Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/04/2025
 

Comunidade

Médicos do HNSG há mais de dois anos sem salário, denuncia Simers

Prefeitura nega, mas sindicato garante que secretário Marcelo Bósio reconheceu o atraso

Avatar

Publicado

em

divulgação Simers

divulgação Simers

Na quarta-feira, 6, o diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), André Gonzales, acompanhado da assessoria jurídica da entidade, se reuniu com o Secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, com o Superintendente do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Régis Moravski Marinho, e diretoria técnica e administrativa da instituição, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município.

Segundo o sindicato, a secretaria informou que os contratos com maior número de atrasos, que são de 28 e de 30 meses, não foram originados por responsabilidade do hospital, e sim, por conta do pedido formal de alguns médicos, em assembleia geral, para que a forma de contrato antes estabelecida fosse alterada e alguns ainda não buscaram essa alteração jurídica.

“Em relação aos demais atrasos, que variam de cinco até dez meses, além dos investimentos e empréstimos feitos, exclusivamente, pelas áreas de oncologia, oftalmologia e urologia, Bósio reconheceu os atrasos e afirmou que pode se comprometer de repassar todo o mês, pelo menos, uma dessas competências, com a justificativa de não deixar crescer o débito. Porém, o Simers entende que esses valores continuarão aumentando, pois o mês efetivamente trabalhado pelos prestadores não será quitado no mesmo tempo em que será repassada uma competência dos atrasados”, divulgou o sindicato.

Valores abundantes

Segundo o Portal da Transparência, são dois os contratos com o Hospital Nossa Senhora das Graças. Um deles de R$ 87.138.215,10 para a ”prestação de serviços de saúde ao sistema único de saúde (sus), incluindo o gerenciamento assistencial, administrativo, financeiro e/ou operacional em equipamentos de atenção à saúde do Município de Canoas”. O contrato, assinado em 21 de julho de 2013, tem vigência de 60 meses, ou seja, cinco anos.

E outro, de R$ 98.996.958,60 para “contratação de pessoa jurídica para prestação de serviço de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o gerenciamento assistencial, administrativo, financeiro e/ou operacional em equipamentos de atenção à saúde do Município”. Também com vigência de cinco anos e assinado na mesma data da anterior.

O que diz a Prefeitura

Questionada, a Prefeitura negou que os médicos estão sem receber todo esse tempo. “A Prefeitura de Canoas mantém convênio com o Hospital Nossa Senhora das Graças e repassa os valores mensalmente. O HNSG é o responsável pelo pagamento dos médicos”, garante.

Segundo o órgão, os repasses estaduais “estão ocorrendo conforme decisão judicial” e os federais “dentro do pactuado para os serviços habilitados junto ao Ministério da Saúde. Vale ressaltar que estes valores não foram reajustados no último período”, aponta.
Uma reunião da diretoria do hospital com o corpo clínico ficou agendada para o dia 21 de julho, no auditório do HNSG.

A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital que ficou de enviar nota sobre o tema, porém, até o fechamento desta edição, não esclareceu o atraso no salário dos médicos.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, o Espaço Palestino, que pretende ser a casa dos lutadores e apoiadores do povo palestino em Porto Alegre.

O Espaço Palestino está localizado no Centro Histórico da capital gaúcha e o evento de inauguração está marcado para as 18h30. Ele é uma iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL).

“Diante do genocídio sofrido pelo povo palestino, que continua neste exato momento, nosso papel é se manifestar em cada lugar onde estivermos, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, diz o vereador. “Após a vitória de Donald Trump nos EUA, tornou-se ainda mais importante que, no mundo todo, nos parlamentos, nas universidades, nos sindicatos, nos manifestemos em solidariedade ao sofrimento e à tragédia do povo palestino.”

Na ocasião, haverá também a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Brasil-Palestina, outra iniciativa de Ruas na Câmara Municipal. Ela é a primeira frente destinada à integração dos parlamentares brasileiros com a Palestina criada em Porto Alegre, mas já está influenciando outras iniciativas análogas em outras cidades do Rio Grande do Sul.

Como parte do grande evento de inauguração do Espaço Palestino, Ruas também entregará à Fepal um quadro com a fotografia (foto acima) em tamanho ampliado de seu encontro com o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat. A foto foi tirada quando da viagem de Ruas a Lisboa, em 2000, representando Leonel Brizola, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia.

“Minha ligação com a Causa Palestina é muito antiga e minha amizade sempre foi muito intensa e verdadeira”, conta o vereador, que está em seu 8° mandato. “Sempre fui muito ligado aos palestinos, há mais de 35 anos, e foi uma grande honra poder encontrar pessoalmente o comandante Arafat.”

O evento de inauguração do Espaço Palestino é aberto ao público e o próprio Espaço, em si, também estará disponível para as organizações e movimentos populares que queiram realizar atividades em apoio ao povo palestino em Porto Alegre.

Serviço

  • O quê? Inauguração do Espaço Palestino e instalação da Frente Brasil-Palestina da Câmara de Porto Alegre
  • Quando? Terça (15), às 18h30
  • Onde? Espaço Palestino (Av. Borges de Medeiros, 328 sala 74 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Continuar a ler

Comunidade

Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Redação

Publicado

em

Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Desde o início do mês de abril, homens que completarão 18 anos em 2025, contam com atendimento e orientação sobre o alistamento militar obrigatório, diretamente na Diretoria da Família e Juventude, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão.

A Diretoria já realizava atendimentos aos jovens com criação de currículos e emissão de título de eleitor. Com mais esse serviço, os jovens interessados podem se direcionar à Secretaria, na Rua Fioravante Milanêz, 256, sala 501.

Os atendimentos ocorrem toda terça-feira e quinta-feira, das 9 às 17 horas, e os interessados devem levar Documento de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento e possuir uma conta no Gov.br.

Continuar a ler

Comunidade

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.

Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.

A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.

Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.

José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.

Confira a programação completa do CCI:

  • Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
  • Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
  • Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
  • Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
  • Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)

As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques