente do Canoas Tênis Clube (CTC). Foto: Bruno Lara/OT.

Gercino dos Santos, presidente do Canoas Tênis Clube (CTC). Foto: Bruno Lara/OT.

Gestão empresarial

Gercino pontuou que além dos condomínios oferecerem estruturas como piscinas, muitas vezes nem mesmo nos seus pátios as pessoas utilizam estas possibilidades. “Agora a pessoa tem uma facilidade maior de ir para a praia. Além disso toda a geração atual de jovens não tem a mesma cultura de frequentar clubes.”, disse. O atual presidente ressaltou ainda que não existe uma fórmula mágica para reerguer os clubes e sim a necessidade de uma mudança de visão de administração. “Estamos buscando agora uma parceria para que a administração do CTC seja empresarial. O presidente eleito continuará tendo poder de decisão, mas a parte administrativa precisa ser repassada para um administrador profissional, que possa repensar a gestão e ajudar a gerar novas receitas e fazer com que o clube volte a crescer”, avaliou.

Era de ouro

Personagem sempre presente nas principais atividades sociais canoenses, o colunista social Sony Sousa lembra de um período no qual os clubes da cidade viveram seus tempos áureos, uma realidade que não encontra paralelo nos dias de hoje: “Era uma época diferente, as pessoas se reuniam com os amigos nos bailes e nos jantares dos clubes. Alguns deles abrigavam festas nas quais o público só conseguia ingresso se comprasse um mês antes. Fico feliz por ver que alguns conseguem resistir, como o Canoas Tênis Clube. Por outro lado, é uma pena termos perdido alguns ótimos, como o Country Clube e o Grêmio Niterói. O que aconteceu nestes dois casos foi problema de gestão, além da debandada de sócios que já vinha ocorrendo”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler

Comunidade

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.

Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.

Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em  2016.

A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.

Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm